Decoração de Pequenos Ambientes

A cada dia que se passa a humanidade caminha para um mundo mais organizado com conforto e menos trabalho. Diante desta colocação os locais de moradia e trabalho têm diminuído seu espaço consideravelmente. Mas com a decoração adequada pode haver o aproveitamento do espaço e se tornar um local harmonioso para passar seus dias, tanto no trabalho, quanto de moradia.

A Casa

Os ambientes que possuem pouco espaço podem ser aproveitados se tiverem móveis adequados, com tamanho adequado, para cada separação da casa, como por exemplo:

1. Os Quartos ou Dormitório

Geralmente é o local em que as pessoas utilizam para descansar e com isso, passam um terço do tempo devida. Devem-se escolher móveis que se adéquem ao tamanho do quarto, deixando espaços para caminhar.
O guarda roupas com maleiro pode favorecer a ocupação de espaço no alto do quarto que não é utilizado. E se tem este acoplamento há como colocar roupas de cama e objetos que são pouco utilizados no cotidiano.
Os guarda roupas que possuem portas de correr deixam sobrar o espaço das portas convencionais de abrir, com isso deixam mais espaço no quarto.
O uso de criados mudo nos lados da cama pode favorecer para guardar pequenos objetos e ainda se escolher um abajur bonito, a decoração se destaca, e se torna um ambiente aconchegante.
Os móveis embutidos e desenhados com plano de escolha de acordo com as medidas do quarto ajudam e ficam ao gosto do fregues, mas geralmente são mais caros e acaba por depender do quanto se tem para gastar.

2. A Sala

Se há um espaço pequeno a melhor forma de decoração para salas é optar por tapetes e almofadas coloridas, que dão um ar alegre ao ambiente. Caso a pessoa goste de sofás deve evitar móveis muito grandes e mesas de centro poderão decorar, mas, tendem a ocupar todo o espaço que pode ser apenas colocado um tapete felpudo colaborando para o descanso e assistir televisão ou até mesmo receber uma visita.
Hoje há estantes que favorecem o ambiente, cabe televisão, som, objetos decorativos e deixam-no bonito.

3. A Cozinha

Este cômodo da casa é a área de preparação de alimentos, deve ser limpa, clara, e com espaço para se mover. Com isso, deve-se optar por uma pia com armários fixos, que pode acondicionar alguns produtos e objetos da cozinha. Os armários devem acoplar a geladeira, o fogão e todos os eletrodomésticos para que o espaço seja totalmente preenchido e sobre ambiente de locomoção.

4. Os Banheiros

Neste espaço se for pequeno deve ter pias, armários com gavetas pequenos. O armário pode acomodar todos os objetos que são utilizados neste local, como xampus, pasta de dentes, sabonetes. Sempre é bom também procurar utilizar porta papel higiênico e toalhas, saboneteira para manter os produtos organizados.

5. A Garagem

Sempre há o pensamento de que a garagem é o lugar de se guardar o que não se esta mais utilizando diariamente no caso de não se ter uma dispensa apropriada para bagunça. Neste caso é bom instalar prateleiras para arranjar melhor todos estes objetos.

6. A Dispensa

Em muitos casos acondicionam-se alimentos, roupas velhas, sapatos velhos, produtos de limpeza, a mesa de passar roupas com as mesmas sem passar, e este local se torna o ambiente com demais estresse de dentro de uma casa. A organização deste local e decoração deve atender a demanda da casa e escolha do objeto a ser guardado, pois, se optar para doação muitas coisas pode favorecera decoração do local e procurar organizar com uso de prateleiras também.

Dicas para manter o local organizado e bonito:

  • O local pequeno para decoração deve ter o mínimo de objetos para não pesar o ambiente.
  • Deve ser pintado dentro com cores claras, para dar mais claridade ao local;
  • Nunca guarde muita coisa que sabe que nunca vai utilizar;
  • Procure objetos de decoração pequenos;
  • Se gostar de cortinas opte por persianas que não ocupam muito espaço e pode escolher o material e cor preferida e que combine com o ambiente;
  • Nunca escolher cores de objetos sortidas, os objetos devem combinar sempre;
  • Nunca pinte o ambiente com uma cor que não gosta somente por estar na moda ou desejo momentâneo;
  • Os móveis quadrados e pequenos ajudam a manter o espaço interior ocupado adequadamente e bem decorado.
  • Na cozinha procure optar por mesas pequenas ou até mesmo um balcão de mármore que pode acomodar a recepção de amigos, a colocação de objetos decorativos, como por exemplo, faqueiros rústicos, plantas, entre outros;
  • Procure iluminar corretamente o local com uso de lâmpadas que deixam o ambiente claro e com economia de energia.
  • A praticidade deve ser a principal fonte de desejo e satisfação;
  • Ambientes decorados com espelhos favorecem a sensação de aumento do espaço.

