Janelas de Vidro

A moda não influencia apenas o mercado de roupas e acessórios, e pode sim atingir os mais variados segmentos, como construção civil e decoração. Claramente, nesse segmento as coisas são mais tradicionais e fixas, também existem algumas coisas que são altamente utilizadas apenas em uma época.

As janelas de vidro sempre foram bastante usadas nas construções e ainda hoje estão em alta, porém não é esse o fator que deve ser determinante ao realizar a escolha da janela do imóvel, mas sim coisas como iluminação, praticidade, ventilação, privacidade, entre outros. Alguns desses fatores serão apresentados em seguida.

Limpeza: As janelas de vidro se encaixam em dois extremos que de fato devem ser colocados na balança ao se tomar a decisão. Um ponto é que esse tipo de janela é bem fácil e prático de limpar, já que pode ser lavado (ao contrário de janelas de madeira, por exemplo, que necessitam de um certo cuidado).  Porém, a limpeza já fica complicada, se for um local de difícil acesso, como um ambiente muito alto. Há ainda, a questão de que por mais que a limpeza seja fácil, manter a janela limpa é bem complicado, já que qualquer sujeira e mancha fica bastante evidente, bem mais que em janelas de outros materiais.


Iluminação e ventilação: As janelas de vidro proporcionam uma ótima iluminação e ventilação, ainda mais quando se trata de ambientes grandes. Porém, há o detalhe da privacidade e da iluminação em momentos indesejados, que deve ser resolvido com o uso de cortinas. As cortinas podem ser consideradas como um gasto a mais, e também podem ser um problema caso os moradores da casa sejam alérgicos a pó, já que cortinas realmente são locais de acúmulo de ácaros.

Preço: O valor desse tipo de janela tende a ser mais caro que a de outros tipos, mas ainda existem estilos mais caros, então é uma questão de comparação e de ponto de vista. Também há a cortina, que se necessária, também conta como um gasto a mais. Caso seja considerado que é um preço que vale a pena, certamente o ambiente terá um ar mais moderno e contemporâneo. Também deve ser levado em conta, que a vida útil das janelas de vidro é extremamente longa, desde que se tome os devidos cuidados.


Tipos de Janela de Vidro

  • Janela de correr: É aquela que desliza horizontalmente, possibilitando rapidez e pouco esforço na abertura. É uma das mais comuns encontradas atualmente no mercado.
  • Janela Guilhotina: É um tipo de janela mais clássico e antigo, que abre na vertical e tem sua sustentação por uma pecinha chamada borboleta. É uma ótima opção para locais menores, já que ela não ocupa espaço.
  • Janela Sanfonada: Essa janela possui folhas com uma articulação que permite que dobrem uma sobre a outra. É um modelo muito estiloso, mas que demanda bastante espaço no ambiente. Um ponto negativo é que a limpeza pode ser bastante trabalhosa.
  • Janela Tombar: Recebe esse nome, pois ela pode ser aberta tanto para o lado de dentro, quanto pelo lado de fora, e assim acontece a impressão de que ela pode tombar. Dá um ar bem moderno ao ambiente.


  • Janela Projetante: Essa janela tem uma fixação na parte superior, fazendo com que sua abertura aconteça para fora pela parte de baixo. É comumente encontrada em banheiros e lavanderias.
  • Janela Pivotante: Ela tem fixação na parte do meio e superior, e abre fazendo um giro de 90°, e é ótima para quem deseja facilidade na limpeza, sendo usada principalmente em banheiros e salas.
  • Janela Basculante: Sua abertura se dá por meio de um sistema com eixo horizontal, e sua maior vantagem é o controle do tamanho da abertura da fresta. É bastante usada em banheiros e cozinhas.
  • Janela Fixa: Essa janela só tem como objetivo proporcionar melhor luminosidade, já que não contam com aberturas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de receber , cadalógos com modelos de janelas e paredes que sejam de vidro, com metragem [tamanho] ,cores ,etc

    antonio 28 de setembro de 2010 14:39
  • tenho uma casa e queria por vidros fume entao gostaria de ver algumas votos de casa ok

    fabio 15 de agosto de 2011 9:37
  • gostaria de receber , cadalógos com modelos de janelas que sejam de vidro,

    OZIRES 29 de março de 2012 23:17
  • Isso e muito lindo

    Vitoria 16 de abril de 2012 19:27
  • Por favor quero fazer o orçamento. Entre em contato comigo urgente. Obrigada.

    Janyne 16 de outubro de 2012 14:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *