A parede canjiquinha é uma excelente forma de modificar a decoração dos cômodos, deixando-os ainda mais diferentes e modernos. Esse material ganhou notoriedade a partir dos anos 50, e, naquela época era bastante habitual que fosse encontrada na residência de pessoas mais modernas e descoladas.
Essa técnica de aplicação de pedra pode ser feita tanto em salas quartos quanto em salas e escritórios. Esse aspecto de canjica é obtido a partir da colocação das pedras chamadas tijolinhos que são postas em tiras ou camadas.
Saiba Mais Sobre as Pedras Canjiquinha
A Pedra Canjiquinha é na verdade uma maneira de montar as pedras seja em tiras finas ou ainda em camadas. As fitinhas de pedras canjiquinha quando cortadas a partir de pedras brutas do tipo pedra Goiás, pedra São Tomé, ou arenito, geralmente são cortados com espessuras, comprimentos, e profundidades diferenciadas. Já no caso do limestone ou dos mármores as espessuras, comprimentos, e profundidades da canjiquinha podem ser feito de maneira padronizada.
Para que haja um resultado harmonioso e bonito, é preciso que os filetes da canjiquinha de pedras do tipo são Tomé, tenham sempre a mesma espessura na camada. Se você optar por uma camada grossa, fina ou média é importante manter a padronização da espessura na camada.
São as diferenças de tonalidades, espessuras e tamanhos, que apontarão a simetria e o movimento dos trabalhos feitos com a canjiquinha, resultando numa decoração elegante em cada um dos ambientes em que é colocada.
A Pedra Canjiquinha
Esta pedra é conhecida como pedra palito ou filete, em razão de seu formato.
Onde Usar a Pedra Canjiquinha
A pedra canjiquinha é muito usada em diversas formas de revestimentos de painéis, paredes, fachadas, colunas, fontes d’água e também em muros, tanto em áreas externas ou internas. Os palitos da canjiquinha podem ser usados no modo natural ou ainda no liso (quando forem cortados diretamente na serra) ou da maneira rústico (quando são cortados na prensa) que é o lado bem mais usado.
O acabamento de forma rústico da canjiquinha oferece ao ambiente característica de conforto e qualidade, e ainda assim sem deixar de ser moderno.
As pedras são capazes de completar com leveza os ambientes abertos, especialmente aqueles que possuem plantas e água, como no caso dos jardins. Nesses ambientes, fazer a opção por uma cascata que tenha pedra canjiquinha em palitos é uma escolha que, sem dúvida será bem aceita e sem chance de erro.
Pedra Canjiquinha na Cozinha
A pedra canjiquinha é um excelente revestimento de paredes, em especial para as da cozinha. Elas conferem elegância na decoração e caracteriza um diferencial na composição do lugar.
A cozinha acaba sendo um lugar de socialização e nela passamos por divertidos e emocionantes momentos, por isso, a ela deve ser dispensada uma especial atenção na decoração. Nela deve ser observada uma boa instalação das pedras, para que se consiga uma manutenção adequada do revestimento.
Como por si só ela solta um pouco de areia durante a instalação, há de ser ter cuidado na hora da aplicação, sabendo ainda que depois dessa fase ela não soltará mais grãos de areia. Mas há de ser ter um cuidado especial com a pedra, fazendo na mesma uma limpeza a partir do uso de um xampu de ácido atenuado, somente depois da massa de assentada e seca. Depois disso, passe resina fosca, e com esse cuidado ela não soltará pó e a limpeza ficará muito mais facilitada e não haverá acumulo de sujeira e gordura. Esse trabalho de limpeza é feito somente pelo instalador, não sendo feito por você.
Sugestão de Decoração
Como sugestão para que se faça uma decoração mais aprimorada, procure instalar uma luminária que esteja apontada diretamente para a parede onde estão instaladas as pedras. O efeito fica perfeito especialmente se puder controlar a luz durante o período noturno. Maravilhoso para momentos a dois e ainda com familiares e amigos.
Aprenda a Fazer uma Parede Canjiquinha
Primeiro, separe qual será a parede na qual você irá realizar o trabalho. Quase sempre essa pedra é colocada para trazer destaque a um determinado ponto do ambiente, por isso, é preciso escolher aquele que você quer que fique mais em evidência.
Materiais Necessários
- Pedra canjiquinha
- Cimento para fixar a mesma na parede
Modo de Fixar
- Primeiro deixe já separado a quantidade certa de pedras que irá usar.
- O melhor é que seja contratado um profissional especializado no assunto para que o mesmo execute o trabalho, pois a aplicação das pedras exige conhecimento para que se obtenha um resultado aceitável e positivo.
- Para fixar uma pedra na outra use o cimento, mas tenha cuidado com seu manuseio, já que deve ser posto de maneira adequada. No decorrer da instalação das pedras alguns outros tipos de materiais podem ser solicitados, para a finalização do trabalho.
- Vá montando a parede de pedra aos poucos, e não coloque os filetes todos de uma vez, assente-os de acordo com o que for aparecendo na parede. O melhor é não deixar um espaço grande entre elas, para o trabalho fique mais bonito.
- Termine a parede fazendo uma bonita pintura ou ainda deixando a mesma com o tom natural da pedra para proporcionar um visual mais rústico.
- Ambientes externos como as varandas e jardins, ficam perfeitos com a parede canjiquinha.
- Tenha bastante cuidado com o acabamento, pois o mesmo deve ser adequado já que deve ser como a continuação da parede e harmonizar com as demais partes do cômodo. Então perceba que os detalhes fazem toda a diferença.
Dicas
- Opte por uma parede que seja mais aparente, assim sua decoração será mais pelos convidados.
- O melhor é não exagerar, por isso, não coloque os filetes de canjiquinha em todas as partes da casa.
- Compre suas pedras em um local próprio e aproveite para receber um decorador ou consultor de decoração em sua casa.
- Busque combinações de decorações que sejam interessantes e alegras, para valorizar ainda mais a sua casa.
- A parede feita com canjiquinha é ideal para quem quer investir em algo moderno e ao mesmo tempo clássico. O bom e saber usá-las da maneira correta.
Como faço fazer uma parede onde vá televisão e não apareça os fios?