A Decoração e o Arquiteto

Muitas vezes a decoração pode ser realizada com a ajuda de um arquiteto, em que o dono do imóvel só escolhe as cores, e fala como deseja que fique no final e o profissional age em prol de desenvolver o melhor projeto e atender as demandas de seu cliente.
Quando há o bom aproveitamento do espaço e o conjunto de móveis colocado e escolhido favorecem a iluminação, cor e vibração positiva do local, este se torna mais aconchegante e até mesmo mais fácil de limpar e manter o local organizado.
As cores combinadas com as paredes, objetos, eletrodomésticos favorecem o menor sentimento de enjôo ou anseio de modificar o ambiente. Pois tudo que é estudado e perfeito tende a levar a satisfação e vontade de querer manter sempre daquela determinada forma.
O arquiteto procura destacar os pontos certos do ambiente modifica objeto para o local certo, perfeito e procura utilizar todos os espaços possíveis.
Dessa forma, ao observar este profissional você em casa pode fazer também a procura por moveis e objetos combinatórios e que sejam ideais para o espaço de seu imóvel disponível e com isso se satisfazer e manter o ambiente agradável sem gastar muito.

Os dias atuais com os apartamentos nas grandes cidades cada vez com tamanhos mais reduzidos, muitas são as pessoas que lidam com o problema da decoração de pequenos ambientes. Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo os chamados “apertamentos” estão se tornando famosos e nesta hora não dá para você teimar querendo colocar o sofá com que sempre sonhou num espaço reduzido onde as medidas do imóvel requerem móveis de tamanhos proporcionais.

É Preciso Uma Escolha Criteriosa

De acordo com a opinião de especialistas no assunto como decoradores e arquitetos, com os imóveis apresentando as medidas cada vez mais reduzidas é preciso que os critérios de escolha tanto de objetos de decoração como móveis e cores seja bem mais criteriosa do que se fossemos fazer isso em uma casa ou num grande apartamento de cobertura. Para decorar pequenos cantinhos da casa ou apartamentos sem ter de passar por um sufoco, existem algumas dicas dadas por profissionais do ramo de arquitetura e decoração que podem ser bastante úteis.

Ao Inserir a Mobília

Antes de colocar os móveis é necessário que se faça a previsão dos espaços que devem ficar livres para a circulação. Depois você deve observar muito bem a disposição das portas e janelas para não trancar o acesso a estas e só então ver o espaço que sobra para inserir a mobília da melhor forma possível. É importante não colocar moveis demais entulhando o espaço e quanto mais peças forem colocadas, mais atravancado fica o ambiente. Se o espaço é pequeno demais não se aconselha montar ambientes integrados pois atrapalha mais ainda uma vez que mais espaço é perdido com a circulação e isso deixa a decoração ainda mais confusa.

Para Uma Sala de TV

Primeiro pensamos nos moveis essenciais que são basicamente um sofá e um rack e depois vamos ver se tem um pouco mais de espaço podemos acrescentar um pufe para colocar diante do sofá como apoio para os pés, uma mesa de centro e se ainda for possível podemos colocar mesinhas laterais o importante é o conforto e não atravancar o espaço. O espaço entre os móveis deve ser suficiente para uma pessoa passar e uma distancia maior do sofá a TV e a mesa de centro para poder esticar as pernas.

O Ideal Para os Quartos

Para um quarto de casal o ideal é que além da cama se tenha um espaço nas laterais para circulação e colocação de um criado mudo de cada lado sendo esse espaço no mínimo de 80 cm e nos pés da cama deve ficar um espaço igual. Se não houver a possibilidade de colocar roupeiros normais devemos optar por armários aéreos e/ou aramados.

As Cores

As cores não devem ser muito marcantes pois fazem o ambiente parecer mais estreito, opte por cores neutras e jogue as cores nos detalhes. Espelhos ajudam na sensação de espaços mais amplos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *