Clique e confira este rack com painel

Sanca de Gesso Para Decorar o Teto

As sancas de gesso são usadas em decorações feitas nos tetos dos ambientes dando  ao local um acabamento decorativo muito bonito, além de dá ainda um aspecto mais luxuoso e elegante para o ambiente. São ideais para locais como sala de estar, de jantar, banheiros, quartos ou em qualquer outro ambiente em que você queira fazer um rebaixamento de teto em sanca de gesso.

As sancas de gesso podem ser feitas em diversos modelos, tamanhos e formatos. Ela pode ainda se denominada de sanca aberta ou sanca fechada. Pode ser curva ou reta, ter iluminação direta ou indireta. Ou seja: varia de acordo com o gosto de um, confira a seguir algumas dicas.

Sanca em Gesso e o Acabamento Para o Teto

A ideia principal de usar sancas em gesso é adicionar mais estilo a decoração da sua casa. Uma decoração bem feita pode começar a partir do teto, basicamente as sancas em gesso oferecem acabamento para o visual do ambiente. A primeira coisa que devemos destacar é que existe diferença entre sanca e forro em gesso.

O forro se caracteriza por ser uma cobertura de gesso que geralmente fica rebaixada e mantém uma distância pequena em relação a parede. Já as sancas são acabamentos para o teto que possuem algum tipo de trabalho decorativo. Tem função de ornamentação do ambiente e em geral não existe um rebaixamento tão extremo como o forro. Podemos dizer que a sanca é uma espécie de moldura que fica entre o teto e a parede. Esse acabamento faz com que o forro ou a laje fiquem aparentes. Por fim o acabamento da sanca é uma ornamentação extra.

Tipos de Sancas em Gesso

Para quem está pensando em aderir as sancas em gesso para a decoração de sua casa é importante saber que elas são divididas em alguns tipos: aberta, fechada ou invertida. As sancas podem ter iluminação ou não, abaixo vamos explicar melhor cada um dos tipos.

Sancas em Gesso Abertas

Indicado para quem deseja ter uma iluminação mais assertiva em seus ambientes. Esse tipo de sanca geralmente apresenta uma abertura na sua parte central. Um acabamento que cria um ponto de luz indireta criando um aspecto interessante para os seus ambientes. Uma dica é que essa abertura para a luz pode ser feita a partir de linhas retas ou curvas.

Sancas em Gesso Fechadas

Nesse caso a sanca não possui aberturas de maneira a iluminação é feita a partir de spots embutidos na moldura. Um modelo de sanca em gesso que é mais simples de maneira que funciona bem em ambientes mais clean. Para que se criem pontos de luz no ambiente é interessante criar um projeto de iluminação. O ambiente pode ganhar ainda mais sofisticação com o uso de um belo lustre, por exemplo.

Sancas em Gesso Invertidas

Esse tipo de acabamento para o teto é feito da mesma forma que em sancas abertas, contudo, a abertura é pensada para dar destaque a superfície lateral e não para a iluminação. Um exemplo prático é quando se faz uso de um papel de parede marcante e se quer dar destaque ao mesmo. Basta usar sanca em gesso invertida com iluminação focada na parede em que o papel está aplicado. Pode ainda ajudar a criar pontos mais luminosos nos ambientes da casa.

Procure um Especialista

Para usar sancas em gesso na sua casa é necessário procurar por um especialista, pois se está trabalhando com o teto. Mesmo que o objetivo seja fazer uma boa decoração não podemos deixar de pensar na segurança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *