?> Decoração em MDF: Dicas de Como Fazer | Imóveis Cultura Mix

Decoração em MDF: Dicas de Como Fazer

MDF é um tipo de madeira bastante usado em móveis e artesanato. Por ser mais grossa e bastante resistente, é a principal opção quando se fala em comprar móveis para casa por sua maior resistência e vida útil longa (ao menos é o que os fabricantes propagam e os vendedores também). É bem mais caro que o aglomerado, mas aguenta mais a umidade, a mudança de espaço e o desmontar e montar em mudanças de endereço, que acaba com qualquer móvel fabricado em aglomerado.

Móveis em MDF

A madeira MDF é bastante usada em artesanato e como abre infinitas possibilidades de uso, pode ser bastante usada na decoração. É comum ver em feiras artesanais objetos com esta matéria-prima como base que custam pouco e são bem úteis. São bem vendidos em todo o Brasil em lojas de artesanato em geral com diversas modelos bacanass. Para quem ainda não aderiu ao uso do MDF, veja alguns ambientes e como usar a decoração em MDF na sua casa.

Fazendo Móveis em MDF para Usar na Decoração 

A madeira MDF tem infinitas possibilidades de ser usada em casa. Uma boa forma de partir para uma decoração criativa é usar móveis planejados (encomendados) com esta madeira. Você pode pedir a um marceneiro para fazer móveis e você mesmo fazer a pintura ou pedir a um artistas plástico para fazer. Ele vai fazer no formato que você deseja, lixar bastante e você pode pintar em casa usando texturas, técnicas de aquarela ou o que quiser usar. Aqui vale a sua criatividade para o simples ou mais arrojado.

Outra forma de decorar seu móvel em madeira MDF planejado é usando a técnica da decoupagem. Você vai usar recortes bacanas que tenha conseguido em jornais e revistas e aplicar com tinta para madeira contornando, cobrindo com selante ou verniz para dar um ar de móvel comprado em loja e mais bem acabado. Um fator que pode te animar é que pode até ficar mais barato que comprar o mesmo móvel pronto, e ainda com um tom personalizado.

Usando um moveleiro você pode fazer raques, mesas de centro, cadeiras, estantes, prateleiras, e muitos outros itens para usar na casa toda. Pode ainda fazer mesas pequenas dobráveis (com um pouco mais de técnica, e ai vai ter que ser um especialista mesmo) para colocar no jardim ou como opção para festinhas em casa, retirando do armário quando for usar. Vai usar pouca madeira e mesmo na cor natural é um item bacana. O bom da madeira MDF é que sua cor original tem uma ótima forma de combinação e combina com quase todos os tons de paredes da casa.

Você pode ainda pedir para serem feitos pequenos armários para colocar seus objetos de limpeza e usar no lavado, ao lado da máquina de lavar. Contudo, lembre que é madeira e caso molhe vai danificar com o tempo o objeto, ela vai ‘fofar’ e ceder com o passar dos anos. Lembre-se também de deixar móveis em MDF em locais secos porque a umidade vai criar mofo na parte interna ou até mesmo na externa. Para prevenir o mofo uma técnica simples é usar um copo com cal virgem dentro do armário para sugar a umidade. Esta mesma técnica pode ser usada em guarda roupas e móveis em geral.

Decorando a Cada com Objetos em MDF

Se não é uma decoração tão radical que você procura, que tal ir para pequenos itens? Uma boa dica é usar a decoração com pequenos objetos, você mesmo fazendo ou comprando pronto. Veja algumas dicas:

Caixinha em MDF – Além de ser uma ótima embalagem para presente, que tal expandir um pouco mais o uso do objeto? Ela cai bem em diversos usos na casa. Pode ser um bom item para guardar joias, seus objetos pequenos como pilhas e alicates e ainda ferramentas como pregos e chaves de fenda.

Caixinha em MDF

Na sala, você pode usar uma caixinha MDF como doceira para oferecer aos convidados ou ainda uma caixa para guardar a sua correspondência. No banheiro, pode usar como porta sabonete. No quarto, como guarda treco. Na estante, como organizador de CDs antigos e ainda guardando DVDs, se tiver espaço para isso.

As caixinhas podem ser decoradas por você mesmo usando técnicas de decoupagem, pintura em madeira vazada, aplicação de itens decorativos como botões coloridos e pedaços de tecido para cobrir e fazer um fundo mais agradável na caixa. Algumas pessoas pintam por dentro e por fora, fica a seu critério neste ponto.

Sem a tampa, as caixinhas podem ser ótimas para presentear alguém como uma caixa de doces com papel celofane enrolando, ou criar caixas criativas com chocolates ou brinquedos para crianças. O que vale é usar a sua mente e deixar o item bem diferenciado. As caixinhas são bem usadas como caixa de sabonete para presente para amigos e parentes, principalmente em épocas de Natal e Ano Novo.

http://www.youtube.com/watch?v=M67XRP9sWCo

Guarda chaveiros – Organizar suas chaves de casa pode ser uma forma divertida de complementar a decoração. Use madeira MDF comprada pronta para fazer seu próprio chaveiro, ou compre o material bruto e pinte do seu jeito. Você pode usar na cozinha ou ao lado da porta com desenhos divertidos.

Porta retratos – São bem vendidos e facilmente encontrados em lojas de produtos para artesanato, tanto prontos como para decorar você mesmo usando conhecimentos simples de técnicas de artesanato. Podem ser usados em salas, quartos e até cozinhas, e também como uma forma de ganhar renda extra vendendo o item com sua forma de decorar.

Mini graveteiros – Já é comum encontrar organizadores de objetos pequenos em forma de gavetas no mercado. Você pode usar o MDF como opção de matéria-prima deste material. Muitas lojas de artesanato já vendem pequenos gaveteiros madeira em madeira crua lixada que podem ser usados para guardar joias, porta trecos pequenos, os que precisam ser organizados com mais cautela, como pregos e parafusos que precisam de espaço pequeno mesmo para decorar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • estive olhando o site de vcs e gostária de saber se vcs fazem moveis sob medido, eu enviando as medidas e o modelo?

    NomeEDVALDO SANTOS 15 de dezembro de 2012 11:20
  • gostaria de receber vias algumas propostas.

    NomeEDVALDO SANTOS 15 de dezembro de 2012 11:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *