?> Os Erros Mais Comuns Em Decoração: Dicas De Como Não Os Cometer | Imóveis Cultura Mix

Os Erros Mais Comuns Em Decoração: Dicas De Como Não Os Cometer

Decorar a casa é divertido, prazeroso, mas quando feito de forma correta. Quando você coloca algo que não devia pode nem saber qual o erro, mas sente que algo está incomodando no visual. Uma casa mal decorada pode atrapalhar na limpeza e ainda deixar o ambiente nada agradável. Confira os erros mais comuns para não cometer na sua decoração e saiba como corrigir.

Pendurar Quadros Muito Altos

Para algumas pessoas, quanto mais alto melhor quando se trata de objetos na parede, mas se você tiver que erguer o pescoço demais para observar uma peça, com certeza está muito alto. Se você precisa se erguer para enxergar bem um objeto na parede, está fazendo errado.

O truque para usar objetos na altura adequada é que a arte deve ser pendurado entre um metro e meio e dois metros de altura. Se você estiver pendurando um quadro sobre uma mesa ou um móvel qualquer, o objeto deve ficar a cerca de 50 centímetros de altura do móvel.

Objetos Grandes Ou Pequenos Na Parede

Quem já não entrou em uma casa e achou que o quadro era grande demais para estar lá? Este é um erro bem comum também. A arte deve ser proporcional ao tamanho da parede. Não pendure um pequeno quadro com tamanho de fotos de 10×15 cm em uma parede de 6m de largura. Mesmo que esteja na altura certa, ele vai ficar tão perdido e desconfortável  que é melhor que não esteja lá.

Objetos Grandes Ou Pequenos Na Parede

Objetos Grandes Ou Pequenos Na Parede

Seguindo a regra de colocar objetos proporcionais, não pendure um cartaz grande em uma parede pequena. Mesmo que ele se encaixe bem, dê espaço para apreciação ou a parede vai ficar bem poluída visualmente. Uma boa dica pode ser preencher uma parede grande com um grupo de imagens, uma coleção de quadros menores ou um mural de fotos com uma boa moldura.

Estas regras não valem se estamos falando de painéis de pintura, desde que não tenha nada mais na parede. Painéis formados por um grande quadro ou uns pequenos que se encaixem para formar uma única imagem. Tais objetos ficam bem em hall de entrada, embaixo de escadarias, mas que brilhem sozinhos, sem nada mais na escada.

Cores De Parede Fortes e Contrastantes

Pintar uma parede com uma cor que contrasta muito dramaticamente com as cores das paredes de outros cômodos pode ser gritante demais para uma casa. Usar cores muito fortes deixa o espaço chocante, bem chamativo e torna-se impossível olhar para os demais objetos do mesmo cômodo, já que a parede está chamando a atenção demais.

Cores De Parede Fortes e Contrastantes

Cores De Parede Fortes e Contrastantes

Se quiser usar uma cor forte na parede, não tem problema, mas use sempre o bom senso e contraponto: Uma parede escura e as demais claras. Para complementar seu desejo de ter uma parede escura, uma boa dica pode ser fazer o uso de uma textura para parede, que irá destacar apenas um lado do seu cômodo. Não use o teto escuro, ele tira a visibilidade do ambiente.

Nada impede que você use a cor de parede que tanto sonha em sua sala, apenas use o bom senso quando escolher a tonalidade. Usar parede cinza com móveis pretos vai deixar o ambiente escuro. O mesmo vale para móveis claros e parede clara. O que você acharia de uma sala de jantar com paredes brancas e móveis brancos? Com certeza nada agradável para o visual, então pense na sua casa desta forma antes de pintar as paredes.

Encher a Parede De Objetos Ou Estantes e Pranchas

Nada pior que uma casa abarrotada de coisas na parede. É tanta coisa que você não sabe para onde olhar. Edite impiedosamente, se necessário, tudo o que vai colocar na parede, em seu raque, estantes e pranchas. Apenas use suas melhores peças e nada mais que isso. Nada de colocar pequenos itens, reunir tudo o que ama e colocar tudo junto porque é o único espaço. Se não há onde colocar, simplesmente guarde, mas use o bom senso na escolha do que pendurar ou deixar a mostra.

Comprar Móveis Grandes Que Prejudicam o Trânsito Em Casa

Este é o erro mais comum. Todo mundo, ao menos uma vez na vida, adorou seu móvel na loja mas passou anos esbarrando nele e se machucando. Isso acontece por um motivo: Falta de planejamento na compra e na análise do espaço. Por mais que você ame o item na loja, tenha cuidado para não escolher algo que não vai ficar bacana em sua casa e perder o investimento.

Móveis muito grandes não costumam ser bacanas em casas pequenas. Se houver espaço, não há problemas, mas sempre pensando na livre circulação dos membros da casa. Nada de abarrotar corredores ou deixar pontas de mesas em saídas de quartos e banheiro, pois os acidentes são uma certeza em tais casos.

Objetos Que Não Combinam Com Os Móveis

Infelizmente, se você está mudando o estilo dos móveis, possivelmente vai ter que mudar o estilo dos objetos usados na decoração também. Todos os itens na decoração de casa precisam estar co-relacionados. Nada pior que uma decoração que não possui sentido.

Se seus móveis seguem o estilo colonial, use objetos mais clássicos, em tons neutros e com design antiquado. É uma forma vintage de decorar casa e bem apreciada nos dias de hoje. Se for usar móveis de corte reto, use objetos que combinem mais com este estilo como porta-retratos digitais e itens mais modernos. Faça uma boa garimpada em lojas de decoração e com certeza vai encontrar algo bacana.

O Uso Da Luz

Iluminar um cômodo de casa é tão importante quanto mobilhá-lo. Você precisa ter apenas uma noção de potência de lâmpadas e amplitude. Quanto mais watts ela tiver, mais forte ela será e poderá ser mais indicada para ambientes altos e largos. Locais como escritórios e salas pedem luzes mais potentes.  Quartos e corredores nem tanto, porque são locais que não costumam ser usados para leitura com frequência. Para o banheiro, pode ser uma luz fraca também, mas na varanda e terraço use lâmpadas mais fortes, com tons claros. Os amarelados deixe para corredor e banheiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *