?> Pisos e Revestimentos de Cerâmica - Marcas e Tamanhos | Imóveis Cultura Mix

Pisos e Revestimentos de Cerâmica

Os pisos e revestimentos de cerâmica têm como matéria-prima base, a argila. Para adquirir o aspecto ideal, as peças são misturadas a outras substâncias inorgânicas (como carbonatos) e queimadas em fornos de alta temperatura, que chegam a mil graus Celsius. As técnicas de produção da cerâmica são milenares. Com o tempo elas foram se aperfeiçoando, em relação aos métodos de queima, técnicas de esmaltação e formato de peças e até hoje são extremamente usadas pela arquitetura moderna.

Pisos

Além do prazer estético provocado pelos pisos e revestimentos de cerâmica, também existe um lado prático do uso desse tipo de material. Os custos de conservação e manutenção são mais baixos, os ambientes se tornam frescos pelo fato de não ser um azulejo que reflete a luz e ele impede a corrosão do chão e das paredes, causadas pelos efeitos da umidade.

A placa de cerâmica pode ser usada, tanto em residências como em estabelecimentos comerciais, para o revestimento de pisos e paredes nas formas de azulejos, ladrilhos e pastilhas. Além dos benefícios já citados, existem ainda outras vantagens sobre o uso da cerâmica, como fácil limpeza, longa vida útil e boa resistência à maresia.

Os cacos que são produzidos durante o processo de produção podem ser reaproveitados; podem ser moídos e reutilizados na fabricação de novas peças, sem prejudicar a qualidade do produto.

Ceramica

Os resíduos podem até mesmo ser reciclados, mas o processo de reciclagem é complexo. Os principais problemas ligados à utilização da cerâmica estão relacionados com a aplicação errada do produto, ou seja, o assentamento de piso é mal feito. Isso pode ocasionar o desgaste prematuro do esmalte, por exemplo, ou retração do contra piso, por falta da rejunte.

Antes de se transformar em piso, a cerâmica passa por um processo de pré-produção, no qual a argila (branca ou vermelha) é transformada em pó. A produção dos pisos será feita desse pó e do esmalte, que confere impermeabilidade ao produto. Podem ser produzidos dois tipos de massas que dão origem aos pisos, o mais comum é que ela tenha 15% de água na fórmula. No processo de fabricação, a secagem é uma das etapas mais importantes, pois é ela que assegura a integridade da peça, prevenindo quebras e irregularidades, através do ar quente que deixa apenas 1% de água.

Decoração

Depois de passar pelos processos de queima, a peça deve ainda passar pelo acabamento que consiste no corte, polimento e na esmaltação. Na primeira etapa, se aparam as bordas quando são usadas em ângulos externos e se fazem os furos para uso em equipamentos específicos. Na fase de polimento, a superfície da cerâmica é lustrada. Por fim, na fase da esmaltação são feitas as aplicações de decorações; é nesta parte que as cores são definidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *