Corrimão

Já pensou em andar por uma escada que não possua um corrimão adequado? Não se consegue nem subir e nem descer direito, pois o medo de pisar em falso e cair é grande, especialmente se pela mesma escada passam crianças e idosos.

Apesar de ninguém dar muita importância ao corrimão e ele não ser o foco principal de uma escada, ele aumenta muito a segurança e ainda pode fazer toda a diferença na decoração do ambiente.

Imagem de Amostra do You Tube

O corrimão pode ser feito dos mais diversos materiais como aço inox, alumínio, latão ou madeira, e casa esteja pensando em instalar um em sua escada, saiba que ele deve seguir o restante da decoração, para que nos destoe dos demais componentes. Sendo que o mais usado é o em alumínio, por ser mais fácil de limpar, porém, o em aço inox é muito mais resistente, aguentando grandes impactos, inclusive que as pessoas com maior dificuldade possam se agarrar a ele para subir ou descer as escadas.

Se você estiver construindo, mas ainda não sabe ao certo qual o tipo de decoração que vai optar por fazer, deixe para escolher o corrimão da escada por último. Dessa forma você não corre o risco de errar e com isso se arrepender pela escolha.

Como Escolher o Corrimão Certo

Os corrimãos e os também conhecidos guarda-corpos de uma escada são parte integrante da extensa lista de miudezas destinadas ao acabamento de uma obra. A escolha certa desses itens para finalizar uma obra vai influenciar não somente na segurança e praticidade de quem utiliza as sacadas e as escadas, mas ainda contribui para um melhor resultado estético dos objetos decorativos que ficam em destaque na área social da casa ou escritório.

Mas apesar das informações, qual o melhor modo de escolher corrimão? De acordo com especialistas há normas específicas que divulgam quais são as dimensões padrão que darão o equilíbrio necessário e segurança para a esses itens. Por exemplo, o corrimão deve estar entre 80 e 92 cm do chão, já o guarda-corpo deverá ter altura mínima de 105 cm, medida a partir do solo, para que ambos possam proporcionar total segurança a todos os usuários. No entanto, a distância mínima entre um e outro de aproximadamente 4 cm.

A regra para o uso desses acessórios é extensa, porém, nem sempre é seguida nos projetos comercias e residenciais ou ainda nas demais obras particulares. Com isso, a estética da escadaria acaba sendo privilegiada e acabam esquecendo as normas de segurança, que são extremamente mais importantes.

Quem nunca prestou atenção em uma escada sem corrimão? Ou até deixou de subir a mesma por medo de cair? Por isso, os casos de segurança devem ser prevalecer a estética e levados em conta pelos usuários e construtores de casas.

A melhor sugestão para as residências que tenham crianças, nos casos em que o guarda-corpo seja em material metálico, é evitar ao máximo de construir peças com em linhas horizontais, já que com isso a estrutura pode facilitar que os pequeninos subam diretamente no local. Nos perfis em sentido vertical, os espaços têm de ser estreitos, não ultrapassando os 11 cm, para garantir que não ocorram quedas acidentais.

Para a escolha do corrimão, os especialistas indicam que empunhadura dos mesmos sejam preferencialmente arredondas, com diâmetro de medida com até 5 cm. Este diâmetro é perfeitamente confortável para a grande maioria das pessoas. Para os materiais empregados na fabricação, podem ser aqueles que foram citados logo acima, como ferro, aço inox, alumínio e madeira.

O Corrimão e a Decoração

Em ambientes que possuam uma decoração mais rústica, as opções de material mais indicadas são aqueles modelos feitos em madeira, laqueados ou em ferro. Para as decorações em estilos clássicos, o mais correto é usar corrimão fabricado em aço inox e com acabamento dourado, muito mais elegante.

Nos espaços modernos os modelos em latão, com pintura em tom fosco, pedem revestimento em couro e ainda podem ser embutidos na parede, com uma iluminação própria, que saliente o local. Entretanto, caso a ideia geral gire em torno da ousadia, e que a peça tenha uma aparência mais moderna, procure instalar os famosos corrimãos alternativos, abusando de itens como remos e cordas ou varas de esquiar postas na parede. No entanto, esses modelos são mais usados em casas de veraneio, sítios, ranchos e chácaras e não em residências.

A Segurança do Corrimão

Mais do que pensar apenas no corrimão como um simples item estético, é importante lembrar que ele faz parte da segurança de sua residência, por isso, a estrutura de que ele será feito deve ser muito bem escolhida. Ele deve ter formato anatômico, estando, como já dissemos, a uma altura aproximada de 92 cm do chão e afastado da parede com ao menos 4 cm da parede.

Atenção para um detalhe muito importante, a fixação do corrimão deve ser efetuada a partir da parte de baixo, e não pela lateral, como se costuma fazer. Esse procedimento facilita o correr das mãos por ele, sem interrupções.

Ainda pensando no quesito segurança, o corrimão deve ser instalado preferencialmente nos dois lados da escada, e na mesma altura, iniciando sua instalação antes de começar a escada e terminando comente 30 cm depois do último degrau, para que ofereça apoio do início ao fim do percurso. Caso o objetivo do construtor seja embutir a peça na alvenaria, é necessário deixar livre uma parte que corresponda a cerca de 20 cm da parte de cima do mesmo. No entanto, antes de fixar a peça certifique-se de que a parede tem a espessura necessária para aguentar todo o processo. Já que o nicho deve ter no mínimo 10 cm de profundidade.

Todas as informações aqui exemplificadas nos tópicos acima podem até parecer banais e conhecidas de muitas pessoas, porém, se não seguidas à risca podem colocar em perigo todos aqueles que se utilizam da escada, e, especialmente idosos e crianças, que estão sempre mais propensos a sofrer acidentes. Por isso, não se esqueça de cumprir com as normas, para o seu próprio bem e o de toda a sua família.

Para quem mora em casas com escadas, é importante que as mesmas estejam munidas com corrimão. Os corrimões são importantes para garantir a segurança de quem sobe ou desce pela escada.

Existem variados modelos de corrimão além de diversos materiais de fabricação, que podem ser combinados com o tipo da escada e ainda trabalhadas. Confira alguns modelos.

3 comentários

  1. vera lucia cordeiro

    gostaria de fazer um orçamento de corrimão de escada interna, aguardo resposta.

  2. Eu sou proprietário de um hotel, e precisava de um orçamento de um corrimão, de um
    corrimão de 4 metros de comprimento 80 de altura e 2 polegadas de espessura, por favor responder com urgência obrigado

    Jose Paulo

  3. gostaria de fazer um orçamento para um corrimão/cobre corpo com treis barras paralelas em uma escada de 4 degraus , material em aço inox ou alumínio escovado, escada com aproximadamente 1,20 comp. por 0,90 altura afixada em parede de alvenaria. qual o custo de transporte , qual o valor do material forma de pagto , se eu consigo instalar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>