Cortina para Porta

As cortinas para porta de vidro ajudam a manter a privacidade e o controle da entrada de luz nos ambientes mantendo a elegância da sua casa. Portas de vidro são muito bem vindas em espaços amplos e que contam com uma visão externa bonita. Esse tipo de porta contribui para potencializar a iluminação, porém, nos momentos em que se deseja ter controle sobre a quantidade de luz que entrará no ambiente uma cortina é a solução.

Uma cortina ajuda a controlar não somente a iluminação como oferece mais privacidade. A seguir vamos dar dicas de como usar cortinas para porta de vidro e de que maneira agregá-las ao seu projeto de decoração. Confira a seguir uma série de dicas que podem te ajudar a criar projetos sensacionais de decoração. A sua casa irá ficar incrível com toda certeza.

Os Tipos de Cortinas Para Portas de Vidro

Uma boa cortina para ambientes com portas de vidro é fundamental e na hora de fazer a sua escolha é necessário atentar para o fato de que a cortina precisa cumprir duas tarefas simples como controla a quantidade de luz que entra e deixar os espaços mais amplos garantindo ainda privacidade e praticidade.

O bloqueio da visão de quem se encontra atrás da cortina é bem interessante para garantir tranquilidade. Existem diferentes tipos de cortinas para esse tipo de porta, conheça mais sobre cada um dos modelos para encontrar aquele ideal para a sua decoração.

Cortina Para Porta de Vidro Tradicional

Esse tipo de cortina é feita de tecido e a sua instalação acontece com trilhos ou varões. Trata-se do tipo de cortina mais comum para usar em portas e janelas de vidro. No caso de espaços mais amplos a escolha mais interessante é por cortinas com trilhos que tornam mais fácil manusear o tecido.

Cortina Para Porta de Vidro Modelo Persiana

Persianas ajudam a oferecer praticidade para o dia a dia e podem ser feitas de diferentes materiais como alumínio, PVC, bambu e tecido. No caso de portas de vidro a dica é optar por persianas no modelo de painel que oferecem cobertura no sentido vertical. O uso de persianas motorizadas confere mais praticidade além de tornar mais fácil o sistema de abrir e fechar em especial no caso de portas maiores.

Como Escolher Cortina Para Porta de Vidro

A escolha da cortina para a sua porta de vidro pode ser bem mais simples do que você imagina e irá oferecer resultados sensacionais para o seu projeto de decoração. Quem deseja que o ambiente pareça ser mais amplo deve escolher uma cortina que faça a cobertura da parede toda.

Como essa cortina tem também a função de garantir a sua privacidade além de controlar a quantidade de iluminação é importante escolher tecidos mais grossos para os modelos de tecidos. Uma recomendação que é válida para diferentes tipos de decoração. Quando a cortina cobre a parede como um todo é necessário tentar criar pouco volume para que a sua sala não perca volume.

Ambientes Modernos ou Clássicos

Para quem deseja criar ambientes modernos a dica é preferir as cortinas de linho e algodão que ainda tem um visual clean. Já no caso de quem prefere um estilo clássico a dica é ousar no volume. Você pode optar por fazer sobreposições de tecido ou mesmo usar persianas grossas.

Em relação às cores a dica é apostar no básico, cores claras ajudam a criar uma sensação visual de que os ambientes são maiores enquanto que as cores mais escuras passam a impressão de que os ambientes são reduzidos. Tudo depende do seu gosto pessoal e do resultado que deseja no final do seu projeto de decoração.

Limpeza das Cortinas

Manter as cortinas sempre limpas é importante em especial para quem sofre com problemas respiratórios em que a poeira faz mal. As cortinas mais grossas e de tecidos mais pesados tendem a acumular mais pó em relação a outros tipos de cortinas. Na hora de escolher a sua cortina para porta pode valer a pena pensar nessa questão de manutenção e limpeza.

Iluminação

A grande vantagem de usar portas de vidro em seus projetos de decoração é a possibilidade de ter mais luz entrando em seus ambientes. Pense em quais ambientes você deseja mais iluminados e cogite a possibilidade de usar uma porta de vidro. Pode funciona bem na passagem da sala para o jardim, a porta de vidro tornará possível avistar toda a beleza que está do lado de fora da casa.

Harmonia

A escolha da cortina deve levar em conta ainda o restante da decoração do ambiente, pois esse elemento não deve ficar perdido. No caso de quem optou por uma decoração no estilo clássico fica estranho colocar uma persiana minimalista, uma cortina mais pesada e com mais pompa fica mais interessante. O resultado final depende de todas as peças que você escolhe para usar nos seus ambientes.

Cortinas Para as Janelas

As dicas que demos acima para as cortinas de portas também são válidas para escolher cortinas para as suas janelas. Aliás, quem vai manter cortinas nas janelas e portas deve  tentar escolher peças que guardem alguma unidade entre si para que não acabem peças perdidas. As cortinas são peças importantes para agregar estilo aos ambientes e sua escolha influencia para deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou.

Decoração e Gosto

A decoração é o resultado da expressão do gosto do dono da casa e dessa forma é essencial saber exatamente o que se deseja ter para observar no dia a dia. Escolher peças que sejam do seu agrado é essencial, pois no fim das contas o que realmente importa é se identificar com a decoração. Entrar nos ambientes e se ver na decoração faz toda a diferença então pense sobre isso e lembre-se sempre que decoração é sim uma questão de gosto.

Escolha cortinas de qualidade para evitar ter trocar com frequência, esses itens chamam muito a atenção e dessa forma devem estar sempre no melhor estado de aparência possível. De resto aproveite a sua decoração e os seus ambientes para se sentir num verdadeiro lar.

A cortina para porta não é uma invenção de quem não tinha dinheiro e colocou um pano para esconder a visão de um cômodo para o outro. Pelo contrário, alguns decoradores já usam a cortina como parte do arredamento da casa.

A cortina para porta pode ser de vários materiais e formas, que devem combinar, claro, com a decoração dos ambientes que ela está dividindo. Numa versão festiva, por exemplo, que pode separar a sala de jantar da cozinha, ela pode ser de fitas largas (apropriadas) sobrepostas.

Existe também a cortina para porta de fios soltos de raion, fica perfeita em uma decoração menos clássica e mais rústica. Para quem gosta de ousar e quer fazer um ambiente moderno, uma ótima ideia é encapar discos velhos com papel branco ou de outra cor e criar uma cortina para porta, ligando-os um nos outros. E ainda existe mil e umas ideias de cortina para porta de artesanato, como feitas de fuxico, com miçangas, entre outras.


Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *