Problemas Mais Comuns na Reforma de Imóveis

Quando se pensa em reforma da casa bate sempre aquela insegurança porque começamos a imaginar não só trabalho, mas todos os problemas que podem surgir durante esse período. Paredes quebradas, entulho, muita poeira, bagunça são só alguns dos “itens garantidos” durante uma reforma. Não importa o tamanho e nem o tipo de imóvel é impossível escapar de imprevistos, problemas e a bagunça de uma reforma.

Para que toda a bagunça que sua casa ou imóvel comercial vão passar durante semanas ou meses valha a pena é melhor fazer um reforma bem estruturada e de preferência que um profissional, isto é, engenheiro ou arquiteto faça a supervisão.

Existe uma série de “pequenas coisas” pode causar um grande problema na reforma do seu imóvel. São situações bem mais comuns do que podemos imaginar e que não só geram desconforto, atraso na obra como acabam fazendo com que a obra custe mais do que o esperado. A seguir, você confere 5 problemas comuns em obras de imóveis, listados por arquitetos, que é possível evitar. Veja!

1- A falta de planejamento é um dos grandes vilões de quem está fazendo uma reforma de imóvel. Segundo os arquitetos, o maior problema de todos, sem dúvidas, é a falta de organização prévia. E as consequências podem gerar imprevistos que dão prejuízos financeiros e geram problemas graves.

Sem falar que toda falta de planejamento gera o atraso no cronograma e gastos extras. O que acontece com muita gente é a reclamação de que a “obra parece não terminar nunca” e que está “gastando mais do que imaginava”.

O conselho dos profissionais é de que o primeiro passo deve ser o planejamento, primeiro financeiro, incluindo a previsão dos materiais que serão necessários e pensar em um cronograma.

2- O segundo problema muito comum na reforma de imóveis é a ausência dos profissionais. Para um arquiteto tentar tocar uma obra sem ajuda de um profissional é um primeiro erro. Arquitetos e engenheiros conhecem bem o andamento de uma obra, conseguem prever problemas antes mesmo dela começar e principalmente sabem como gerenciar e sanar aqueles que ocorrem durante o trabalho.

É muito comum que problemas só sejam identificados depois de se quebrar uma parede, por exemplo, como a descoberta de uma coluna e a impossibilidade de continuar o que era previsto. É normal que tenha um cano bem no meio do caminho de algo que deveria ser mudado e que impossibilite de seguir adiante. Problemas que quando não se encontra uma solução imediatamente geram custos, atrasos e incômodos.

Outro problema muito comum que as pessoas acabam enfrentando durante uma reforma é em relação as plantas que não são “reais”. Isso mesmo, é bem mais comum do que imaginamos, os apartamentos não são “retratados” fielmente nas plantas. Acontece até mesmo nos apartamentos novos e nos velhos é mais comum ainda.

Quando se tem um profissional do lado na hora de reformar o imóvel, além de contar com os imprevistos, ele ajudará no cálculo do material que será necessário. Evitando gastos desnecessários. E outro ponto importante é avaliar e colocar em ordem os procedimentos da obra.

3- A compra de materiais pode acabar se tornando um grande problema durante a reforma de imóveis. Material não falta, a oferta é bem grande no comércio, porém, sem conhecimento, quem compra pode acabar percebendo que o “barato sai caro”.

O barato pode representar um custo extra porque a qualidade sendo muito inferior terminará na necessidade de reposição bem antes do previsto, do normal. Somente conhecendo bem os materiais dá para avaliar se vale a pena pagar menos. O valor deve ser considerado sim, mas não só isso, a qualidade também deve ser levada em conta.

Por outro lado, os arquitetos alertam que nem sempre pagar mais caro significa que foi comprado o que era adequado para sua obra. Por exemplo, você usa pedras brancas que são muito caras na pia da cozinha, quando na verdade elas não são adequadas porque não demora muito para que fiquem encardidas.

4- A falta de referências é um outro fator que era problemas na reforma de imóvel. Outro item mais comum do que você possa imaginar.

Nem sempre dá para contratar um arquiteto, mesmo assim, não vale a pena ignorar as referências. Buscar o mínimo de informação é essencial antes de começar qualquer reforma no seu imóvel. Quanto mais referências você conseguir, diminuir as chances de passar por um erro e melhor ainda, de sabê-lo enfrentá-lo e fazer com que a obra continue.

As dicas dos profissionais para buscar essas referências é tentar ver cômodos parecidos com aqueles do próprio imóvel e mudanças que foram feitas. Medir tudo, inclusive as portas, antes de sair colocando armários. Quando entrar em uma loja perguntar sobre cada um dos materiais, fazer isso em mais de um negócio para depois avaliar o que é melhor.

Preparar a casa para receber a obra com o máximo de informação possível: localização dos canos, de colunas que não poderão ser mexidas, pensar no que pretende fazer, tomar nota de tudo, ler sites de arquitetura e tudo o mais que for possível para prevenir problemas.

5- O entulho representa um grande gasto porque você deverá pagar para retirá-lo. São as famosas caçambas que devem ser chamadas para fazer a retirada. Normalmente, elas podem ficar de um dia para o outro.

Para evitar gastos extras, muito comum nessa parte da reforma de imóveis, converse com quem trabalha na sua casa. Contrate a caçamba somente quando tiver entulho suficiente para encher uma, antes disso, ele deverá ser colocado em sacos em algum canto. Os sacos usados em padaria são fortes e uma boa opção para colocar o lixo que deverá ser jogado fora.

Fique de olho também na sujeira durante a obra. O pedreiro pode acabar danificando ou sujando partes da casa que não deveriam ser mexidas.

Para evitar esse problema é necessário que durante a reforma, na falta de um profissional, você esteja sempre supervisionando o que está sendo feito e cuidando pessoalmente de proteger o que pode acabar sendo danificado.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • The space is a mix of pure lines and geometric forms, with hardly any furnishings or decoration to detract from the views.

    ugg アウトレット 17 de outubro de 2014 1:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *