Vasos com Garrafas Pet

As embalagens plásticas fazem parte de uma parte bastante grande dos reciclados, sendo amplamente usadas, mas, se descartadas no meio ambiente, são capazes de causar um terrível dano, já que o plástico demora milhares de anos para se decompor. Por isso, usá-las na reciclagem é uma forma de limpar o ambiente desse lixo acumulado.

O plástico é um material bastante flexível e pode ser reusado de formas bem criativas. Existem milhares de ideias geniais para o reuso do plástico, especialmente das garrafas Pets com a intenção de gerar algo bonito e útil para comercializar ou somente para enfeitar sua residência ou estabelecimento comercial.

Vamos compartilhar uma enorme variedade de ideias de maneiras diferentes de reciclar as garrafas Pets transformando-as em lindos vasos e, desta forma deixar esse material poluente fora de ruas, rios e aterros.

Vasos Com Garrafas Pets

As embalagens PET estão constantemente em nosso dia a dia e acabam sendo responsáveis por aumentar o volume de lixo nos aterros sanitários e lixões de nossas cidades, provocando a contaminação do solo. Por isso, mandar para a reciclagem esses resíduos é de muita importância.

Ainda assim, infelizmente o processo de reciclagem não tem a capacidade de abarcar todo o material que é produzido através das indústrias. Então, os produtos artesanais acabam sendo uma alternativa excelente para minimizar a quantidade de plástico que é jogada fora e assim proporciona nova vida aos materiais.

Logo abaixo você poderá encontrar algumas ideias bem legais de como usar as garrafas PET abusando da criatividade.

a) Vaso Cristal: Materiais usados: 01 garrafa PET de 02 litros com material transparente, pois, como se pode observar, o vaso é Cristal – 01 tesoura grande com bom corte.

Passo a Passo:

– A primeira coisa a se fazer é lavar com bastante cuidado a garrafa, deixando-a completamente limpa e livre de qualquer resíduo de cola, removendo para tanto o seu rótulo. Caso seja necessário, passe um pano limpo com álcool para auxiliar na remoção.

– Na parte superior da garrafa, naquele local onde é colado o rótulo, faça vários picotes contando com cortes espaçados e retos em toda a sua volta. Corte sempre os segmentos na metade e,  depois, corte-os de novo ao meio para conseguir finas tiras com o tamanho igual.

– Com bastante cuidado dobre e pressione todas as tiras voltadas para fora, fazendo com que os picotes fiquem nivelados. Pegue a garrafa e deixe de cabeça para baixo e pressione numa superfície reta para deixa-las todas bem alinhadas.

– Para dar início ao acabamento, pegue uma tira e dobre por cima da seguinte e também por baixo das demais que se seguirão.

– A próxima tira precisa ser dobrada da mesma forma, entretanto, dessa vez coloque-a a por cima de 02 tiras e passe por baixo de apenas uma delas.

– Da mesma maneira que fez com a primeira tira, dobre a terceira. Após, dê continuidade no padrão até alcançar as três últimas, e para finalizar dobre uma tira sobre a outra, até que se complete o acabamento.

Em razão da falta de peso do plástico, ou seja, é muito leve, ponha no fundo do vaso algumas pedras decorativas, como pedra rolada, pedra brita ou cascalho. Quando se junta as pedrinhas, permite-se que através do vaso a luz brilhe, produzindo assim as cores mais belas.

b) Luminária Oriental: Através da criatividade se torna viável criar personalizadas e úteis peças. Esse tipo de luminária do Oriente se pode fabricar com facilidade, contando com o criativo toque dos ideogramas, deixando-a ainda mais bela.

Materiais Usados: 01 garrafa Pet transparente de três litros, 01 garrafa Pet de 02 litros, tiner, um pano limpo, tesoura, estilete, 01 lâmpada com 15 watts, um bocal juntamente com seu fio, 01 caneta preta esferográfica, 01 chapa de ferro com espessura de 13 mm, outra barra de ferro com diâmetro de 3 mm, 02 pinceis – um de número 16 e outro de número 06, tinta do tipo acrílica nas seguintes cores: Preto e vermelho escarlate, régua e lápis.

Passo a Passo: A primeira coisa a ser feita é lavar muito bem as garrafas usando o pano limpo e tíner para remover das mesmas a data de validade e lote e o rótulo. Esse passo deve ser efetuado em todo e qualquer trabalho feito com garrafas pet.

Usando a caneta esferográfica marque a garrafa maior, de 3 litros, até mais ou menos a altura que compreenda os 19 cm, partindo da linha que divide o fundo da garrafa. Nesta parte faça um corte utilizando primeiramente o estilete e, após, a tesoura para finalizar.

Com a chapa aquecida dê o acabamento diretamente na boca da garrafa e com a barra de ferro quente, faça um furinho no fundo da garrafa maior.

Remova o fundo da garrafa menor, fazendo com que fique somente 01 cm depois da marca. Nesta garrafa dê o acabamento usando a chapa quente. Após, faça outro furo no fundo e também na lateral usando a barra quente.

Pinte o fundo da garrafa e o corpo de vermelho escarlate. Aguarde até que esteja completamente seco e passe a decorar apenas a parte de fora usando os ideogramas. Ponha os moldes dos ideogramas na parte de dentro da garrafa, assim terá uma melhor referência para desenhar usando para isso a tinta preta. Aguarde a secagem.

Ponha o fio que será usado na luminária diretamente nos furos que foram feitos no fundo das duas peças de forma que o bocal esteja localizado no interior da peça maior. Para finalizar, passe pelo buraco lateral da menor garrafa o fio e no fundo enrosque um parafuso para que o mesmo fique bem seguro.

Essa peça pode ser usada como objeto de decoração em inúmeros lugares, inclusive quartos e salas, além de proporcionar um aconchego maior aos ambientes, deixando-os mais iluminados, discretos e convidativos.

Lembre-se que tanto um artesanato quanto o outro podem ser usados para presentear alguém querido ou até mesmo para a venda. Os materiais usados são bastante simples, por isso, não fica caro confeccionar nenhum dos itens.

Aprenda a fazer os dois modelos e dê uma cara nova à decoração de sua casa.

Existem muitas maneiras diferentes para você deixar o interior da sua casa bem bonito e elegante fazendo uma decoração diferenciada. Apesar de existirem diversos tipos de acessórios destinados a decoração de interiores extremamente caros, também é fácil de fazer um trabalho mais simples, mas nem por isso menos elegante.

A dica que deixamos para você é usar objetos feitos artesanalmente, muitas vezes através da reciclagem de coisas aparentemente inúteis. Colocar uma flor em qualquer cômodo da sua casa, por exemplo, pode ficar mais em conta se você optar por um vaso feito de garrafa pet. E não pense que estes vasos são feios, mesmo por que as garrafas são totalmente trabalhadas antes de virar um item decorativo para sua residência. A seguir uma galeria com alguns tipos bem interessantes de vasos com garrafas pet:


Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola, meu nome e Julia amei seu site vocês estão de parabéns …!

    julia 25 de junho de 2013 13:20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *