Como Usar Jornal Para Limpar Vidro

Os vidros sempre dão um trabalho extra para limpeza diária do lar doce lar, as donas de casa bem que sabem o quanto é difícil deixá-los limpos, brilhantes e acima de tudo, transparentes. Tem dona de casa que diz que faz tudo, menos limpar as janelas. Mas, será que não tem como dar um jeito de tornar essa tarefa menos difícil?

Porém, não tem como escapar do serviço e neste caso, algumas dicas podem facilitar a vida e tornar o duro trabalho, um pouco menos “doloroso”.

Um dos grandes problemas de não se conseguir fazer uma boa limpeza nos vidros é o uso de tecidos que acabam limpando e sujando ao mesmo tempo, deixando muitos fiapos para trás e isso não é legal. Então, como resolver o problema? Trocando o velho e não tão bom tecido por jornais na hora de limpar os vidros.

Por Que Vale a Pena Limpar Com Jornais?

  • Para começar, o jornal é bem barato e você vai ter sempre algum vizinho descartando ou na sua casa mesmo, depois da leitura.
  • A segunda vantagem do jornal é que diferentemente do pano, não será necessário lavá-lo depois do uso, bastará jogar no lixo e pronto, assunto resolvido. Bom ainda, é que o jornal é reciclável.
  • Como nem tudo é vantagem, vejamos as desvantagens: o fato de não ser tão simples, mas nem muito complicado, segurar um punhado de jornal molhado nas mãos; a tinta que ele poderá soltar nas suas mãos (facilmente lavável, não se preocupe).

Dicas: Sabia que o melhor dia para limpar as suas janelas são aqueles nublados? Nos dias de sol, a janela secará mais rápido e isso poderá ocasionar manchas no vidro.

O Jornal Como Novo Pano Para Tirar Poeira

Algumas pessoas apostam que o segredo do jornal ser uma boa maneira para fazer a limpeza dos vidros está na tinta usada na impressão. Sendo a base de petróleo possui uma “lixa leve” e isso ajuda a fazer dele um limpador mais eficiente o que o tecido, que não tem o mesmo produto.

Porém, basta pegar o papel para sentir a sua textura arenosa, que obviamente, ajuda na retira da sujeira.

Alguns arriscam a dizer que o papel toalha e o jornal são primos próximos, mas na limpeza, o segundo ainda continua sendo mais eficiente para deixar os vidros brilhando. Sendo eles de superfície lisa, não se corre o risco de que a tinta fique nele, o que aconteceria se fosse na madeira, por exemplo. O que temos é um casamento perfeito para limpeza: jornal e vidro.

Uma dica valiosa para que a limpeza das janelas de vidro não se torne um grande sacrifício é que ela seja feita regularmente. Quanto mais tempo se demora a limpar, mais sujeira se acumula e mais difícil ficará a limpeza, mesmo com a ajuda do jornal.

As receitas caseiras são ótimas e funcionam bem para acompanhar o jornal na limpeza, o que não quer dizer que os produtos comercializados para esse fim não funcionem. Todas funcionam, uns com mais eficácia e outros menos. Porém, ao usar os produtos de supermercado tenha atenção para que eles não caiam sobre nada de madeira, eles podem alterar o verniz ou a pintura do móvel ou outro objeto.

Técnicas Para Limpar as Janelas e Não Perder Tempo

Anote as dicas valiosas que podem ajudar na hora de limpar as janelas da sua casa:

  • O primeiro passo é tirar a poeira com um pano, principalmente, se onde você mora, ela for se acumulando mais facilmente.
  • Limpe um dos lados da janela com o jornal fazendo movimentos horizontais e o outro lado com movimentos verticais. É um modo de verificar com maior facilidade se ficou algum tipo de mancha.
  • Caso a janela seja muito grande, um rodo com cabo longo pode ser a solução para se chegar até o alto, também dá para usar rodo com esponja e fazendo a limpeza de cima para baixo.
  • Pequenas arranhões podem ser eliminados usando pasta de dentes nos lugares em que eles aparecem.
  • Como foi dito anteriormente, planeje a limpeza das janelas para dias de previsão de tempo nublado, a luz do sol interfere de forma negativa na hora de secar.
  • Os cantos podem ser limpos com cotonetes ou escova de dentes macia.
  • Se quiser deixar o vidro da sua janela com mais brilho, depois da limpeza dá para usar apagador de quadro-negro, limpo, ou tecido de algodão. O jornal também serve para dar brilho no final da limpeza e ainda deixa uma “proteção” dificultando a chegada da sujeira.
  • A limpeza deve ser feita de cima para baixo.

Dicas Extras de Limpeza

1- Banheiras: Para o ralo é bom usar um solvente mais forte, mas você também pode usar o vinagre e deixá-lo sobre o ralo, coloque um papel toalha para mantê-lo. Quando o papel estiver seco, pingue mais gostas de vinagre e use uma esponja para limpeza.

2- Chuveiros: Os minerais costumam obstruir as saídas do chuveiro, o vinagre também serve para retirá-los, basta misturar o produto com água, retirar o bocal do chuveiro e colocá-lo de molho, pelo menos durante 20 minutos. Esfregue e pronto. No caso de bocais, esse tempo deve aumentar para 1 hora e o ideal é que seja usado água quente. Caso seja necessário, faça mais uma vez para que a limpeza seja completa.

3- Cortinas do box ou revestimentos: Você pode retirar usando o vinagre, coloque em um borrifador e use nas cortinas e revestimentos do box pelo menos duas vezes por semana. Não precisa fazer mais nada, basta borrifar e deixar que sai naturalmente. Caso já existam manchas, faça uma basta com vinagre e bórax e esfregando retire-as. Depois enxague e tudo pronto.

4- Pias: Para retira o calcário que fica depositado em torno da torneira e na pia do banheiro, basta encharcar uma toalha de papel com vinagre e depois colocá-la junto ao que deverá ser retirado. Deixe que a toalha seque e aguarde mais uma hora, depois use uma esponja úmida para retirar o calcário.

5- Vasos Sanitários: Para limpá-los é bem simples. Basta colocar vinagre, em abundância, dentro do vaso e deixa agir por 30 minutos. Coloque bicabornato de sódio em um borrifador e passado os 30 minutos, use também o produto. Com a ajuda de uma escova de limpeza de vaso sanitário, esfregue os dois produtos juntos e dê descarga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *