Dicas de Decoração Art Déco

A Art Déco foi um período muito popular na América e na Europa nas décadas de 1920 e 1930. Isso afetou todas as áreas das artes decorativas e foi considerado como sendo um estilo muito glamouroso, elegante, funcional e moderno. Foi desenvolvido após a I Guerra Mundial, oferecendo às pessoas um estilo para uma nova era. A empolgação e o otimismo do pós-guerra da Europa e América formaram a base para este estilo de decorar.

Ele rapidamente se tornou um estilo popular para a decoração de interiores. Apesar de seu auge ter chegado ao fim há algumas décadas, a Art Déco está agora experimentando um ressurgimento e peças com esse estilo têm sido muito procuradas.

As características da Art Déco são: formas geométricas e angulares, materiais exóticos e decoração linear. O resultado é algo imponente, que passa longe do romântico. Alguns dos materiais usados nesse estilo de decoração incluem: aço inoxidável, espelhos, peças cromadas, vidro, madeira, peles exóticas como de tubarão e zebra. Materiais caros como o ébano, mármore e madeiras raras foram também muitas vezes utilizados, fazendo com que algumas peças da Arte Déco fossem acessíveis apenas aos ricos.

Características da Art Deco

Características da Art Deco

Observe na imagem acima como cada item parece ter sido cuidadosamente colocado. Algumas peças que estão nas prateleiras contam com outra no mesmo estilo ao seu lado. Tudo parece ser calculado de forma milimétrica.

Há vários temas que sempre aparecem em um ambiente decorado inspirado na Art Deco. Alguns deles são: folhas, galhos, e as penas, trapézios, animais estilizados, divisas e ziguezagues, formas irregulares, com bordas pontudas.

Veja nas imagens abaixo mais dois exemplos de salas decoradas com Art Déco. Observe na primeira imagem o tapete com estampa de pele de zebra, o móvel feito com espelhos, o quadro ladeado por duas peças decorativas iguais. Na segunda imagem podemos ver também peças com traço marcado, que dão imponência ao ambiente.

Estampa de Pele de Zebra

Estampa de Pele de Zebra

Peças com Traço Marcado

Peças com Traço Marcado

Se você quiser incorporar alguns elementos de design da Art Deco em sua sala, certamente ficará muito bonito. É muito fácil de adicionar uma ou duas peças, confira algumas dicas de como fazer isso:           

Cores

As cores na Art Déco são marcantes e ousadas, com muitos contrastes. Amarelos brilhantes e profundos, vermelhos, verdes, azuis, pinks misturam-se bem com prata, preto e cromado. Se você quiser poderá tentar algo mais suave, em tons de creme e bege. Estes contrastes de cores combinam muito bem com a madeira polida e mobiliário laçado, características comuns no período.

Cores Art Déco 1

Cores Art Déco 1

Cores Art Déco 2

Cores Art Déco 2

Móveis

Escolha peças fortes e com formas simplificadas, sem frescuras. Móveis feitos de madeiras exóticas, bem como peças cromadas e espelhadas são ótimas opções. A mobília da Art Déco tende a ser grande, aparadores, armários e cadeiras enormes são típicos do período.

Moveis Art Déco 1

Moveis Art Déco 1

Moveis Art Déco 2

Moveis Art Déco 2

Tecidos

Não use nenhuma estampa floral em uma sala em estilo Art Déco. Os tecidos neste estilo geralmente são cores sólidas ou desenhos geométricos. Para as almofadas, use cores fortes e contrastantes.

Tecidos Art Déco 1

Tecidos Art Déco 1

Tecidos Art Déco 2

Tecidos Art Déco 2

Pisos

Geralmente contem desenhos abstratos, azulejos pretos e brancos e pisos envernizados. Tenha em mente que os assoalhos no período Art Déco eram cobertos com tapetes grandes em padrões geométricos, e você também pode fazer isso na sua sala.

Pisos Art Déco 1

Pisos Art Déco 1

Pisos Art Déco 2

Pisos Art Déco 2

Iluminação

As luzes eram muitas vezes feitas de vidro e cromo (que era um material novo na época). O vidro foi, por vezes, gravado ou esmaltado. Vidro branco e colorido também eram muito comuns. É ainda possível encontrar jogos que são originais do período, mas há também uma série de reproduções à venda no mercado.

Iluminação Art Déco 1

Iluminação Art Déco 1

Iluminação Art Déco 1

Iluminação Art Déco 1

Ao incorporar estes e outros elementos da Art Déco em sua decoração, você pode conseguir o aspecto aerodinâmico e modernista do período. Se gostou do estilo, tente incorporar algumas peças na sua sala, procure em lojas ou sites de decoração, como a Art Déco está ressurgindo certamente não será difícil encontrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>