Fritadeiras a Ar Quente Funcionam?

É difícil encontrar uma pessoa que rejeite uma fritura, seja um salgadinho, uma carne ou as deliciosas batatas fritas. E todo mundo come sabendo que esses alimentos fritos fazem mal à saúde. E então, o que fazer ? Abrir mão dessas guloseimas em nome de uma boa saúde ou comer mesmo assim e deixar para que o corpo reclame? Nem um, nem outro, a solução seria uma outra e o seu nome é fritadeira elétrica.

A fritadeira elétrica ou de fritadeira de ar quente é uma novidade tecnológica, que promete tudo frito usando somente a circulação de ar muito quente. Neste caso, as batatas fritas perderiam 80% da gordura e deixariam de ser tão nocivas à saúde. Porém, não existe um acordo ao 100% sobre a eficácia da fritadeira a ar quente.

A Proteste, que é uma associação que cuida dos direitos do consumidor, afirma que na verdade, o que se obtém com o uso da frigideira a ar quente é um alimento “com textura de assado” e não frito como é prometido. Segundo a associação, é bem fácil observar essa afirmação, principalmente, fritando batatas no aparelho.

Entenda Como Funciona a Frigideira a Ar Quente

  • Para fritar um quilo de batatas, por exemplo, basta somente 1 colher (de sopa) de óleo. Com o ar quente e uma tecnologia de sistema giratório, as batatas ficarão fritas de forma uniforme. Elas sairão douradas e crocantes de dentro do eletrodoméstico.
  • Você fica sabendo quando as suas batatas ou outro alimento estão prontos graças a um timer. O que seria uma grande vantagem, já que as frituras no óleo no fogão devem ser vigiadas de perto para não queimar.
  • Não há necessidade de jogar fora óleo o que é um ponto positivo pensando na preservação do meio ambiente. E uma economia por usar menos o produto no bolso e para saúde.
  • Menos óleo significa menos teor calórico e também melhor para não subir o colesterol ruim. Sem falar que acaba o problema de comidas encharcadas de óleo.

Como são as Fritadeiras a Ar Quente

  • A parte interior desse eletrodoméstico é feita em material antiaderente e a parte externa de aço inox.
  • Ele possui um filtro localizado na tampa que serve para evitar que o cheiro do alimento se espalhe. Vale ressaltar que para que o aparelho funcione bem é necessário sempre depois de usá-lo lavar muito bem.
  • A sugestão é comprar fritadeiras de ar quente somente quando possuírem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
  • Possui um termostato que avisa quando o aparelho está com a temperatura certa para fazer a fritura.

Como foi dito anteriormente é necessário fazer a limpeza corretamente para que a fritadeira a ar quente esteja perfeita na hora de usar. Dicas:

  • Só faça a limpeza quando tiver certeza que o aparelho está completamente frio.
  • As peças que podem ser retiradas devem ser lavadas com detergente e esponja macia. Elas também podem ser lavadas na máquina de lavar louças. Todas as demais peças devem ser limpas com um pano úmido macio e limpo.
  • A fritadeira nunca deverá ser colocada diretamente na água.

Como o Proteste Avaliou a Fritadeira a Ar Quente: Saiba

Depois dos testes cabíveis para avaliar o funcionamento da fritadeira a ar quente e se ela realmente cumpria com que o fabricante promete, o Proteste resumiu que o produto não cumpre 100% o que promete.

No que diz respeito a promessa de não exalar cheiro de fritura, deixar os alimentos mais saudáveis, não deixarem a cozinha suja e fazer produtos crocantes, o Proteste avalia como positivo o resultado. Sim, as fritadeiras a ar quente funcionam nestes quesitos, como o prometido.

Porém, para o órgão de defesa de consumidor, o problema está na textura dos alimentos. As batatas fritas, por exemplo, saem como cozidas ou assadas.

Resumindo, o Proteste não avalia como negativo produto, mas alerta ao consumidor o resultado final, que não é exatamente aquele esperado. Principalmente, no caso das batatas fritas elas não ficarão nem com o gosto e nem com a textura daquelas que forem preparadas em óleo na panela.

Veja Como Usar a Fritadeira a Ar Quente!

Se mesmo assim você está convencido de que os benefícios serão o suficiente, veja como é simples de usar a fritadeira. Claro, o produto vem acompanhado com um manual, bem simples, assim como o seu funcionamento.

  • O alimento deverá ser colocado em uma espécie de gaveta, no cesto que fica no seu interior e junto, coloque somente uma colher (de sopa) de óleo.
  • A temperatura será controlada antes de que ela comece a funcionar e a escolha deverá ser feita com base no que está sendo preparado. No manual você encontrará o tempo necessário para cada um dos alimentos.
  • Também dá para usar a fritadeira a ar quente para descongelar alimentos. Algumas marcas vão além e dizem que você pode fazer doces como cupcakes e brownies usando o mesmo eletrodoméstico. Você fica sabendo como usar para o demais pratos, sempre no manual de instrução. A maioria dos modelos ainda acompanha um pequeno livro de receitas.
  • O preparo feito na fritadeira não costuma ultrapassar 30 minutos. Tempo que varia de acordo com o que está sendo feito. As batatas fritas, por exemplo, levam somente 15 minutos para ficarem prontas.
  • As vantagens além do alimento são a falta da sujeira, normal na fritura com ele sobre o fogão e também a facilidade para lavar as peças, que podem ir à máquina de lavar louças.

Em resumo, muito se reclama, principalmente, é o resultado das batatas fritas, que parecem ter saído do forno. Por outro lado, algumas pessoas dizem que a diferença das batatas é compensada pelo que já foi dito anteriormente e também porque é ótima para preparar outros alimentos de forma mais saudável. Porém, uma coisa é certa, o resultado não é igual a de um alimento que foi mergulhado dentro do óleo quente e não precisa muito para perceber isso.

Atualmente, você pode encontrar alguns modelos de fritadeira a ar quente que dispensam completamente o óleo porque usam a tecnologia de infravermelho. Um exemplo desse modelo pode ser encontrado da marca Philco.

Para quem procura uma opção que tenha bastante espaço, a Actifry da Arno faz um quilo de batata de uma única vez. Se preferir uma fritadeira que tenha a função para descongelar alimentos também, a Cadence possui o modelo Light Fryer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *