Ultimamente observamos que as casas e apartamentos estão com uma metragem casa vez menor. Com isso, os dormitórios também sofreram redução de medidas, e começaram a surgir dificuldades para decorar e colocar móveis no espaço. Para esses casos, uma boa alternativa encontrada por arquitetos e decoradores é a utilização da cama suspensa.
Normalmente essa é uma sugestão mais usada no quarto de crianças e adolescentes, e consegue criar um ambiente harmônio, confortável e mais espaçoso. Se a instalação de uma cama suspensa vai ser cogitada, é necessário verificar o pé direito do quarto, as paredes disponíveis, onde o móvel será fixado, etc. Além disso, é preciso levar em consideração a altura do quarto, já que entre a cama e o teto deve ter espaço o suficiente para que uma pessoa consiga ficar sentada sem precisar curvar a cabeça.
No caso de crianças e adolescentes, esse espaço deve ser calculado com todo cuidado, pois eles podem crescer e a cama suspensa pode se tornar desconfortável. Há apartamentos em que as camas suspensas estão sendo utilizadas em quartos de casal também, para conseguir uma melhor distribuição de aproveitamento do espaço. No caso das crianças, como a cama está no alto, elas acabam tendo mais espaço para brincar e para colocar outros móveis, como armários de roupas, penteadeiras, escrivaninhas, prateleiras, gaveteiros e outros objetos.