Os móveis podem durar muito mais do que imaginamos, para que isso aconteça, é necessário adotar hábitos de cuidados com cada um deles, levando em consideração, principalmente, de que tipo de material são feitos. Veja as dicas!
Manutenção e Cuidados Com Os Móveis De Madeira e Outros Materiais
- Todos os móveis de madeira com acabamento à base de poliuretano ou nitrocelulose (ver indicação do fabricante) devem ser limpos com pano levemente umedecido na água. Em caso de marcas persistente, aplique a mistura água e sabão neutro e enxugue imediatamente depois. Produtos como esponja de aço não devem ser usados nunca para retirar marcas difíceis de sair.
- Não é só a limpeza e a prevenção que fazem a diferença para que um móvel de madeira dure mais tempo, neste caso, de qualquer outro material também: não arraste o móvel ( se tiver que mudar de lugar, retire tudo o que tem dentro e peça que mais de uma pessoa levante-o e leve de um lugar para o outro), não encoste na parede, no caso de armários evite encher demais e forçar a parte de trás do móvel e não o deixe em lugares que possa molhar ou tomar sol ( o sol pode manchar a madeira e provocar que as lâminas descolem, no caso de outros materiais, pode provocar o enferrujamento).
- Durante a limpeza dos móveis de madeira, inicie com um pano seco e macio (para evitar arranhões), depois aplique um lustra-móveis. Em móvel de madeira maciça, você poderá pedir para aplicar uma camada de verniz, se quiser deixá-lo com muito brilho.
- Toda a parte metálica de um móvel, que normalmente é feita em banho de cromo ou aço inox, deve ser limpa com pano macio, também para evitar riscos e arranhões. De preferência a flanela, que ajuda a deixá-la mais brilhosa. Você também pode passar uma camada de cera polidora de carro (bem pouca) e usar um pano seco para polir.
- Nem todo óleo serve para todo o tipo de madeira: madeira escura aplique óleo de peroba (serve para hidratar a madeira), na madeira clara aplique a cera incolor pastosa com silicone (atenção: faça um teste em uma parte escondida do móvel antes de usar e o óleo de peroba não aplique na madeira clara, ele pode manchá-la)
- O verniz também pode perder a cor, nesse caso, ao invés de aplicá-lo de novo, que você teria que raspar tudo antes, faz a seguinte mistura: terebentina e óleo de peroba, em partes iguais. Aplique no móvel com um pano umedecido essa mistura.
- Dicas da vovó: para fazer com arranhões em móveis de madeira maciça “desapareçam”, esfregue a parte danificada com alguns dentes de alho, até que o espaço seja preenchido. Depois retire o excesso e passe a cera. O problema vai ser o cheiro! Mas, fica aqui a dica! Talvez seja melhor tapar os pequenos arranhões com a cera de abelha.
- Se o arranhão é muito grande, é melhor retirar o verniz, raspar e passar uma nova cor no novo.
- Lembre-se que alguns produtos para proteger os seus móveis de madeira, só podem ser aplicados naquela maciça. Confira sempre a embalagem. A madeira maciça, claro, é muito mais resistente também a produtos químicos de limpeza e manutenção.
- Já o compensado nada mais é do que um placa formada de folhas de madeiras, que são coladas umas sobre as outras. Nesse caso, o que faz a diferença na hora da escolha do produto não é o fato de ser compensado, mas do acabamento. Naqueles de alto brilho, por exemplo, você pode perfeitamente protegê-lo com lustra-móveis.
- Aglomerado é praticamente a “poeira” da madeira, as partículas com resinas sintéticas, juntas que criam as placas para fazer o móvel. É com certeza o móvel menos resistente, só o fato de montá-lo e desmontá-lo já pode significar a perda do móvel. Por isso, uma vez montado, não o troque de lugar.
- Na limpeza dos móveis de cozinha, para se livrar da gordura, prefira usar a mistura de sabão de coco com água morna em um pano umedecido, é bem menos prejudicial do que os produtos químicos de limpeza.
- Limpe a parte de vidro ou os móveis de vidro com papel toalha e álcool.
Veja Agora Uma Lista De Coisas Que Você Pode Fazer Para Evitar Que o Móvel Seja Danificado
- Equilibrar bem a quantidade de objetos dentro do armário de cozinha da sala ou do quarto. Pode parecer uma bobagem, mas pode garantir um tempo de vida útil muito maior para os seus armários. Você não pode ir colocando tudo o que quer dentro de um armário. As prateleiras foram projetadas para aguentar até um determinado peso, exagerar, significa que mais dia menos dia ela virá abaixo ou pior, vai danificando até mesmo o abrir e fechar das portas e começa a ficar todo torto.
- Essa é uma dica simples, mas que a maioria das pessoas acabam ignorando, as portas de móveis e também de eletrodomésticos, como geladeira e forno, não foram feitas para serem batidas. Feche-as normalmente, porque senão uma hora elas irão se danificar.
- Se o seu móvel tem uma porta que bate na parede, coloque um daqueles protetores próprios para evitar esse contato. Você estará evitando de danificar móvel e também parede.
- A água é uma grande vilã contra os móveis de madeira. Por isso, mantenha a sua casa sempre arejada, evitando a umidade e caso um móvel molhe, enxugue imediatamente sem espalhar o líquido derramado.
- Escolha com cuidado onde cada um dos móveis vai ficar, evite a exposição ao sol, por exemplo, não colocando-o perto de uma janela. Não encoste na parede e se essa for úmida, nem coloque nenhum móvel nela.
- Os armários com maior número de divisórias é bem mais fácil de conservar do que aqueles com poucas. A divisão ajuda na tarefa de não sobrecarregar de peso cada espaço.
- E para terminar, regrinha básica: não colocar a geladeira próxima do fogão e não colocar o micro-ondas sobre a geladeira. Aliás, não colocar um eletrodoméstico ou um móvel, um sobre o outro. Eles não são feitos para esse “malabarismo” e você pode tanto danificá-los como causar um acidente doméstico.
Categoria(s) do artigo:
Móveis
Ótimo post. Dicas importantes às quais algumas não sabia. Gracias