?> Decoração Em Estilo Industrial | Imóveis Cultura Mix

Decoração Em Estilo Industrial

Pensando em mudar a decoração de sua casa? Uma dica para quem quer sair um pouco do modernismo e metalizado e partir para uma decoração clássica é o estilo industrial. Comum em diversos países, este modo de decorar espaços ainda está se popularizando no Brasil, mas com muito sucesso e talvez seja o que faltava em sua casa.

Decoração Em Estilo Industrial

Decoração Em Estilo Industrial

O Que é Uma Decoração Em Estilo Industrial?

Surgido nos anos 50, é fácil entender o que é um estilo de decoração industrial. Nova York, nos Estados Unidos, foi um dos centros desta forma de decorar, quando muitos espaços, que antes eram galpões de indústrias, começaram a ser usados como moradia. E por que destruir tudo se você pode aproveitar uma boa parte do espaço para criar algo bacana e ao mesmo tempo personalizado e único? Foi assim que surgiu o estilo industrial.

A decoração industrial já fez parte de um estilo de moda de organizar espaços. Foi considerado moderno e até a frente do tempo nos anos 50, sendo querido por muitos artistas plásticos e decoradores até meados dos anos 60. Hoje em dia está mais para o retrô, o que quer dizer que não tenha seus fãs e seus adeptos até mesmo entre os famosos.

O Que é Uma Decoração Em Estilo Industrial?

O Que é Uma Decoração Em Estilo Industrial?

Os principais traços de uma decoração em estilo industrial são os tijolos aparentes, comuns em diversas casas e em especial galpões nos Estados Unidos. Os espaços foram considerados clássicos e por isso aproveitados do jeito que estão. Muito metal e tons mais sóbrios combinam também com este estilo de decorar espaços, que é considerado único e ao mesmo tempo criativo, mesmo sendo clássico ainda. Os tons escuros com contrastes bem claros são predominante.

Se você pensar que jamais viu este tipo de decoração por ai, lembre um pouco de filmes mais antigos como “A primeira noite de um homem”, “Grease nos tempos de brilhantina” e “Embalos de sábado a noite”, quando espaços comerciais eram na verdade antigos galpões com paredes e amplo espaço preservado. As vezes eram construídas paredes de gesso para criar divisões, mas as vezes basta apenas usar pequenas divisórias móveis ou morar em algo estilo flat.

Como Aderir Ao Estilo Industrial Na Sua Casa

Tijolos aparentes pode ser seu primeiro passo. É algo rústico que lembra bastante decoração praieira e de fazenda, sítios e outros espaços. Ela pode ser usada tanto em espaços internos como externos. Uma dica para deixar as paredes com tom mais intenso é fazer uma pintura em tom ferrugem, marrom ou algo tão bacana quanto isso, preservando a cor original do tijolo. Esta é a forma mais clássica de aderir a este estilo, mas nada impede que se use a parede com revestimento liso como é indicado na decoração moderna. Esta escolha fica bem a cargo do dono mesmo.

Paredes brancas também combinam bastante, com o bom e velho contraste: paredes brancas, artigos decorativos pretos ou em tom escuro. O tom sobre tom cria um ambiente bem sóbrio, que combina com este estilo mas um tanto exagerado. O melhor é partir para um meio termo: estofados e demais artigos escuros e paredes claras ou o inverso.

Na Decoração, Artigos Metalizados e Rústicos São Os Mais Indicados

Quanto mais metalizados forem os objetos a decorar o espaço, melhor. Como explicados, os espaços usados na decoração conhecida como industrial nos anos 80 eram fábricas antigas, e muito do que era usado originalmente nos galpões acabou por ser inserido na decoração, como colunas que seguram o teto e escadarias de ferro.

O que tiver no espaço metalizado, você pode preservar. Se não há, são boas dicas inserir pequenos artigos como bancos de terraço, mesas com pés de ferro ou todas de ferro para a área da diversão, banquetas, mesas e tudo o mais que puder encontrar. É uma boa dica garimpar em brechó de móveis antigos, bazares ou pessoas que estejam mudando o estilo de decoração. Artigos em ferro são considerados antigos e sem graça para muitas pessoas e muitas querem se desfazer, sendo uma boa pedida para a sua decoração em casa.

Abandone plantas e parta para artigos metalizados para preencher locais como esculturas, vasos de metal e até mesmo miniaturas em prateleiras. E falando em prateleiras, nada de muita coisa, apenas o básico para ter o que precisa em casa. O estilo industrial não abre espaço para mostruários diversos na sala, apenas uma estante básica com alguns pequenos mimos.

Na Parede, Artigos Antigos Fazem Toda a Diferença

Abandone quadros de flores, tudo muito alegre e parta para o clássico e sóbrio ao aderir a este estilo de decoração. Para as paredes são uma boa pedida quadros de posteres ou ainda fotos antigas de parentes mais distantes, ou até modernas mas com efeitos envelhecidos. Podem ser posteres de produtos ou filmes da época se você quer aderir ao estilo original ou ainda fotos clássicas de cidade, se possível em preto e branco ou sépia (vai depender do que sua casa tem de móveis).

Estofados? Menos Para Ganhar Mais Espaço

Casas de estilo industrial usavam galpões, o que quer dizer que são amplas e bem espaçosas. Logo, menos móveis e mais utilidade. Nada de conjuntos de cadeiras ou sofás completos com poltronas. Ao invés disso, pense em um sofá cama, um estofado mais largo que recline para se tornar um bom cinema em casa ou ainda sofás que tenham braços largos, usando apenas um de três lugares ao invés de dois, um com três lugares e outro com dois.

No quarto, mais espaços também. Muitas pessoas deste estilo preferem closets embutidos e até cabideiros expostos se for possível em sua casa. Nada de tapetes a menos que sejam sóbrios e sem ser muito fofinho e em angelical. Seu estilo aqui é mais sério, por isso carpetes em tons sóbrios são os mais indicados. Uma dica é deixar o piso liso mesmo, sem cobertura, com um revestimento escuro para aderir ao estilo original dos anos 50.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *