Na hora de decorar a casa ou escritório, sempre optamos por peças tradicionais ou básicas. Mas para fugir da mesmice, podemos apostar em pelas diferentes, modernas e até mesmo sustentáveis. Além de darem um charme diferente e agradável, ainda contribuímos com o bem estar do meio ambiente.
· Cadeiras Diferentes
Invista em cadeiras diferentes na decoração da casa e deixe o ambiente mais descontraído. Brinque de misturar as peças ao redor da mesa.
Quer mudar a decoração da sua sala de jantar? Uma boa sugestão é misturar cadeiras diferentes ao redor da mesa. A regra é combinar material, design ou cor. O ambiente ganha modernidade instantânea e você ainda economiza, recicla, reutiliza. Deixe aflorar a sua imaginação e a sua criatividade!
As corem devem manter uma harmonia para não ficar sem sintonia. Uma dia que também fica muito agradável e forrar algumas cadeiras com tecido estampado do mesmo tom das cadeiras. Fica charmoso e com ar alegre e descontraído.
Podemos sempre decorar com peças de arte e acessórios de designers consagrados que ajudam a tornar os espaços lindos, mas se não houver criatividade e bom gosto, as peças se misturam e se perdem formando um resultado de pouco impacto.
Por outro lado, um detalhe ao colocar a mesa, uma pitada de cor, um arranjo diferente, um puxador descolado, um objeto inusitado, podem ser muito inspiradores.
Nem sempre as casas mais bonitas e encantadoras são as mais luxuosas ou requintadas. As vezes, peças simples e baratas também conseguem criar efeitos incríveis
-
Criado Mudo
Uma ideia criativa que faz toda a diferença no quarto e dá um toque arrojado, moderno e retrô é a mala que vira criado mudo. Uma bala antiga, pintada de branco, patina ou a cor de sua preferência pode virar um criado mudo. A opção é totalmente estilosa e vai agradar até os mais exigentes.
Podemos também reverter o criado mudo convencional com folhas de jornal ou folhas de revistas, de forma que fiquem sobrepostas e depois envernizá-las. Dá um toque contemporâneo e atraente na peça, volarizando-a e tornando-a única e especial.
Uma ideia totalmente sustentável, reciclada e moderna é o reaproveitamento de gavetas usadas. Elas podem ser empilhadas de forma aleatória de tamanho, cor e design e ao final, dá-se um acabamento para a peça adquirir um aspecto jovial e moderno. As peças recicladas e customizadas dão um toque arrojado porque são peças únicas, diferentes, quem entra num ambiente com uma peça destas, só tem olhos para ela.
-
Prateleiras
Algumas ideias de prateleiras são muito criativas e diferentes. Uma peça muito charmosa é o uso de dois caixotes de legumes e frutas em formato de L, sendo um na horizontal e outro na vertical. As peças podem ser reutilizadas cruas, ou seja, sem nenhum acabamento ou verniz, pois dão um ar retro bem charmoso. Caso opte por usar um acabamento especial, também pode e a peça vai ficar com uma cara contemporânea e alegre.
Uma ideia criativa e genial é a prateleira de cabeça para baixo, que entra como um objeto de decoração e não como uma prateleira necessariamente.
Passo 1: Materiais
Além de uma prateleira de madeira e de prendedores na parede, você também vai precisar de um elástico muito resistente e um grampeador daqueles bem fortes (capazes de grampear madeira).
Passo 2: Medidas
Meça os livros para saber a quantidade de elástico que você vai usar em cada um. Não se esqueça de fazer isso com o elástico esticado, para que quando você prender os livros, eles não fiquem pendentes. Preste atenção também para que os livros não fiquem “esmagados” pela prateleira. Meça duas tiras de elástico para os livros mais pesados, e apenas uma para os mais leves.
Passo 3: Grampeie os elásticos na prateleira.
Passo 4: Insira os livros para testar. Coloque os livros com a prateleira ainda fora da parede, para testar se os elásticos estão ok.
Passo 5: Prenda as suspensórias de metal na prateleira e também na parede. Está pronto. Para ficar mais resistente, é recomendável colocar suspensórias em L também na parte de baixo da prateleira.
Passo 6: Para dar um efeito mais realista, você pode fixar alguns objetos, como brinquedos ou taças de drink de plástico, usando cola quente.
-
Abajur
Um objeto que dá um charme especial ao ambiente é um abajur de tronco de árvore. O troco é usado como suporte, há um cano de metal preso a esta base, onde ficará a fiação. A luminária pode ser feita de papel vegetal decorado ou tecido na estampa desejada. É uma peça muito arrojada, com um toque sofisticado e moderno.
-
Bancos e Banquetas
Uma das ideias mais criativas e interessantes é o banco feito de revistas velhas. Pega-se uma base de pallet ou madeira reciclável ( a medida vai depender do tamanho das revistas que você vai usar). Empilhe as revistas na altura média de 20 a 30 cm ou de acordo com a sua opção. Adquirida a altura desejada, coloque uma almofada ou travesseiro e prenda com um cinto. O cinto deve estar preso na estrutura de madeira na parte traseira e transpassar para a frente. O banco fica charmoso, moderno e com ar despojado.
Outra opção alegre que vai agradar e muito a criançada é o banquinho feito de bolinhas de ping pong. Antes de juntas as bolas elas podem ser decoradas de acordo com o seu gosto, ou caso deseje, pode decorá-lo depois de pronto. Faça 49 tubos com 15 bolinhas de ping pong. Elas poderão ser coladas com cola quente ou poderão ser costuradas. Assim que terminar de fazer os 49 tubos, vai montando-os, colocando 7 por 7. A ideia é criativa, alegre, arrojada e dá um charme jovial ao ambiente. É uma peça coringa, que vai destacar e valorizar o local.
Os banquinhos fofos que estão super na moda e fazem a alegria da criançada e também dos adultos. São feitos de um tecido especial (concrete canvas) que é usado na construção de bases militares e tem concreto em sua trama! Depois de molhá-lo, espere por 24 horas e ele endurece e se torna impermeável e à prova de fogo. O acabamento pode ser realizado com linha de crochê, tricô ou qualquer outro tecido. A ideia vai agradar a gregos e troianos!
Estão são algumas ideias de objetos de decoração diferentes, que darão um charme especial a sua casa. Mas não deixe a sua imaginação parar por aqui, desarroche-a.!