Para quem ainda não sabe, as chamadas Repúblicas são lugares destinados a estudantes que se reúnem com a finalidade de morar juntos e ainda com a possibilidade de esta moradia ser próxima à faculdade. Em muitos países, como os Estados Unidos esse tipo de moradia popular é bastante comum e têm até um status social bem positivo, pois um estudante que mora numa república é tido como mais descolado e bacana.
.
Um exemplo bem simples da fama das repúblicas nos EUA são as conhecidas fraternidades Beta, Alfa e Gama, cujos alunos pertencem à Universidade de Harvard, reconhecidas em todo o mundo. Já no Brasil a conversa é outra, os estudantes preferem morar sozinhos ou apenas com poucos amigos, para que tenham mais privacidade e mais tranquilidade na hora dos estudos.
Mas ainda há algumas Repúblicas bastante antigas, como, por exemplo, as de Minas Gerais. No estado é possível encontrar repúblicas com mais de cinquenta anos, sendo organizadas e administradas pelos próprios alunos que nela moram. Durante o período de férias esses locais acabam ficando vazios, mas no tempo normal de aulas podem ser ocupados sempre que for preciso.
A importância das Regras em Uma República
Como vivemos em sociedade e especialmente no caso das repúblicas, esse convívio acaba sendo bastante restrito. Há pessoas vindas dos mais diversos lares, com a mais diferente educação e hábito, por isso, as regras são necessárias e muito bem-vindas.
.
As regras, quando respeitadas, são as principais responsáveis por criar um ambiente mais harmonioso, deixando a convivência mais tranquila e deixando tudo bem mais agradável e cordial. Por isso é extremamente importante que haja organização na república, e isso não é complicado de se conseguir.
Necessidade da República
Com o problema das faculdades e universidades sempre estarem localizadas em apenas algumas cidades, a transferência de jovens de sua cidade de morada, para aquelas que possuem a instituição é cada vez mais frequente. Contudo, a primeira atitude a ser tomada é a busca por uma casa, apartamento ou republica. Por isso, a escolha do local para o jovem morar é tão importante, e nessa fase tem que ser levada em conta a distância da faculdade, o gatos com aluguel, com alimentação e tudo o mais.
Na maioria dos casos o mais aceitável e economicamente viável acaba sendo a república, uma casa onde moram vários estudantes e, de preferência que estejam na mesma instituição, para facilitar tudo. Mas encontrar uma república que seja adequada não é tão simples, especialmente em razão da qualidade do imóvel e ainda das pessoas que moram nele. Pois não dá para uma menina morar num lugar onde só têm homens.
Então, na maioria dos casos se torna bastante viável montar uma república, e ao contrário do que se possa pensar, não é algo tão simples e prático. Requer bastante tato, dedicação e acima de tudo paciência.
Como Montar uma República
A primeira coisa a ser feita nesses casos é escolher os estudantes que irão partilhar do mesmo local, ou seja, da república. Pense em pessoas que partilhem da mesma ideia, e, especialmente que tenham um mínimo de noção de organização e respeito às regras, para que não tenha surpresas desagradáveis depois.
As pessoas que estarão com você não dividirão apenas o mesmo espaço, mas acima de tudo dividirão responsabilidade e as contas do mês, como aluguel, água, luz, condomínio, alimentação e todas as outras que surgirem com o decorrer do tempo. Pode acontecer da pessoa que partilha sua convivência não pagar a parte das contas que lhe é pertinente e, com isso, deixar tudo por sua conta.
Pensando nisso é importante confiar bem nas pessoas que irão fazer parte da república ou mesmo fazer uma análise da pessoa antes de escolher os moradores. Algumas casas de aluguel já vêm todas prontas, mobiliadas, ideais para que seja montada uma república. Porém, se você achar melhor, pode mobiliar o local de acordo com seu gosto e usando seus próprios móveis, e contar com a ajuda dos demais moradores para que isso seja feito de acordo.
Antes de tudo é necessário deixar colocado como será feita a divisão das despesas. Já que as dívidas são muitas, como já dissemos e o total delas deverá ser igualmente dividido entre todos os integrantes da republica e sempre ao final do mês. Outro ponto que pesa bastante numa república é a organização do espaço, pois em muitos casos há apenas um único banheiro e este deve ser usado por todos.
Deste modo, é interessante que o local esteja sempre limpo e organizado, mas não somente ele e também a cozinha e a sala, que são áreas comuns. Então, o interessante é fazer uma planilha na qual cada um seja responsável por uma parte da organização durante a semana e, além disso, traçar um tipo de punição para aqueles que não cumprirem com sua obrigação, que seja preferencialmente uma quantia em dinheiro, para que a regra seja respeitada.
Outros aspectos ainda devem ser respeitados, como o horário para chegar, para que não incomode os demais moradores e ainda o quesito referente a levar alguém estranho na república, se isso será ou não possível. A refeição também deve ser levada em conta, mas quem a fará também deve ser decidido anteriormente, já que não são todos que têm habilidade com as panelas.
As coisas parecem simples de serem resolvidas e planejadas, mas na prática não é tão fácil. Por isso, tudo deve ser sempre muito bem pensado e organizado antes de ser totalmente concluído.
Também é importante se verificar quanto tempo a república ficará em vigor, especialmente no período de férias e estipular que as contas ainda vão continuar a cair durante essa época. O correto é fazer uma reunião e conversar abertamente com todos e pedir, se possível que cada um assine um termo de responsabilidade, pois se alguém desistir no meio do caminho, você tenha meios legais para tentar fazer uma cobrança formal e até judicial. Visto que não é justo os demais arcarem sozinhos com o prejuízo.
Agora que você já tem uma ideia geral de como montar uma República, coloque mãos a obra e monte a sua!