Alicerce De Construção: Informações Importantes

Tudo que é construído precisa de uma base, para construções civis, por exemplo, a primeira etapa é o alicerce de tudo. Essa fase deve ser feita com muita atenção para que no seu imóvel não aconteçam rachaduras, ou problemas com umidade. É essencial que algum projeto seja feito e ele seja seguido à risca tanto em estrutura quanto vedação de estruturas, e tudo isso antes de dar inicio as paredes da casa.

Antes de tudo deve ser feito a alocação da casa, que pode ser feita com uma estrutura de madeira que pode ser erguida pelo lado de fora da casa que fique até a altura de onde será colocado o piso, e que também demarque o lugar onde serão colocadas as vigas.

Alicerce De Construção: Informações Importantes

Alicerce De Construção: Informações Importantes

Depois que as locações são feitas é hora de cavar as sapatas também, calcula-se a profundidade de acordo com o tipo de solo, que deve ser cavado até que chegue a parte firme de solo. Em seguida é colocado areia dentro deste buraco e uma caixa de madeira,  que sucessivamente irá receber toda uma estrutura em ferragens e depois uma esteira, essa última conhecida como pescoço.

Feita essa primeira estrutura, já pra colocar o concreto. Concretar as sapatas é importante, pois elas são à base da estrutura toda da casa, servem de base para as sapatas e todas as outras paredes do prédio que será construído.

Também é montada uma estrutura de madeira, que serve para receber o concreto, dentro desta forma também são colocadas estruturas de ferro, e isso tudo jê é pré estabelecido no projeto da estrutura da casa. Onde ficam explicadas as larguras das vigas, todo o diâmetro do material que serão usados na construção.

Como Fazer o Alicerce

O alicerce é a primeira estrutura de um imóvel, eles são compostos por cordões feitos de concreto e ferro onde sobre eles são construídas as paredes. Ao redor de toda a parte construída, o ferro das sapatas devem ser amarrados, sendo que as espessuras desses ferros podem variar de acordo com a estrutura do que será construído. Algumas medidas usadas são:

Para uma casa de dois pavimentos:

  • Estribos amarrados e dobrados com intervalos de 20 cm em 20 cm e o ferro podem ser 3/16.
  • Mais 4 ferros na horizontal que podem ser o de 3/8.
Como Fazer o Alicerce

Como Fazer o Alicerce

Ferragem Para Alicerces Em Casas

Como já sabemos que os alicerces ficam no mesmo nível que o solo, apenas alguns centímetros para cima das sapatas, o espaço entre as amarrações pode ser do tamanho dos tijolos, onde serão erguidas as paredes.

Como a largura do alicerce será a mesma do tijolo então sabemos que as malhas deverão ser um pouco menores. Devido ao tamanho do ferro a malha deve possui alguns estribos com a mesma medida e sempre amarrados com intervalos de 20 cm em 20 cm.

As malhas podem ser feitas todas de uma vez ou uma por vez por todo o terreno que será feita construção e esta deve ser feita observando sempre a seguindo as marcações. Dependendo do tipo de material que você esteja usando, por exemplo, para fazer a forma do concreto, é preciso a madeira para fazer a forma de todo a obra. E logo que a madeira é colocada os vãos já podem ser colocados com uma proporção de 1:3:3, que seria 1 cimento, para 3 de areia e mais 3 de pedra.

Observações Importantes

Atente-se há algumas medidas para realizar construções futuras, dá pra adaptar de acordo com o tamanho que você deseja, mas caso for erguer uma parede de 10 cm de largura (na realidade essa é a medida de um tijolo em pé), os estribos colocados devem estar a pelo menos 15 cm de distância um do outro, deve sempre haver uma pequena margem e uma largura um pouco maior da malha.

Outro fator importante é o de que a malha não se apóia diretamente na sapata, e sim é amarrada aos ferros que saem por ela. Essas medidas ficariam com uma altura de mais ou menos 5 cm ou 10 cm, e dessa forma o concreto deve se envolver em toda a parte de ferragens, sem que entre em contato com o solo.

Deixe as sapatas bem amarradas nas posições corretas de uma a uma, pois ao redor delas estarão as formas que vão moldar o concreto. Já a parte de cima da madeira deve ser nivelada, dessa forma os tijolos podem ser erguidos sem maiores problemas.

Os profissionais de construção entendem o valor e a necessidade do nivelamento, que podem ser feitos com um pedaço de mangueira ou até mesmo uma linha. Alguns ainda usam uma mangueira de material transparente com água dentro, dessa forma duas pessoas esticam ela de um lado a outro e assim elas vão acertando as madeiras que estejam fora das medidas do nível da água.

Feito o nivelamento corretamente, deve-se encher essas formas de madeira com concreto até a borda.

O Concreto

Para encher as formas de madeira, é usado o concreto gordo, com aquelas medidas de 1:3:3. Use um ferro para despejar o concreto ou um tudo que direcione ele até as formas, nunca o jogue do alto. Um jeito bom de compactar o concreto é dar uma sacudida na malha dessa forma dá pra evitar que alguma das ferragens se entorte por baixo.

Em alguns casos é necessário deixar alguns espaços, principalmente quando serão passados tubos de esgoto, dá pra fazer isso colocando canos de PVC por dentro das ferragens do alicerce, antes de jogar o concreto por cima.

Procure sempre um profissional capacitado para fazer as suas obras ou pelo menos auxiliar, o risco de que algo seja feito errado e futuramente provoque rachaduras nas paredes comprometendo toda a estrutura é muito grande, não arrisque!

Engenheiros civis e mestres de obra são capacitados, procure referências de obras anteriores deles e sempre acompanho e desenvolvimento da construção. Pergunte, tire duvidas, afinal de contas é o seu imóvel e você vai querer que tudo saia correto. Ninguém quer ter que se mudar por causa de problemas na estrutura da casa, e o alicerce é o principal item irreparável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reforma

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *