Como Limpar a Casa Depois Da Reforma

O maior desejo de quem começa uma obra em casa é vê-la terminada. Para quem precisa conviver com a reforma então, não conta os dias, conta os segundos para ouvir o mestre de obras dizendo “amanhã está tudo pronto”. Quem consegue sair de casa durante o período de bagunça total, mesmo estando longe, não vê a hora de poder entrar de novo e ver tudo novinho. Enfim, é um período difícil para qualquer um, e principalmente, porque já imaginamos o quanto de bagunça os pedreiros vão deixar depois que forem embora. Não é segredo para ninguém que eles fazem o trabalho deles sem se preocupar com a bagunça e muitos, se tiram um espelho do lugar, nem mesmo o recolocam. Então, é melhor pensar em como limpar a casa depois da reforma, porque provavelmente a lista de tarefas será longa.

O ideal, dependendo do tamanho da reforma claro, é contratar alguém para ajudar na limpeza, porém, depois de uma obra, dificilmente o orçamento não vai estar apertado. Então, será você mesma que terá que colocar a mão na massa e fazer da sua nova casa um lar limpo e arrumado. Claro, que nada impede de pedir uma ajudinha a família e aos amigos.

Como Limpar a Casa Depois Da Reforma

Como Limpar a Casa Depois Da Reforma

Se Prepare Para Limpeza “Pós-reforma”

Antes de começar a limpar a casa depois da reforma, se concentre no que será necessário para fazê-la. Não tem nada que te faça perder mais tempo do que ter que parar a faxina para comprar um produto de limpeza. Para evitar essa interrupção, faça uma lista com tudo o que vai precisar e compre antes de iniciar.

Se você já tem todos os produtos de limpeza que vai precisar se concentre em você, isso mesmo, use roupas confortáveis e de preferência uma que se manchar com um produto de limpeza não te fará morrer de tristeza. Uma outra coisa, não perca tempo fazendo unhas e prenda bem os cabelos para que eles não tenham tanto contato com a poeira.

Se Prepare Para Limpeza “Pós-reforma”

Se Prepare Para Limpeza “Pós-reforma”

Primeira Dica: Tirando Os Móveis De Lugar

Essa é aquela parte que você terá que pedir ajuda a alguém, de preferência que tenha força. Não saia arrastando os móveis pela casa, com alguém, retire do lugar para limpar bem debaixo. Por mais que você tenha coberto tudo durante a reforma, a poeira de obra sempre encontra uma passagem e fica acumulada embaixo dos móveis. Então, não deixe nada sem vistoria. Se tiver pedacinhos de resto de obra use a vassoura para tirar e depois passe um pano úmido, se for mesmo só poeira, use o aspirador de pó.

Segunda Dica: Produtos Certos Para Limpeza Pesada

Nós já falamos aqui da importância de ter o produto certo para limpeza, mas tem um detalhe importante. Pode ser que você precise de produtos que não usa na faxina diária, como por exemplo, um solvente de tinta, para retirar aquelas gotinhas deixadas pelos pintores no piso. Uma solução especial para retirar os restos de rejunte pode ser necessária também, se for para limpar cimento seco que caiu no piso será necessário um produto a base de ácido muriático.

Sobre essa limpeza, atenção: Os rejuntes não podem ser lavados logo depois do fim da obra, leia as instruções do produto que você comprou. Pode ser que você tenha que deixar uma parte da faxina para depois.

Terceira Dica: Limpar Fazendo Prevenção

Já que se trata de um faxinão depois da reforma, aproveite para aplicar produtos que protegem o piso, como por exemplo, protetores e seladores. Neste caso, também é preciso uma orientação de um profissional para saber qual é o produto indicado para o seu piso.

Aliás, cada tipo de piso ou revestimento tem um produto adequado a ele. Os granitos, por exemplo, precisam ser limpos com produtos neutros, a tipologia multiuso pode acabar manchando de amarelo esse tipo de material.

Quarta Dica: Inclua Ferramentas Na Sua Lista

Você também vai precisar de ferramentas para limpar a sua casa depois da reforma, dependendo do que o seu pedreiro deixou para trás. Se ele não tirou nem mesmo o “grosso”, será necessário espátulas para tirar pedaços de cimento do piso, ferramente que não arranhe para limpar espelhos e esponjas apropriadas para limpar azulejos.

Isso tudo deverá ser somado como panos, baldes, bacias, vassoura, rodo e limpador de vidro.

Quinta Dica: Prepara-se Para Um Dia De Trabalho

Não pense que no dia de limpar a casa depois da reforma você terá tempo de preparar almoço ou janta. Por isso, faz parte da organização preparar alguma coisa para comer no almoço, porque também trocar de roupa sair e voltar para continuar é perder tempo. Não esqueça de ter água fresca e umas frutas é sempre bom.

Veja Agora Uma Dica De Sequência Para Limpar a Casa Depois Da Reforma:

  • Comece do fundo da casa e vá seguindo cômodo depois de cômodo. Se você tem pressa de entrar na casa, inicie pelos cômodos que serão usados logo de cara: banheiro, cozinha e quarto.
  • Comece a limpeza de cima para baixo, isto é, inicie do teto, limpe as paredes, azulejos, portas e janelas e por último as vidraças.
  • Comece da sujeira mais profunda para mais leve. Primeiro retire os restos de obra e só depois inicie com a vassoura e os panos para retirar poeira dos móveis.
  • Antes de iniciar qualquer limpeza, retire tudo aquilo que for para jogar fora e volte os móveis para o lugar.
  • Antes de passar o aspirador passe a vassoura para retirar a sujeira mais pesada.
  • Nos cômodos que não tiver móveis, se for o caso, aproveite para lavar o chão, caso o piso possa ser lavado.
  • Tenha vários panos para limpeza, porque não adianta passar um pano sujo para limpar.
  • Use tapete para limpar os pés nas portas dos cômodos que já estão limpo, de preferência, uma vez limpo, feche a porta daquele ambiente antes de começar o outro.
  • Se a reforma foi grande e em consequência a bagunça também é, se você não tiver uma pessoa para ajudar, se programe e faça em mais de um dia. Tentar fazer tudo num dia só vai te cansar e o resultado não será o esperado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu fiz e deu td certo obr

    Nayara 27 de janeiro de 2014 18:39

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *