?> Como Usar Cores Vibrantes na Decoração | Imóveis Cultura Mix

Como Usar Cores Vibrantes na Decoração

O uso da cor é um dos pontos mais importantes quando se fala em decoração. Uma tonalidade elegante pode levantar uma decoração, mas uma cor para parede mal escolhida pode destruir todo um ambiente. Logo, escolher que cores usar e onde usar é tão importante quanto os objetos que irão ficar nos cômodos. Ao partir para a escolha das cores na decoração, é importante saber que cada cor possui um significado e emana uma essência ao ambiente. Isso quer dizer que algumas tonalidades são mais bacanas para usar em quartos, outras em sala e algumas podem não ser uma boa pedida para usar em cozinhas. Confira alguns dos significados das cores mais comuns:

Cores

Cores

Preto – apesar de ser bastante associado à morte, é uma cor bem usada na decoração de paredes hoje em dia, principalmente com uma boa combinação de outra cor mais clara. O preto hoje é associado ao luxo e requinte na decoração e também ao conhecimento de espaço e ambiente, pois seu mal uso pode deixar um local escuro ou com uma péssima combinação de cores.

Branco – A cor mais usada na decoração porque é a mais simples de combinar. Ela só não vai bem com móveis totalmente brancos pela questão tom sobre tom, mas todo o resto de combinações são permitidas. Significa paz, harmonia e também inocência e pureza.

Cinza – Para muitos estudiosos astrais, o cinza quer dizer medo e depressão. Algumas pessoas leem esta cor em decoração como estabilidade e sucesso. Já outras, leem como uma forma fácil de combinar. Assim como o branco, combina bem com quase todos os tons de móveis para casa.

Vermelho – O significado do tom vermelho é bem claro: paixão, amor, romance. Muitas pessoas usam esta tonalidade para decorar quartos de hotéis com suítes de casal por acreditarem que é uma cor bacana para o uso. O tom claro é mais voltado para a paixão, já o escuro para o requinte e elegância.

Verde – Esta cor é comumente associada à saúde, energias positivas e esperanças.

Amarelo – Transmite calor, ao mesmo tempo que deixa passar energia e alegria e por isso, é uma cor bem bacana.

Azul – Considerada uma tonalidade que transmite seriedade, por isso é comumente usada em quartos, salas e escolas. É uma cor que ajuda na concentração e é bem bacana para se usar em escolas também.

Usando Cores Fortes na Decoração

O segredo para saber usar as tonalidades fortes na decoração é saber o que as cores podem transmitir e assim escolher a cor correta para usar. Apesar de qualquer cor poder ser usada em qualquer local, sempre há boas dicas para combinar melhor e transmitir uma imagem bacana do espaço. Confira a seguir algumas dicas:

Cores Fortes na Sala

Já é bem comum na decoração usar cores fortes em uma sala de estar. Elas podem estar em uma parede apenas ou nas quatro, a escolha é sua. Para que não fique gritante, basta usar móveis claros, sendo da mesma cor da parede em tons mais claros ou não. Móveis brancos são um ótimo contra ponto em decoração de sala com paredes em tom forte porque ajudam a dar a iluminação necessária que a parede não vai trazer ao espaço. Cores bacanas para sala são os tons vinho, violeta, roxo, amarelo e verde. Quanto mais forte, mais moderna vai ficar a sala de estar.

Cores Fortes na Sala

Cores Fortes na Sala

O cuidado aqui deve ser maior apenas na decoração, para que a sala não fique escura. Porém, nada que um bom lustre ou luminárias mais intensas em potência não resolvam. O cuidado deve ser redobrado na cor da sala, caso seja usada nas quatro paredes, pois o tom muito forte pode deixar o aumente claustrofóbico. Para fugir de tal problema em ambientes pequenos mas sem perder a sua cor preferida, use uma parede apenas, que pode ter textura para esta ganhar mais destaque ou não. Deixe o teto claro, pintando as paredes coloridas ou não para ajudar na amplitude do espaço.

Cores Fortes na Decoração de Quarto

Usar cores fortes no quarto é bem bacana para usar mais a criatividade. O segredo para não errar pode ser usar uma temática como flores, com pequenos objetos decorados em prateleiras e mesas de cabeceira, romântica com fotos e ai se escolhe um tom que combina com seu tema. Este é o grande segredo dos decoradores e simples de seguir: escolha um tema, pinte as paredes e depois procure objetos em lojas de produtos para decoração que possam satisfazer seu sonho. Os móveis sempre devem seguir a tendência da cor. Para não errar, use a famosa regra do tom sobre tom: paredes escuras pedem móveis claros e o inverso é verdadeiro. Este é um segredinho que faz você não precisar pintar a parede de novo sempre que trocar os móveis ou trocar tudo quando quiser uma cor de parede diferente. Basta observar a cor dos seus móveis e buscar algo que combine. São cores bacanas para usar na decoração de quarto: vermelho, cinza grafite, roxo, lilás, rosa pink com branco, o branco puro, bege, amarelo, violeta, dentre outras.

Cores Fortes na Cozinha

Todo cuidado é pouco quando se fala em pintar as paredes da cozinha. Existem tons que combinam bastante com este cômodo, mas outros que causam um efeito estranho. Você sabia que o amarelo dá uma sensação de fome? A cor aumenta a sensação de desejo. Logo, se há a vontade de perder peso esta não é uma boa pedida. Preto em cozinha também é uma cor que escurece e dificulta a limpeza. Por isso, é um tom a ser usado que deve ser repensado também. Quanto mais claro, mais bacana na cozinha porque aumenta a amplitude do cômodo (já que cozinhas tendem a ser pequenas e com muitos móveis) e dá uma maior sensação de limpeza. Você pode usar o branco caso queira um ambiente claro como tom predominante, usando um tom mais escuro em uma parede. Pode ser um tom forte para dar destaque em azulejos ou na parede original mesmo. Basta usar a criatividade e o bom senso na combinação dos móveis que sua decoração vai arrasar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *