Portas de Vidro

A construção de uma casa ou de qualquer ambiente é um momento muito decisivo e com muitas escolhas a serem tomadas a serem tomadas, e dessa forma podem acontecer alguns erros, principalmente se não tiver a ajuda de um profissional para essas orientações (um arquiteto, por exemplo).

Portas de Vidro - Interior

Portas de Vidro – Interior

Um item de extrema importância na casa são as portas, e muito mais que a funcionalidade, eles podem contribuir para a decoração e para a personalidade da casa. Isso faz com que seja necessário muita atenção e cuidado para realizar a melhor escolha.

As opções mais comuns e conhecidas são as portas de vidro, as de alumínio e as de madeira, e cada uma delas é mais indicada e harmônica para um tipo de ambiente. O foco do artigo de hoje são as portas de vidro.

Como já foi mencionado acima, as portas são elementos indispensáveis para separar os ambientes, e contribuir para a construção de um belo design. Então para unir todas essas utilidades e ainda fazer a escolha certa é importante analisar alguns fatores, sendo eles a resistência e a qualidade do material, e se o estilo da porta se enquadra ao restante do ambiente.

Observando esses três itens é possível garantir que o item cumpra com tudo o que é importante, presando o seu gosto pessoal e arcando com um bom custo benefício, já que será uma peça duradoura.

Obviamente a maior função de uma porta é oferecer segurança e privacidade, e logo abaixo conterão algumas informações úteis para se realizar uma boa escolha a respeito do material da porta.

Madeira

É o material mais clássico e comum utilizado nas portas. As portas de madeira podem ser encontradas tanto na versão normal, quanto na de correr. Um fator importante a ser analisado é a dimensão da porta. As de entrada devem ter no mínimo oitenta centímetros de largura, mas as mais elegantes costumam ser ainda maior.

A porta de madeira pode ter a cor uniforme, ou ser dividida em partes mais claras e escuras, ou até mesmo com detalhes coloridos. Por isso ela é uma porta muito versátil e com muitas possibilidades e estilo, conferindo, além de segurança e privacidade, a valorização da decoração do ambiente.

Outra coisa que é importante ser observada é a qualidade do material e os possíveis gastos com manutenção, que provavelmente serão diferentes, caso a porta fique no interior ou no exterior da casa, já que no segundo caso há uma forte interação com o sol e com a chuva.

Alumínio

É uma outra opção muito interessante, já que seus maiores benefícios são o preço e a durabilidade. Além do fato de o alumínio ser extremamente resistente a umidade.

Para garantir todo o aproveitamento da durabilidade da porta, é importante se atentar aos cuidados de manutenção.

Esse tipo de porta geralmente é mais encontrado em banheiros, lavanderias, terraços, cozinhas e saídas para o jardim.

Porta de Vidro

Por último, mas não com menos importância, aparecem as portas de vidro. Sua maior vantagem é que ele realmente não se altera com o passar do tempo, ao contrário do alumínio, que pode oxidar, e da madeira, que pode apodrecer.

Ainda que seja uma porta relativamente mais cara, seu custo-benefício é indiscutível, ainda mais comparado com as outras citadas acima. Porém, a maior desvantagem é a falta de privacidade que ela proporciona, mas podem existir alternativas, como vidro fumê ou jateado. Também é possível colocar uma persiana na porta, para que possa ser aberta ou fechada quando necessário.

As portas de vidro podem ser muito harmônicas com cômodos de estilo mais simples e minimalistas e em locais onde o aproveitamento da luz é favorecido, promovendo uma sensação de conforto e paz.

Esse estilo de porta é muito bem vindo quando se deseja fazer alguma divisória interna, compartilhando a iluminação.. Ruídos não são algo para se preocupar, já que nas fabricações mais recentes de portas de vidro, existem a tecnologia termo acústica, que isola pequenos e médios ruídos. Para separar cozinha e lavanderia esse tipo de porta também é uma boa opção, já que existe o isolamento dos cheiros que podem escapar da cozinha, por exemplo.

Tipos de Porta de Vidro

Ainda existem as sub categorias desse estilo de porta. São elas, as de correr, que contribuem na economia de espaço. Também há as pivotantes, em que parte é projetada para fora, podendo dessa forma se abusar do tamanho. E por fim, a porta de vidro Stanley, que é instalada em cima de um trilho, mas consegue ser ainda mais estilizada, já que se fecha por etapas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *