Em meio à arquitetura ou design de interior existe algo que vem mexendo com todos os ambientes da casa. A iluminação dos ambientes dá um toque totalmente diferente e por isso vem sendo tratada com muita regalia pelas pessoas que gostam de deixar sua casa moderna e bonita. Veja a seguir o que você pode fazer para deixar sua cozinha na moda.
Mas o Que é Iluminação?
Quando falamos em iluminação lembramos imediatamente do Sol e da sua função. Mas a iluminação que iremos tratar aqui é algo mais direcionado, algo que deixa a casa mais bonita e não apenas para iluminar os cômodos.
Até alguns anos atrás ninguém se preocupava muito com a iluminação, normalmente era uma lâmpada no centro do cômodo e isso já era suficiente. Pensar nas diferenças de cada ambiente e qual tipo de lâmpada e de cor da luz ficariam melhores? Isso nunca passou pela cabeça de ninguém.
Até que um dia alguém começou a pensar nas melhorias, afinal alguns trabalhos domésticos ou não, precisam de uma iluminação melhor e então se começou a pensar no que era ideal para cada canto da casa.
Os Especialistas em Projeto Luminotécnico
Diante dessa criação, começaram a nascerem os especialistas em iluminação e não se engane pensando que é um eletricista, ele pode entender, mas não é um especialista.
Normalmente, os arquitetos ou designers de interiores tem a especialização em iluminação e isso faz com que eles sejam especialistas e capazes de montar um projeto luminotécnico atendendo a todas as necessidades do ambiente, além de pensar na economia de energia e na preservação do meio ambiente.
Sim, um projeto luminotécnico engloba tudo isso e muito mais. Não pense que é fácil, não é só olhar o local e dizer onde colocar as lâmpadas deve-se haver cálculos e também um estudo detalhado de todo o ambiente.
Um projeto luminotécnico é baseado no estudo das medições da área do cômodo, além de estudar a incidência solar e quais partes ficam mais claras ou escuras. Diante de tanto estudo, pode se chegar a conclusão que um projeto não é algo simples e também barato.
Bateu a vontade de fazer um projeto como esse em toda a casa? Não entre em pânico, chame um profissional responsável, ele fará tudo por você, mas isso é caso você possa pagar, caso não possa, vamos ver algumas dicas de iluminação para a cozinha.
Dicas Para Uma Boa Iluminação na Cozinha
Antes de falar da iluminação, você terá que levar em conta a disposição dos móveis de sua cozinha, quais móveis você têm? Você passa muito tempo trabalhando na cozinha? Gosta de receber as pessoas na cozinha? Possui ilha ou mesa na cozinha? Como é a área de trabalho dela?
Respondeu a Todas as Perguntas? Agora Continue a Leitura.
Primeiro foque nos locais onde será necessária iluminação direcionada. Atenção: a iluminação direcionada é aquela que não é para todo o ambiente e sim apenas para um pequeno espaço específico, como a mesa ou bancada de trabalho. Vamos tirar as dúvidas que colocamos com base nas perguntas acima.
-
Quais Móveis Você Tem na Cozinha?
Sua cozinha possui um fogão com coifa, aqueles “sugadores de gordura”. Você tem ainda uma ilha no meio da cozinha, onde um lado é a pia e do outro serve como mesa para refeições rápidas ou até para refeições completas.
Estes locais precisam de iluminação direcionada, sobre a ilha e/ou a mesa de jantar, coloque o lustre baixo ou pendente, com foco direcionado para o centro, se possível coloque uma fruteira ou arranjo de flores sob esse facho de luz, sua iluminação ficará incrível!
Para o fogão e coifa, veja se a sua coifa não possível a lâmpada embutida, hoje a maioria já vem com a lâmpada, facilitando a vida dos cozinheiros, para a visualização do alimento que está sendo preparado.
-
Você Passa Muito Tempo na Cozinha?
Se sua resposta for sim, procure fazer uma iluminação mais distribuída, para que não tenha a vista cansada pelo excesso de luz. Nestes casos use spots espalhados em pontos da cozinha. E para a iluminação funcional da cozinha, procure usar as lâmpadas mais simples, como as fluorescentes. Não coloque luminárias que sejam de difícil remoção e que a gordura não saia tão facilmente, pois de vez em quando será necessária a retirada para fazer a limpeza.
-
Como é a Área de Trabalho Dela?
Você tem bancadas embaixo de armários? Procure colocar a iluminação na parte de baixo dos armários, de forma que a luz não fique diretamente nos olhos, mas que a iluminação ajude na hora de trabalhar, como cortar os alimentos.
Respondidas essas perguntas, você pode começar a pensar em uma iluminação diferenciada para a sua cozinha. Lembre-se sempre de usar lâmpadas econômicas, procure usar as lâmpadas fluorescentes que possuem uma vida útil bem maior, mesmo sendo mais caras, o custo-benefício delas é bastante em conta.
Como já dito anteriormente, procure usar luminárias, desde as lâmpadas funcionais até o lustre pendente que sejam de fácil remoção e limpeza, lembrem-se que a gordura impregna em qualquer lugar da sua cozinha e para não dificultar ainda mais a limpeza não deixe acumular muita sujeira.
Uma dica importante é procurar sempre dicas de pessoas que conhecem mais sobre o assunto, como dito mais acima, se puder pagar um profissional, pague! Vale muito a pena, o resultado de uma iluminação feita com base em um estudo detalhado é sempre muito bom. Caso não possa, procure mais ideias em revistas. As revistas do segmento lançam ideias todos os meses.
Neste link você encontrará 8 dicas muito uteis, além de poder procurar mais ideias que possam se encaixar na sua cozinha, veja: http://casa.abril.com.br/materia/areas-claras-e-funcionais
Lembre-se que a iluminação deve ser a última etapa quando falamos em decoração, ela deve ser feita para evidenciar e destacar as melhores qualidades e esconder os defeitos dos ambientes.
Agora que você já sabe por onde começar a iluminação da sua cozinha, está esperando o que para dar inicio a pesquisa e a esta nova fase da sua cozinha? Mãos a obra e criatividade vão fazer sua cozinha ficar linda.
I like your content a lot. I feel a little intimidated writing here since you’re such a good writer. I didn’t want to go without thanking you for this information.