Dentre os utensílios domésticos mais bonitos – e também os mais práticos – as linhas oferecidas por diversas empresas em artigos aramados são, sem dúvida as primeiras da fila.
Aramados são aqueles artigos que nos auxiliam no dia a dia e que são feitos de espécies de metais, ou muitas vezes arame mesmo, normalmente tratados e finalizados com aspecto cromado, o que dá beleza e brilho a este tipo de artigo.
É possível encontrar aramados em guarda-roupas, gavetas e muitos outros móveis, mas o lugar mais comum para esse tipo de peça, é de fato, a cozinha, onde muitos dos utensílios têm de ser, além de bonitos e práticos, também de fácil limpeza e aparência mais clean. Muitas vezes confundidos com ferro, os aramados servem para divisórias e suportes – como as bases das gavetas, ou mesmo as divisórias dentro das gavetas -, peças para secadores de louça, porta guardanapos, suportes para taças, copos, taças e garrafas. Além de todas essas utilidades na cozinha, os aramados também são encontrados em peças para a área de serviço, como suporte para produtos de limpeza, ou mesmo suportes para secar a roupa, ou então como suporte de base para lixeiras e outros tipos de materiais mais pesados.
Na hora de escolher os aramados para a cozinha – ou outras peças da casa – o fator que realmente deve ser levado em consideração não é só a beleza ou o preço das peças, mas, principalmente, a sua qualidade.
Por ser baseado em ferro, mesmo que revestido em cromo, como a maioria destes materiais é, se não forem de boa qualidade, os aramados podem enferrujar, dando não apenas um aspecto sujo e descuidado ao ambiente onde estão, mas como também podem trazer doenças através da ferrugem acumulada.
Por isso, muitas vezes vale mais a pena pagar um pouco mais caro pelo material primário e conservá-lo por muito mais tempo, do que optar por algo mais barato que terá de ser trocado em alguns meses.
Para a boa conservação de todos os aramados, no entanto, recomenda-se que eles fiquem em áreas livres de água ou umidade – e para aqueles que são usados exatamente com fins de secagem de outros materiais, como secadores de louça, ou suporte para secagem de roupa, se recomenda que eles sejam secos depois de usados – à mão, com um pano seco, nunca ao sol, que pode desbotar a peça, ou então criar bolhas nela, dependendo da qualidade do material usado.