Normalmente, quando pensamos em algo rústico é habitual que nos venha a mente objetos obsoletos, orgânicos e com acabamento mal finalizado, com cara de artesanal. Porém, essa é uma imagem caricata do rústico. É possível sim haver elementos rústicos em uma decoração que combine os com a modernidade dos aparelhos eletrônicos e superfícies metálicas. Confira logo abaixo dicas de como fazer essa combinação e compreenda melhor o que caracteriza cada estilo. Inspire se nas imagens para mobiliar a casa com novos móveis ou para inserir elementos de cada estilo na decoração atual da sua casa.
Estruturas de madeira, diferentes texturas e cores da natureza quando combinadas com aparelhos eletroeletrônicos, dão a sensação de aconchego da natureza e funcionalidade e praticidade da tecnologia. Essa combinação traz o homem contemporâneo de volta para a natureza, sem se afastar das funcionalidades desenvolvidas pela tecnologia.
Uma sala completamente moderna pode ter a combinação do estilo rústico quando decorada com um painel de madeira de demolição em uma das paredes desse ambiente. Uma mesinha de centro também feita com o mesmo tipo de madeira completa o ambiente e nada mais. Em outras palavras, a dica de não pecar pelo exagero de elementos rústicos é repetida. Há arquitetos que defendem que o estilo rústico quebra a monotonia e a frieza do estilo moderno sem deixar o ambiente carregado demais.
Porém a questão do exagero é unânime entre os profissionais da área. A identidade marcante de uma madeira ou de uma parede com tijolo de demolição, por exemplo, está na variedade de cores de texturas e detalhes orgânicos que compõem esses materiais. Mas, quando usados em exagero, pesam o ambiente e tornam os elementos orgânicos artificiais, ou seja, afastam o homem da natureza, ao invés de aproximá-lo dela.
Elementos rústicos costumam estar muito ligados à proposta de reciclagem. Madeiras de demolição, restauração de móveis antigos e decoração em função de deixar plantas e fontes de água em destaque são características sustentáveis e que compõem o estilo rústico. Projetos de casas construídas em função da natureza, sem moldá-la ou destruí-la já caracteriza a relação entre o rústico e o moderno. Pois é necessário tecnologia para saber como construir uma edificação que respeite a natureza.
Espelhos, ferro retorcido, e muito vidro quebram o peso e o destaque que qualquer elemento rústico traz consigo. Uma sugestão de ambientação moderna e rústica é quando misturamos o ambiente de uma churrasqueira, feitas de tijolos e pedras, com uma cozinha repleta de materiais eletrônicos e altamente modernos. Ou então quando uma sala com aparelhos recém lançados possui uma lareira para aquecer os moradores e hospedes nos dias de frio.
Qual a Diferença Entre o Estilo Rústico e o Moderno?
Basicamente, a diferença entre a decoração rústica e a moderna está nos matérias de que são feitos os elementos que compõem um ambiente. A decoração rústica é composta por elementos constituídos de materiais mais brutos, ou seja, orgânicos, como por exemplo, uma cadeira de palha, uma mesa de madeira ou, ainda, uma parede com tijolos expostos. Já o estilo de decoração moderna, é composto por materiais que foram modificados pelo homem em relação ao estado natural desses mesmos materiais, ou seja, é decorado por elementos industrializados. Como por exemplo, superfícies metálicas, vidros e polímeros.
Como Combinar o Estilo Rústico com o Moderno?
A dica básica é seguir o bom senso para combinar dois estilos tão distintos um do outro, ou seja, nada de exageros. Para não correr o risco de deixar um ambiente muito carregado com um determinado estilo vale lembrar que os elementos rústicos são muito mais chamativos que os elementos modernos. Se essa é a primeira vez que você pensou em combinar esses estilos, opte por colocar mais elementos modernos do que rústicos. Outra dica para quem estiver inseguro ao decorar um ambiente com esses estilos é escolher elementos rústicos e modernos que tenham cores complementares.
Essas dicas valem não apenas para quem quiser deixar a casa de campo ou de praia mais moderna, mas também para quem quiser decorar um ambiente de trabalho, uma loja ou qualquer outro tipo de espaço que desejo compor com elementos desses estilos.
Confira Logo Abaixo Dicas Para Decorar Ambientes com Essa Proposta:
- Componha o ambiente com alguns elementos de cores vibrantes, para quebrar um pouco do excesso de tons de marrom da madeira e das pedras.
- Misture móveis de madeira com móveis de metal.
- Vidro, muito vidro! Portas ou paredes de vidro dão um ar moderno a qualquer ambiente.
- Projete a iluminação do ambiente ao estilo moderno.
- Cuidado com exageros dos elementos decorativos rústicos. Pecar pelo exagero de elementos modernos não fica tão ruim quanto exagerar no estilo rústico.
Fotos: http://www.queridaga.com/2013/06/decoracao-rustica-e-moderna.html
Links Interessantes:
- Quer mais inspirações de como unir o rústico ao moderno? Confira fotos de ambientes que misturam elementos clássicos e antigos, muito comuns em casas de fazenda ou de praia, com elementos modernos e tecnológicos . por meio detalhes essa fusão é muito bem feita e acessível à todos os tipos de bolso, desde que feita muita pesquisa, planejamento e usada muita criatividade no projeto do ambiente a ser decorado.
http://www.butzke.com.br/blog/como-unir-o-rustico-ao-moderno/
- Quer inspirações de ambientes com decoração rústica? Confira dez espaços decorados com essa temática em uma matéria publicada pelo site Terra. Vale a pena acessar o link a seguir:
- Você sabe qual é o seu estilo preferido de decoração? É clássico, rústico, moderno, oriental, contemporâneo ou vintage? Se você estiver em dúvidas, confira o teste, da revista Casa e Jardim, elaborado especialmente para pessoas que não sabem direito que linha decorativa seguir na hora de mobiliar a casa. Basta acessar o link a seguir: