Escolher torneiras para a pia da cozinha é de fato uma tarefa desafiadora e exige o seu tempo e atenção. Atualmente, com tantas variedades de torneiras chegando ao mercado, você não terá problemas em encontrar uma torneira que combine com a decoração da sua cozinha.
Torneiras são em sua maioria disponíveis com um ou dois dispositivos para controlar a saída e a temperatura da água. Ao selecionar o tipo de torneira, considere o fato de que ela o fluxo de água em direção ao centro da cuba. Uma boa torneira para a sua pia de cozinha deve ser uma que dure por um longo período de tempo e tenha um baixo custo de manutenção.
Escolha uma torneira que se adapte bem ao restante da decoração da sua cozinha e que seja durável. Outro fator importante, é comprar uma torneira que não corra o risco de ficar gotejando e assim, desperdiçando um bem tão precioso quanto a água. Conheça a seguir alguns tipos de torneira.
Torneira com Válvula de Bola
Um tipo único, a torneira com válvula de bola é comumente usada em pias de cozinha. Foi também o primeiro tipo de torneiras que surgiu. Sua alça única se move sobre uma tampa arredondada em forma de bola, acima da base do bico da torneira, a bola de plástico controla o corpo torneira, tanto o fluxo quanto a temperatura da água. No entanto, esse tipo de torneira contém um grande número de peças e tende a vazar mais do que a outra torneira.
Torneira com Válvula em Disco
O mais recente tipo de válvula para torneira possui uma única alça ao longo de um amplo corpo cilíndrico. Nesta variedade de torneiras, há um cartucho largo que possui dois discos de cerâmica, no tempo de uso, estes discos se posicionam uns sobre os outros para controlar a temperatura e fluxo de água. Uma das melhores características desta torneira é que ela não exige muita manutenção.
Torneiras de Compressão
Uma das mais antigas variedades de torneiras para pia de cozinha, as torneiras de compressão são identificadas por separar a manipulação de água quente e fria. Ela possui uma alavanca dupla, que requer que as alças sejam levadas para baixo e assim cessar o fluxo de água. Em uma variedade menos cara, ela funciona em uma haste de compressão, que é um tipo de parafuso com uma arruela no final, pressionando contra um assento de válvula.
Agora você já sabe como acontece o funcionamento das torneiras, e então poderá escolher uma que seja a ideal para a sua cozinha. Depois disso basta escolher o visual da peça. Veja nas imagens abaixo dois modelos de torneira em relação a aparência:
Observe que na imagem à esquerda temos uma torneira em estilo vintage, que combina com cozinhas decoradas com esse mesmo estilo. A peça é dourada e seu design é mais clássico. Já a torneira à direita mostra um design completamente moderno e inovador, combinando perfeitamente com decorações modernas e também naquelas inspiradas na Art Déco.