A maior parte das pessoas pensa na decoração de sua casa, nos moveis a serem usados e em bons eletrônicos para sala e cozinha, mas esquece da cama. Você sabia que este é um dos itens mais importantes para a sua saúde? Uma cama aconchegante é responsável por um bom sono, e por consequência uma melhor qualidade de vida, menos estresse e mais saúde. Diversos problemas de coluna podem ser evitados com o uso de uma cama adequada.
Você passa um terço da sua vida dormindo. Já pensou nisso? O dia tem 14 horas, mas ao menos oito dessas horas devem ser passados sobre a cama. O acessório deve então ser confortável, aconchegante e oferecer o mínimo de conforto para se ter uma boa qualidade de sono. Caso você não saiba como conseguir o melhor potencial de sua cama, confira algumas dicas a seguir.
Escolha o Colchão Certo
Você pode economizar em tapetes, produtos de limpeza e até nas suas roupas, mas não economize no colchão. Este item é tão importante para uma boa cama quanto a madeira usada e uma boa qualidade da água a qual você bebe. Ele deve ser durável, resistente a seu peso e com a gramatura ideal para suportar sua coluna de forma adequada.
O melhor material de fabricação de colchões até hoje é a mola. Ela é retrátil, o que faz o colchão se ajustar a seu corpo, mas volta a posição original. Também suportam mais peso, por isso são mais duráveis. Contudo, o valor não é dos mais em conta e por isso deve ser feita uma avaliação antes de fazer a compra de fato. Dependendo do tipo de mola, um bom colchão de casal pode custar mais de R$ 3 mil, mas com garantia de dois anos e algumas firulas atrativas oferecidas pelas fabricantes.
http://www.youtube.com/watch?v=Xn-q1xrTKN0
Colchões de espuma possuem preços populares, mas são os menos indicados. Eles afundam com o peso e criam o formato do corpo em sua superfície, deixando a coluna contraída em uma curvatura. No começo pode parecer confortável, mas com o tempo irá por acabar prejudicando a coluna vertebral, causando dores nas costas e até problemas sérios como a escoliose (desvio da curvatura da coluna vertebral).
Mantenha sua Cama sempre Limpa
Cama suja causa desconforto e atrai insetos como ratos e baratas. Você sabia que as baratas se alimentam de restos de comida? Por isso evitar comer em cima da cama é uma boa pedida para manter a cama limpa. Formigas ainda podem incomodar durante o sono e roer o tecido, causando problemas e transmitindo doenças. E nada menos aconchegante que insetos andando por cima de você, não é mesmo?
Ao menos uma vez por semana troque todos os lençóis e sempre varra abaixo da cama. Os insetos como traças e aranhas podem se alojar em tais locais por ser escuro e mais úmido, subindo eventualmente em seu dormitório em busca de alimentos ou locais para formar ninhos. Com a higiene do local o qual se dorme, todo cuidado é essencial.
Faça a Manutenção do seu Colchão
Lavar o colchão é uma tarefa quase inviável, mas outros métodos podem te ajudar a manter o colchão sempre limpo. Uma dica é a cada dois meses virar o colchão de lado. Desta forma você vai desgastar um pouco de cada lado de uma vez. Esse método é constantemente usado por quem tem camas boxes para desgastar os dois lados igualmente.
Deixe seu colchão sentir o sol nos meses de verão. Caso possa, coloque o colchão em dias ensolarados para secar. Isso vai ajudar a evitar a umidade e se livrar de possíveis mofos nos períodos de inverno. Troque também seus lençóis ao menos semanalmente ou sempre que houver uma necessidade mais urgente como derramamento de líquidos, alimentos ou umidade no quarto.
Use um Protetor de Colchão para Proteger sua Cama
Tais capas são vendidas em lojas de produtos para cama, mesa e banho. Custam menos de R$ 50 e são uma ótima pedida para proteger seu colchão de pequenos desgastes. Você deve ainda fazer uso de um lençol para cobrir o colchão, tendo na capa apenas uma proteção extra.
Prefira Lençóis 100% Algodão
Não é apenas um luxo de serem mais puros e mais caros, mas também mais confortáveis e fáceis de lavar. Lençóis com tecido sintético em mistura ou não com o algodão fazem surgir bolinhas na lavagem, que acabam por incomodar e coçar enquanto se forme. Os fabricados puramente algodão são mais confortáveis e mais fáceis de serem lavados também, sem muitos pré requisitos.
Outra dica para dormir com lençóis mais confortáveis é a quantidade de fios usados na fabricação da fibra do tecido. Quanto mais fios, mais confortável será o lençol ou colcha de cama. Logo, opte por lençóis acima de 150 fios para ter uma cama mais macia e aconchegante.
Invista em Bons Travesseiros
Existem boas chances das dores na sua coluna serem causadas apenas pelo travesseiro. Um colchão ruim causa dores sim, mas um travesseiro ruim também. Opte pelos modelos mais rígidos e com uma curvatura no centro. Estes permitem sua cabeça se encaixar e respeitam a dobra do pescoço, mantendo a coluna ereta e aumentando a qualidade do seu sono e saúde de sua coluna. Lembre-se sempre: você deve passar ao menos seis horas dormindo, e esse tempo precisa ser de qualidade. São dicas de materiais de bons travesseiros: vicoelástico e de plumas, confortáveis e resistentes. Prefira também travesseiros facilmente laváveis para manter a higiene do produto também.
Cuidado com a Iluminação do Quarto
Sua cama pode ser a mais aconchegante possível, mas sem uma iluminação adequada seu sono não será de qualidade. Faça o possível para isolar a luz do seu quarto e dormir completamente no escuro. Se você tem o sono leve, a luz pode atrapalhar bastante sua qualidade de sono e acabar por te deixar acordado por algumas horas ou em um semi sono: você está dormindo mas ouve tudo ao seu redor. Nestes casos, o sono não consegue alcançar o seu maior propósito: descansar a mente e relaxar o corpo.