Veda Calha – Cola de Plástico

Existem muitos materiais de construção que são desconhecidos por muitas pessoas que são leigas nesse assunto. Esses materiais funcionam como o corpo e a estrutura de quaisquer obras da engenharia civil, e possui diversas variações a respeito de sua função, origem, estrutura e composição.

Entre esses materiais citados, há o veda calhas que é muito utilizado no momento em que se instalam calhas e rufos. Esses produtos são encontrados no mercado como um adesivo que possui na base um tipo de borracha termoplástica, que em algumas situações pode ser complementada com alguns tipos de resinas sintéticas, solventes orgânicos e outros aditivos que conferem ainda mais a característica eficiente desse item.

O veda calhas funciona basicamente como as massas de silicone que servem para vedar janelas, porém sua constituição química permite que a massa de silicone funcione ainda mais eficazmente na vedação, se adaptando totalmente à altas temperaturas e altas umidades em que o telhado pode ficar exposto, proporcionando ainda mais durabilidade ao produto.

A utilidade do veda calha, assim como o nome já indica, é conseguir vedar calhas, talhas, pingadeiras galvanizadas, entre outros itens, sem que seja necessário o uso de solda. Além dos que já foram citados, esse produto também pode ser utilizado em outros tipos de superfície, como madeira e metal, além da utilização nas juntas dos condutores do ar condicionado e em sistemas de ventilação. O veda calha pode ser utilizado também no setor automotivo, como em caminhões baú, por exemplo, já que não podem levar solda.

Utilizar o veda calhas oferece inúmeras vantagens. Entre elas, a facilidade de aplicação, já que em geral esse produto é vendido em embalagens muito simples e de fácil manuseio, fazendo com que seja necessário apenas um aplicador de silicone para que a aplicação seja feita corretamente.

Outra vantagem é o fato do produto conseguir fazer a união e preencher folgas ocasionadas pelo modo que as calhas foram posicionadas. O produto também pode receber tintas, desde que a pintura seja feita após o final do processo. Sua impermeabilidade também é um ponto muito positivo, além da alta resistência que já foi citada.

O preço desse tipo de produto varia bastante, principalmente em função dos diferentes tamanhos e marcas. Podem ser encontrados veda calhas com valor de dez até cem reais.

Como já foi dito, a aplicação do produto é bem simples, e é apenas necessário que a pessoa tenha um aparelho aplicador de silicone para utilizar. O primeiro passo é higienizar as superfícies que serão coladas, tirando qualquer tipo de resíduo como graxas, partículas soltas e/ou oleosidade, já que isso poderia interferir na aplicação.

Em seguida o produto já pode ser aplicado na forma de cordão entre as superfícies escolhidas e depois disso a pessoa deve permitir o maior contato possível de uma superfície com a outra, e ajustá-las corretamente antes que se inicie a formação de uma película.

Após isso é necessário que as peças permaneçam em contato, para isso deve-se pressioná-las de modo bem firme, para que a secagem ocorra completamente. Se caso, após a aplicação e secagem ainda existir algum excesso de produto, basta removê-lo com um pano úmido.

Grande parte dos veda calhas se adapta e funciona bem em peças de plástico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *