Condomínio de agroenergia: Cidade No PR mostra Que é Possível Crescer De Forma Ecologicamente Sustentável
Em tempos ecologicamente corretos, um condomínio de pequenas propriedades rurais no interior do Paraná é um exemplo de como é possível aliar produtividade com um ambiente ecologicamente equilibrado, e de quebra, aumentar a renda de centenas de famílias que dependem economicamente da agricultura familiar.
Em novembro de 2010, foi construída em Marechal Cândido Rondon uma Micro Central Termelétrica (MCT), usina que recebe o biogás produzido por 41 pequenas propriedades na zona rural, vindo por meio de um gasoduto.
Trata-se do Projeto Condomínio de Agro energia para a Agricultura Familiar, desenvolvido pela Coordenadoria de Energias Renováveis da Usina Hidrelétrica de Itaipu e com parceria de diversas entidades, com a execução da Prefeitura da cidade e da Superintendência de Obras da Itaipu Binacional.
Dessa forma, os dejetos da agropecuária produzidos pelas pequenas propriedades rurais do condomínio de agro energia se transformam em energia veicular, térmica e elétrica, sendo que o seu excedente será vendido à Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica).