Qual é a Obra de Arte Brasileira Mais Cara Hoje

 O Brasil é responsável por muitas manifestações artísticas, que foram criadas desde a época da Colônia, até os dias de hoje. Nesse campo de expressões artísticas também é possível englobar as primeiras produções artísticas que correspondem a pré-história brasileira, as manifestações da arte indígena e até as artes que carregaram o barroco como inspiração.

Quando a Missão Artística Francesa – grupo de artistas da França que buscaram revolucionar as Belas Artes e introduzir o ensino acadêmico aqui – chegou ao Brasil, foi planejada e criada a primeira Escola Nacional de Arte, consolidada no estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Após esse fato, a arte no Brasil sofreu algumas mudanças e evoluções, partindo para influências do expressionismo, movimento artístico originado na Alemanha, que reagia ao positivismo, propondo uma arte mais intuitiva, em que a visão do artista fosse preservada.

Em seguida também houve a influência do cubismo, movimento do século XX que retratava a natureza através de figuras geométricas, sem a necessidade intensa de ser fiel a realidade das figuras.

Após o cubismo, o que influenciou a arte brasileira foi o surrealismo, movimento artístico originado em Paris em 1920, que apresentava o papel do inconsciente em todo o processo criativo.

Progressivamente o Brasil permitiu que o modernismo se desenvolvesse, assimilando tendências artísticas das vanguardas europeias, desencadeando a arte contemporânea brasileira.

Preço das Obras de Arte Brasileiras

Sabe-se que o mercado de arte sempre foi e ainda é muito elitista e exclusivo, e por serem tão caras as obras de arte acabam passando despercebido no dia a dia dos brasileiros. Logo abaixo serão apresentadas as obras de arte mais caras produzidas em nosso país.

– Bandeirinhas com Mastros

Arrematada em um leilão em 2014 por dois milhões de reais, a obra de Alfredo Volpi, um pintor ítalo-brasileiro em 1960. Com o uso de muitas cores com a técnica têmpera sobre tela, é uma das obras mais valiosas.

Bandeirinhas com Mastros

Bandeirinhas com Mastros

– Meninos Soltando Pipa:

É uma pintura de 1947, em que foi usada tinta a óleo sobre madeira. Confeccionada por Cândido Portinari, a obra retrata crianças se divertindo com suas pipas, e as cores fortes das mesmas contrastam com todo o resto do cenário.

Essa tela foi vendida em um leilão em Nova York por quase três milhões de reais.

Meninos Soltando Pipa

Meninos Soltando Pipa

– Sol Sobre Paisagem:

Criada pelo pintor cearense, Antônio Bandeira, essa tela apresenta quase abstratamente uma paisagem em azul, mostrando a intenção do pintor em unir geometria e liberdade.

O conjunto das três telas foi vendido por três milhões e meio de reais.

Sol Sobre Paisagem

Sol Sobre Paisagem

– Meu Limão:

É uma obra composta por elementos diversos, como flores, mandalas e arabescos de cores bem vibrantes que contrastam entre si. A artista Beatriz Milhazes usou a técnica tinta acrílica sobre telas.

Existe um fato curioso a respeito de sua venda, já que esse quadro é considerado a obra mais cara vendida em um leilão internacional de um artista brasileiro vivo, custando cerca de 4,4 milhões de reais.

Meu Limão

Meu Limão

– Superfície Modulada n. 4:

É uma obra da artista Lygia Clark, confeccionada em 1986 com o uso da técnica óleo sobre tela. Essa obra já foi apresentada na Bienal de Veneza e foi arrematada em um leilão em São Paulo por 5,3 milhões de reais.

Superfície Modulada n. 4

Superfície Modulada n. 4

– Vaso de Flores:

É uma obra de arte modernista do pintor modernista Alberto da Veiga Guinard. Essa tela foi pintada em 1933 e já pertenceu a Mário de Andrade, porém em agosto de 2015 foi vendido por 5,7 milhões de reais.

Vaso de Flores

Vaso de Flores

– O Lavrador de Café

É uma das obras brasileiras mais famosas, do pintor Cândido Portinari. Essa obra não tem um valor determinado especificamente, pois pertence ao Museu de Arte de São Paulo – MASP, mas a estimativa de preço é de dez milhões de reais.

O Lavrador de Café

O Lavrador de Café

 A Obra de Arte Brasileira Mais Cara

Abaporu, de Tarsila do Amaral, é uma pintura a óleo do movimento modernista do Brasil. Ela foi feita como um presente de aniversário a seu marido da época, o escritor Oswald de Andrade.

Essa obra também não possui um valor fixo estabelecido, mas a estimativa é de custar em torno de 30 milhoes de reais.

Abaporu, de Tarsila do Amaral

Abaporu, de Tarsila do Amaral

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *