Já esteve em um daqueles apartamentos decorados ou stand montado pela construtora, onde não falta nada? Estão lá, todos os móveis e objetos de decoração simulando uma casa de verdade. Já pensou o que eles fazem com aquilo tudo depois que terminam as vendas?
Obviamente, não dá para levar para uma loja e vender, mas também não fazem distribuição de caridade. Sabe qual o fim de tudo aquilo? Uma boa oportunidade de negócio para quem quer economizar! Isso mesmo, aqueles móveis e objetos de decoração são leiloadas na internet e os preços são bem abaixo do preço real. Uma geladeira, por exemplo, já foi vendida por R$150,00, em um dos sites especializados neste tipo de leilão.
Para as construtoras repassar esses móveis e objetos para os sites é uma ótima solução e elas não saem perdendo. Quem fica responsável por desmontar, fazer o transporte e o armazenamento é a empresa de leilão, que ainda compra tudo a preço de segundo mão com base no valor de mercado.
E não são só os móveis e objetos das construtoras que vão parar nos sites de leilão online, empresas como Empório Armani também disponibilizam peças para esse tipo de venda, neste caso, peças de mostruário ou aquelas apresentadas em showroom.
A maior empresa de leilão online no Brasil é a Sold (www.sold.com.br/) e através dela um consumidor conseguiu arrematar um sofá de 3 lugares com somente R$1,00. Segundo informações do site, foi o produto mais barato já vendido. Mas, o que não quer dizer que os descontos não são sempre generosos. Os preços podem sempre chegar até menos 90% daquele de mercado.
Como se trata de um leilão, quanto mais gente disputando, maiores são os lances e maior será o preço final. Segundo dados de sites de leilão online, os itens mais concorridos são poltronas de design, notebooks e televisores de última geração.
Como Funciona um Leilão Online
As empresas que realizam leilões online, uma vez com produtos no depósito, fazem um inventário. São tiradas fotos e depois de avaliada é estipulado um preço para cada peça. Normalmente, um leilão de uma peça online dura cerca de 15 dias. Parte com um valor de base, aquele estipulado pela empresa de leilão e depois os interessados estão livres para dar os lances. Uma vez que o produto é arrematado, o comprador tem 48 horas para pagar o valor total da compra e mais 5% sobre ele, que vai para o leiloeiro.
Diferente da empresa Sold, a Lance Total (www.lancetotal.com.br) permite que os compradores vejam os produtos de perto antes de dar um lance por ele. O consumidor sabe através do site, onde está exposto o móvel que quer comprar, por exemplo, e pode ir dar uma conferida, antes de tentar a compra.
Poder checar um produto de leilão online antes da compra é uma excelente opção, uma vez que tudo o que é vendido ali não possui garantia. Não tem como reclamar depois e devoluções não são aceitas, fazem parte das regras do leilão online.
No Brasil, vem se observando um número crescente de pessoas que adquirem produtos através de leilões online. De um ano para o outro, o número de clientes cadastrados nesses sites chega a dobrar e a expectativa é que esse crescimento acelere ainda mais.
É necessário ter cuidado antes de comprar em um leilão online
Ainda tem muita gente que prefere evitar compras na internet e imagina se o assunto é um leilão virtual. Mas, esses tipos de consumo se feitos com atenção e tomando alguns cuidados é uma forma prática de comprar sem sair de casa e claro, muito seguros. Veja algumas dicas de segurança para uma compra através de um site de leilão online!
- O primeiro passo é procurar estar em um site seguro e você só vai saber se o serviço prestado por ele é realmente de qualidade, fazendo algumas pesquisas na internet ou se for aconselhado por um amigo. Dê preferência a sites que estão mais tempo no mercado e faça uma busca pelo nome para saber se não existem reclamações contra ele. Outra coisa importante para saber sobre a fama do site é lendo os comentários de quem já comprou.
- O segundo passo é informa-se qual o valor real do produto que você está querendo comprar no site. Se a compra será de um sofá, por exemplo, veja o modelo ou pelo menos, aquele mais próximo do que está sendo leiloado e pesquise o preço. Em seguida, estipule qual o seu limite para gastar com aquele produto. Essa é uma forma de ter certeza que você está realmente economizando.
- Antes de fazer o primeiro lance, se o site de leilões permitirem, vá até o local onde está exposta a mercadoria. Avalie bem as condições do móvel e não se esqueça de tirar as medidas do espaço em casa. Caso não seja possível ver a mercadoria pessoalmente, pegue todas as informações de medidas no site.
- Faça muitos cálculos, antes de ter certeza que será uma compra que realmente compensa. Na maioria dos casos, além do preço do móvel arrematado, o cliente paga uma porcentagem sobre esse valor para o leiloeiro. E as despesas não param por aqui, o transporte normalmente fica por conta do cliente. Você deve somar tudo isso ao valor do produto.
- O pagamento do produto arrematado, assim como a taxa cobrada para o leiloeiro são pagos com no máximo 48 horas depois do fechamento do leilão. O valor deve ser pago à vista. Então, nunca ofereça nada além do que você não terá no momento de fechamento da compra.
Como usar um site de leilão online
- O primeiro passo é fazer um cadastro. Poderá ser diretamente como cliente (pessoa física) ou em um primeiro momento, somente para receber as novidades dos produtos que serão leiloados. Você deverá além de dar o seu endereço, informar o CPF e o RG.
- Em seguida, a senha de acesso será enviada para o e-mail fornecido no cadastro.
- Com ela, será possível acessar o leilão e escolher qual o produto você tem interesse em arrematar.
- Depois é só seguir as instruções do site e acompanhar o leilão.