O tempo pode curar muitas coisas como um amor não correspondido ou aquele pé na bunda fatal. Por este lado, ninguém nega que ele seja um grande herói. Porém, assim como na velha história da faca de dois gumes, o tempo também pode se tornar um péssimo vilão, principalmente do que diz respeito aos assuntos de casa. Os móveis externos, por exemplo, são os que mais sofrem com a ação dele. Neste artigo, você vai aprender a treinar os móveis do jardim, da varando ou até mesmo do quintalzinho contra o grande chefão do mau que é o tempo.
Móveis De Diferentes Materiais
Cada móvel é feito de um material diferente e por isso os métodos de cuidado contra o tempo podem variar. A madeira é muito diferente do alumínio por exemplo, já que este último pode sofrer um processo de corrosão quando não é bem tratado. Por isso, é preciso saber as especificações de cada material para começar a proteção dos móveis e seus cuidados específicos. Abaixo, você confere como cuidar esses diferentes materiais.
1. Móveis De Madeira
Bruno Faria, especialista que trabalho com projetos, explica o porque da madeira ser tão frágil com relação ao tempo: “a madeira, que é uma matéria-prima orgânica, modifica-se no dia a dia. O aparecimento de fendas, rachaduras e o escurecimento fazem parte do seu processo natural. Com as variações de temperatura, a umidade e as mudanças climáticas tudo isso fica mais evidente, inclusive, com a retração e dilatação da madeira.”
Muita gente possui banquinhos e mesas de madeira na varanda e no jardim não? E nem sempre eles estão sendo utilizados. Quando isso ocorre, não se pode deixar ele para lá. é sempre bom guarda-los em locais que estejam cobertos, arejados ou ventilados. Assim, eles irão durar bastante contra o tempo.
Os móveis de madeira, embora não parece, precisam ser limpos de forma adequada. Retire o pó diariamente com uma flanela seca ou um pano branco bem macio que esteja levemente umedecido com água. Depois isso, não esqueça de passar um pano seco para finalizar a higiene dos móveis externos de madeira.
Ceras e produtos químicos ou abrasivos devem ser evitados ou nunca usados em móveis externos de madeira, por exemplo. Eles podem danificar ou até mesmo causar manchas na superfície do móvel.
A radiação solar também pode ser uma grande vilã para os móveis de madeira que pcom o tempo ou muitas vezes expostos, podem se deteriorar. Por este motivo, eles devem estar sempre bem guardados e longe das mudanças climáticas como chuvas e ventos fortes também.
Produtos próprios para a manutenção da madeira também podem ser comprados para a limpeza. Porém, tome cuidado com a validade dos mesmos e aplique somente de dois em dois anos. No casos de pisos de madeira que compõe decks, essa reaplicação poderá ocorrer de 12 a 18 meses.
Segundo o proprietário da AJ Móveis, Ari Jung, a melhor forma de conservar e proteger móveis de madeira da ação do tempo é utilizando stain impregnante : “É um produto específico para este tipo de acabamento. Além de proteger a superfície contra umidade e fungos, não trinca sob ação do sol e da chuva. O verniz, antes muito usado, tem a desvantagem de não deixar a madeira aparente, por formar uma película sobre o móvel. Além disso, começa a descascar após alguns meses”. Para evitar que a madeira resseque, o especialista também recomenda o óleo de peroba ou linhaça uma vez por mês. Passe os produtos com um pano a fim de lubrificar o móvel de madeira do seu quintal. Ari ainda afirma: “Em casas perto do litoral, o cuidado deve ser redobrado, por conta da ação do ar marinho”. Jung ainda aconselha que a melhor madeira a ser usada para o exterior é a teca.
2. Móveis De Alumínio
Segundo Bruno, os móveis de alumínio precisam ser cuidados com bastante cautela por causa de suas características químicas: ” Os produtos de alumínio, também muito utilizados em áreas externas, são bastante resistentes à oxidação proveniente da umidade e não sofrem tanto com as corrosões. Para conservá-los novos por muito mais tempo, a dica é guardá-los limpos e secos após o uso e usar preventivamente os polidores de alumínio, que retardam o surgimento de manchas.”
O alumínio pode sofrer corrosão e por isso, por causa da ação das chuvas e com o tempo, eles podem vir a enferrujar e perder a cor metálica característica. Por isso, evite deixa-los do lado de fora quando estiver chovendo. Evite molha-los durante algum processo de regas das plantas do quintal ou jardim.
Para manter o aspecto dos móveis de alumínio, basta guarda-los em locais limpos e secos. Após o uso, é bom sempre utilizar polidores de alumínio para deixar o móvel bem mais resistente. Esses polidores são muito indicados por especialistas porque sempre retardam o aparecimento de macha nos móveis.
http://www.youtube.com/watch?v=E_AHcSQHXcw3. Móveis De Ferro
Muita gente também se utiliza de móveis de ferro para enfeitar jardins e quintais. Porém, o modo como se inicia uma limpeza dos mesmos pode vir a estraga-los. Porém, não utilize ceras ou produtos químicos e abrasivos. Estes produtos de limpeza podem manchar a superfície do ferro e danificar o móvel por completo.
De acordo com o arquiteto Raul Hilgert: “O ideal é buscar o ferro galvanizado, mais resistente, e sempre passar uma tinta esmalte protetora, que deve ser renovada a cada dois anos. No entanto, ele não é indicado para áreas próximas ao mar, onde a ação da ferrugem é muito mais forte”
Vantagem Dos Materiais Usados Para Área Externa
O ferro, alumínio e madeira são os materiais mais utilizados para compor móveis externos. A vantagem de usa-los é a durabilidade. Mesmo com a sua forte resistência eles podem ser danificados pela ação do tempo ou até mesmo por causa do modo de como são higienizados. Segundo o especialista e arquiteto Raul Hilgert, os três materiais são muito recomendados por profissionais em áreas externas: “Além disso, é bem leve e consegue comportar linhas mais modernas”.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva