Rotina de Limpeza do Banheiro

Limpar banheiro é, das tarefas domésticas, a mais trabalhosa. O cômodo cheira mal, suja com facilidade e não é nada agradável de limpar depois de um bom dia de uso. Mas se precisa ser feito, o melhor é tornar a tarefa o mais agradável possível. Como? Com alguns truques básicos, como higienização com eficiência e tornar sua visita com kit de limpeza o mais breve possível.

Lavar Todos os Dias é Importante

Não tem como fugir disso. Se tem uso, o banheiro deve ser lavado ao menos uma vez por dia. Se uma pessoa mora sozinha, a cada dois dias é o ideal, mas não há como não deixar de lavar. A urina tem um cheiro forte e impregna no vaso, causando manchas bem difíceis de remover. Pasta de sente e sabonete ao lado da pia do banheiro endurece e deixa um aspecto de banheiro publico no espaço. Fios de cabelos, quando acumulados, entopem o ralo. Não tem como correr da pia.

Lave a Pia com Uma Esponja de Prato

Se você lava a pia do banheiro todos os dias, precisa apenas de uma esponja com sabão neutro ou ainda muita água e deixar secar ao vento (causa manchas, mas não tem problema se for mármore, por exemplo). Lavar a pia todos os dias garante menos acúmulo de sujeira, o que é bacana porque torna o seu trabalho mais fácil. Uma dica: lave pela manhã mas apenas depois de todos os usuários saírem de casa. Isso garante uma limpeza por mais tempo.

Deixe sua Parede do Banheiro de Molho

http://www.youtube.com/watch?v=v3MsLYjIw38

Não adianta lutar com a sujeira quando ela já faz parte do piso e revestimentos de parede. No caso do banheiro, com uso constante, é bem comum. Em especial quando shampoo e espuma de sabonete secam, tornando-se sujeira e nada agradável ao visual.

Para não fazer força demais ao esfregar, uma boa pedida é jogar água e deixar a sujeira ir se removendo sozinha. Jogue água com sabão e deixe agindo por alguns minutos. Da mesma forma como você faria com a roupa, a sujeira deve largar mais rápido. Em seguida jogue água e esfregue, vai sair com mais facilidade.

No Piso, Varra Primeiro

Muita gente prefere ir logo jogando água, mas não é indicado em caso de banheiros. Dá menos trabalho, mas você poderá jogar detritos como papel e tampas de pasta de dente direto para o ralo, se este for mais rápido. O melhor é, portanto, varrer primeiro para remover o grosso e só depois lavar com água corrente. Para o dia a dia, um pano úmido com desinfetante para deixar um aroma agradável no espaço é uma boa pedida.

Deixe a Janela Aberta e Porta por um Tempo

Durante o uso, é preciso fechar pela privacidade mesmo. Mas quando a maior parte dos moradores saírem de casa, o melhor a fazer é deixar tudo aberto. Isso garante a circulação de ar e evita umidade acumulada, causando manchas e criando um ambiente perfeito para mofo e outros problemas comuns em espaços úmidos como o banheiro.

Troque o Saco do Lixeiro Todos os Dias

Mesmo que não esteja cheio, quando aberto, ele emana mal cheiro. E uma vez por semana lave o próprio lixeiro também, com água corrente e um pouco de água sanitária para garantir a sua desodorização adequada e evitar o acúmulo de bactérias. Você pode usar uma esponja apenas para ele, pois há lixo no item e não é bacana ajudar no transporte das bactérias.

Use Desodorizadores de Ambiente

Dias Certos Para Limpar

Dias Certos Para Limpar

São práticos, funcionais e ótimos para manter o aroma agradável do banheiro. São boas dicas: pastilhas sanitárias para vaso, spray para colocar do lado do vaso e desodorizador automático, com pausas em intervalos regulares para soltar spray com bom aroma na casa. São uma boa dica para manter o aroma agradável do ambiente.

Mude de Tapete Uma Vez por Dia e Prefira os de Tecido

Não adianta: tapetes molham, e por isso a troca é necessária. O bacana é investir em dois ou mais tapetes para serem usados no espaço, com uma troca no fim do dia ou começo da manhã, depois que a maior parte das pessoas já usar o cômodo.

Os de plástico tem uma desvantagem: eles não secam os pés e ainda acumulam sujeira. Basta uma pessoas pisar no revestimento do chão molhado, e vai se tornar terra e manchar tudo. Os de tecido já retém a sujeira com mais eficiência, por isso são os mais indicados. Vale a pena investir em tapetes de banheiro se você quer um cômodo cheiroso e limpo.

Convide as Pessoas a Limpar seu Gasto

Deixe um kit de limpeza atrás do vaso e sempre um pano limpo para o usuário mais bagunceiro enxugar sua água de uso. Isso garante um ambiente ao menos estável, sem tanta sujeira.

Químicos Para Usar na Limpeza Pesada

Limpeza seu Seu Banheiro

Limpeza seu Seu Banheiro

Se o problema é uma falta de uma boa limpeza há um bom tempo, alguns produtos químicos são ótimos para auxiliar no problema. Confira alguns:

Soda cáustica – para entupimento em vasos, não tem melhor. Ela remove sujeiras antigas e age derretendo tudo o que tiver entupindo seu ralo ou sua bacia sanitária. O uso é simples: com luvas, coloque algumas pedras (vendido em armazém) com água fervendo e deixe agir. Depois de em média 20 minutos, é só dar descarga que o banheiro vai voltar a ter vasão de água.

Ácido muriático – louça mudando de cor, azulejos ou cerâmica? O ácido é a solução para uma parte dos seus problemas. Com luvas e garantindo que ninguém vai usar o cômodo, coloque na parte desejada e deixe borbulhar. O aroma não é dos mais agradáveis, mas dá para suportar sem chegar perto por um tempo. Depois é só lavar com água e sabão que tudo vai ficar normalizado.

Água sanitária produto barato, não tem igual para remover sujeiras antigas (o grude mesmo de anos de não lavagem). O cheiro é forte, então borrife nos locais de difícil acesso, cuidado com a roupa porque ele mancha e deixe o produto agir. Em menos de vinte minutos você pode voltar para o uso normal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *