Decoração não é um bicho de sete cabeças. Toda pessoa pensa em decoração a partir do momento em que se torna responsável por um ambiente, nem que esse ambiente seja o seu quarto, um escritório ou uma casa inteira. Para fazer uma decoração, existem várias leis e regras que muitas pessoas nem conhecem, mas no jogo do bom senso todo mundo sabe jogar. E, para poder acertar a mão em certar decorações, nós vamos dar algumas dicas.
Formas De Decorar
Muitas pessoas preferem investir em uma decoração mais clean, colocando as paredes em cores neutras e básicas e deixando para extravasar nos outros artigos. Essa é uma forma, digamos, esperta de se decorar. Quando você enjoar da decoração em si, você troca estampas, capas e afins dos móveis e mantém a parede.
Outra forma de você decorar o seu ambiente é colocar as extravagâncias na parede e investir nos moveis mais básicos. Estampas, cores e texturas todos aplicados nas paredes, tetos e chão enquanto os móveis ficam o contrário.
Mesmo havendo essa diferença entre esses dois modos de se decorar, há uma semelhança entre ambos: a cor está presente. Quando não na parede, está nos móveis, e vice-versa.
O Uso Das Cores
Os estudantes ou profissionais de design e de artes bem sabem que as cores podem falar por si próprias e por você. As cores tem uma espécie de psicologia que podem ser uma espécie de comunicação do que você é ou do que você sente no momento. Muitas pessoas escolhem as cores de uma decoração usando essa ideia.
Outra forma de você escolher a cor para usar em sua decoração é vendo um pouco a respeito das tendências. Sim, existem as tendências de cores. Se você estiver comparando com as grandes semanas de moda que lançam as tendências de moda, é mais ou menos parecido. As tendências de moda são lançadas baseadas nas cores que vão estar em alta em tal estação.
Uma cor que vem sendo muito usada é a cor verde, mas não é qualquer verde. O verde esmeralda. Essa cor pode passar muitas coisas, além de poder ser utilizada de várias formas.
A Psicologia Da Cor Verde
O verde é uma cor que a maioria das pessoas gosta. Ela tem uma certa divergência a respeito da tonalidade que você quer. No geral, o verde dá uma sensação de bosque, mar, verão, juventude, liberdade. As tonalidades de verde claro transmitem sensações de paz, saúde, tranquilidade. As tonalidades mais escuras transmitem uma sensação de natureza, vigor, floresta, selva, além de também representar um pouco de glamour e paixão.
O verde esmeralda é classificado como uma tonalidade escura, já que para atingir essa tonalidade misturamos o verde com o preto. Sabendo disso, já temos algumas características que o verde esmeralda ajuda a passar.
Decorando Com o Verde Esmeralda
Como já dissemos, o verde esmeralda é uma cor escura, que passa luxo, glamour, até chega a instigar paixão. Usá-lo em uma decoração não é algo simples mas também não é nada complicado. Sabemos também que o verde esmeralda não é uma cor básica, mas isso não vai atrapalhar que nós façamos uma bela decoração com o uso dessa cor. Vamos tratar aqui das duas formas que você pode decorar.
- Verde nas paredes
Você pode aplicar o verde esmeralda nas paredes. Como ele é uma cor escura, ele vai tornar o ambiente mais fechado e mais escuro. Para que o ambiente não fique muito escuro, procure mesclar cores claras com o verde, assim o ambiente ficará mais iluminado. O branco é uma ótima opção, já que é uma cor básica e combina com todas as cores. Outra cor que você pode usar como combinação é o rosa claro, já que o rosa é cor contrastante do verde. Você pode usar essa mistura de cores através de papeis de parede ou até mesmo fazendo estampas simples como as listras, por exemplo.
Nos móveis, como já há o verde nas paredes, o ideal é que você escolha por móveis mais básicos e em cores cleans. Se você usar a dica de misturar cores na parede, procure usar os móveis nas mesmas cores da segunda tinta que você usou.
- Verde nos móveis
Você pode usar a cor verde também nos móveis. Pinte a parede de uma cor mais neutra. Branco ou rosa claro é ideal. Invista em móveis como sofá, cadeiras, luminárias e abajurs, entre outros, na cor verde esmeralda. Quadros, molduras e tapetes também entram nessa lista. Se você quiser fazer um combinado, pode colocar detalhes pequenos na cor verde esmeralda na parede, mas nada que chame muito a atenção. Nessa opção nós devemos deixar que a cor sobressaia nos móveis.
- Verde em ambos
Mesmo antes nós termos exposto apenas duas formas de se decorar, podemos dizer que ainda há uma terceira. Você pode colocar o verde tanto nas paredes como nos móveis. Basta você fazer isso de uma forma balanceada, não colocando o verde demasiadamente nem na parede nem nos móveis.
Nesse caso, nós recomendamos que você utilize uma pintura mais animada, imitando uma floresta (o verde sendo as folhagens), ou um gotejamento, por exemplo. Lembre-se de mesclar a cor verde com outra cor. Você pode usar uma cor neutra (branco ou preto, sendo que um clareia e o outro escurece) ou uma cor contrastante, como o rosa.
Nos móveis, invista em cores mais claras com o detalhe na cor verde. Acabamentos, enfeites e pequenos detalhes são os melhores locais para você usar a cor de destaque, como se fosse apenas um leve toque. Você pode combinar até mais do que uma cor neutra, combinando até mesmo, por exemplo, o verde, o rosa e o branco (ou o preto).
Caso você não queira investir em móveis na cor verde, você pode investir em capas, fronhas, colchas e cobertas. É uma forma barata e prática de você manter a decoração sempre em ordem, além de que, se você enjoar, pode trocar.
Decorar não é complicado quando você sabe o que quer e sabe do que gosta. Caso você não queira usar a cor verde esmeralda, você pode usar essas mesmas dicas dadas com outras cores. Nem pense em deixar a sua casa com uma decoração simples. Invista na cor e transmita sua personalidade através delas!