Procurando uma forma de decorar o quarto do seu bebê? Se você acredita nos conhecimentos orientais, uma boa dica é pensar em um estilo feng shui para harmonizar o ambiente, criar um clima mais tranquilo e quem sabe até ajudar o seu bebê a ser mais calmo e pacífico, com boas noites de sono.
Para quem ainda não conhece, o feng shui é uma antiga arte e ciência desenvolvida há 3 mil anos atrás na China. É um conjunto complexo de conhecimentos que revela como equilibrar as energias de qualquer espaço para garantir a saúde e boa sorte para as pessoas que a habitam.
A palavra Feng significa vento e Shui significa água. Na cultura chinesa, vento e da água estão associados com a boa saúde. Existem duas vertentes de pensamento: o bom e o mau. O bom feng shui passou a significar boa sorte, enquanto mau feng shui significa má sorte ou azar. O feng shui é baseado na visão taoísta de compreensão da natureza, particularmente na ideia que a terra está viva e cheia de Chi , ou energia.
O Uso Do Feng Shui No Quarto De Bebês
Um bom feng shui no quarto voltado para o uso de um bebê é um quarto que promove um fluxo harmonioso de nutrir e energia. Você terá feito uma boa organização neste estilo ao sentir que o espaço o convida, atrai você, excita e acalma ao mesmo tempo.
Um feng shui aplicado em um quarto para crianças até cinco anos é também divertido e prazeroso de se estar naquele cômodo, seja para um rápido cochilo, uma boa noite de sono ou apenas para seu bebê ficar brincando e curtindo. Para criar um espaço bacana, você pode usar uma variedade de ferramentas simples e práticas desta arte milenar.
Para começar a aderir ao estilo, tente se livrar de tudo o que você não ama no quarto. O processo de limpeza consome energia que vai servir como uma terapia de tempo e, mas vai ajudá-lo a “aliviar a carga”, por assim dizer. Não pule essa etapa, pois é um fator essencial na criação harmoniosa de uma casa com energia feng shui.
Cuide Do Ar Que Circula No Quarto e Da Luz
Ar e luz. Estes dois elementos são essenciais para uma boa energia. Abrir as janelas, muitas vezes, são como purificadores de ar naturais e melhor que um purificador de ar. Permita que entrem no quarto do bebê tanta luz natural quanto for possível, pois deixará seu bebê mais desperto. Também ajuda ele a regular o sono, pois quando a luz natural for embora, ele naturalmente vai sentir sono.
A luz artificial deve ser sempre fraca para suscitar a calma no bebê. Você pode usar abajus mas em tons mais brancos, nada que imite a luz natural. Esta deve ser insubstituível e não ajuda a regular o quarto do bebê. Luzes muito fortes acabam por deixar a criança acordada em horários errados, pois ela pensa que ainda é dia.
Como Usar As Cores
A cor é uma das maneiras mais fáceis de mudar a energia em seu espaço com o feng shui. Os tons mais indicados para crianças pequenas são verde claro que indica crescimento, saúde e prosperidade e rosa, que é uma cor suave e que acalma os sentimentos. O amarelo é um tom que indica vivacidade e pode dar mais energia as crianças, as vezes em horários não muito agradáveis aos pais. O azul celeste também é um dom indicado, pois ele dá mais e suscita a prosperidade na casa também. Tons escuros devem ser descartados de pronto.
Na decoração, menos é mais
Como dissemos acima, livre-se de tudo que não for essencial no quarto do bebê. O motivo? Ele precisa de espaço e um turbilhão de coisas tira a sua harmonia de forma bem simples. Quanto menos coisas tiver na casa, melhor para o seu bebê e melhor para a harmonia do ambiente. Como toda decoração diz e todo bom decorador informa, menos sempre é mais quando se fala em decorar.
Nas prateleiras e móveis, poucos bonecos e produtos. Na decoração feng shui, preze por menos artigos e mais espaço entre os itens. Os bonecos e animais de pelúcia grande são poluentes para o ambiente, e ainda tiram a harmonia da criança. Sua imaginação e falta de referências pode assustar os pequenos durante a noite e são motivos de pesadelos constantes. Na decoração com este estilo harmônico chinês, preze por móbiles menores e poucos bichos e bonecos no espaço. Quanto menos melhor!
Use Objetos Que Atraiam Boas Energias
Você pode usar a decoração para favorecer o dia a dia e futuro próximo do bebê em pequenos detalhes. Objetos bacanas são sapos, corujas e cavalos, que indicam prosperidade e boa esperança para os pequenos e os demais membros da casa. Móbiles também são atrativos para a boa sorte e costumam ser indicados para serem colocados na porta e em cima do berço.
Use Acessórios Com Músicas Suaves
Se for usar bonecos e artigos que toquem música, prefira os que tem sons suaves e acalmam a criança, em especial músicas sem letra. Também podem ser os que tenham som de vento, mar, terra e outros bacanas para garantir um sono mais tranquilo do pequeno.
Plantas Podem Ajudar a Armonizar o Ambiente
Não apenas no quarto da criança, mas na casa toda. Mas o uso de plantas merece cuidados, em especial em quartos que tenham pouca circulação de ar. De dia a planta produz oxigênio, mas a noite modifica o seu ciclo para gás carbônico, o que pode sufocar uma criança pela troca rápida de oxigênio por gás carbônico em um quarto sem ventilação pode prejudicar uma criança desta forma.
Plantas podem ser colocadas em ambiente com excelente circulação, a exemplo de quartos com uma boa janela e sempre deixar as portas abertas. A melhor pedida é o usar trepadeiras, que indicam prosperidade e combinam com qualquer tipo de decoração e cor de parede.