?> Como Remover Textura e Papel de Parede | Imóveis Cultura Mix

Como Remover Textura e Papel de Parede

Criando um lindo efeito em sua parede, texturas e papel de parede fazem parte das dicas modernas de decoração de interiores. Mas como são de tons diferentes e com desenhos e podem fazer uso de materiais diversos, tendem a deixar o visual taxado com o tempo e acabam por pedir uma mudança. Elas marcam bastante a decoração, então quando se muda a decoração da casa é provável que se tenha que mudar esses dois itens também em sua parede.

http://www.youtube.com/watch?v=X42Hifef3M8

O que é Textura?

A textura em paredes é um tipo de revestimento de parede feito com argamassa ou tinta especial. Ela deve cobrir a parede com desenhos, que podem ser feitos de formas diversas. Algumas pessoas usam pincel comum para criar formas, outras usam rolo já próprio para isso. A criatividade vai bem além entre as pessoas, que usam até desempenadeira de cerâmica ou apenas uma simples espátula para criar um desenho com a argamassa ainda mole. Para fazer é bem simples: basta aplicar uma camada de argamassa e ir desenhando enquanto a massa ainda está mole.

Como Remover Texturas de Parede

A remoção de uma textura de parede depende de qual tipo de revestimento foi aplicado. Texturas em argamassa são bem simples de remover. A forma mais simples é usando uma lixa de parede para retirar as pequenas elevações. Em elevações mais grossas você pode fazer isso de uma espátula para em seguida aplicar a lixa em movimentos circulares. Como a lixa é nada mais que uma folha de papel com uma camada mais grossa(semelhante a uma lixa de pé ou de unha, mas bem mais grossa), é preciso um pouco de investimento em trabalho manual. Logo, você vai precisar de um tempo livre e um pouco de paciência para ir passando a lixa até obter o efeito liso na parede de novo.

Em casos de texturas mais novas, o ideal é usar alguns acessórios como talhadeiras e espátulas para retirar a parte elevada, finalizando o trabalho com uma nova cobertura em massa corrida ou lixando para aproveitar o reboco anterior, caso ele seja de espessura grossa. Cobrir só, mesmo sendo o procedimento mais simples, não é o suficiente. Uma camada grossa de armagassa tende a soltar mais rápido, criando pequenas fissuras com alguns meses. Em cidades mais úmidas o tempo é bem mais curto.

Em texturas realizadas com pincel, como costumam ser bem finas, colocando uma nova camada de argamassa por cima é o suficiente para remover os desenhos em alto relevo. O mesmo vale para texturas realizadas com tintas modernas, a exemplo do produto vendido pela marca Suvinil.

Caso a textura esteja em bom estado, profissionais da construção indicam não remover a cobertura. Ela protege a parede contra infiltrações e agua de chuva como uma película protetora. Para mudar o visual você pode fazer uma nova pintura por cima usando uma tinta de qualquer tonalidade a qual desejar.

Como Fazer a Textura Durar Mais Tempo na Parede

Evite usar camadas mais grossas na textura. Em caso de cidades úmidas, a parede pode ficar mais frágil e a argamassa irá soltando aos poucos. Quanto mais fria for sua casa, mais fina deve ser a textura. Deixe também que a textura seque por completo antes de aplicar a tinta de parede, ou vai ter partes deformadas com facilidade.

O Papel de Parede

Muito usado em países europeus e nos Estados Unidos, o revestimento com papel de parede ainda é moderno o Brasil e sendo aderido aos poucos na decoração de interiores. O papel especial cobre uma parede com revestimento em massa corrida, com pinturas, tom único ou estampas diversas. Deve ser aplicado o mais liso possível para não deixar bolhas, com uma cola especial própria para o material, a ser retirado quando o dono quiser.

Quando bem conservados, os papéis de parede costumam durar anos, mas sempre mostrar sinais de desgaste. O período ideal para troca é entre três a cinco anos. Em cidades mais úmidas pode ser preciso um período mais curto. Manchas de mofo podem aparecer quando o material está localizado em uma região úmida e sem contato com o sol para secagem. Também pode perder a cor pela ação dos raios solares em um longo período de tempo.

Como Remover Papel de Parede

A solução mais simples para remover papéis de parede gastos é composta por água e uma espátula. Primeiro molha-se o material para que ele amoleça e, com a ajuda de uma espátula, enfie nas bordas entre a parede e o papel e vá removendo aos poucos. Se o papel de parede estiver em mal estado e já estiver soltando, em poucas horas e com um pouco de paciência é possível remover aos poucos cada pedaço e ter a parede livre do papel.

Se o papel de parede é muito novo, ele pode estar bem firme na parede ainda e demorar um pouco para sair. O truque é usar uma solução com água e sabão para amolecer o papel para em seguida tentar retirar com a espátula. Molhe a parede por completo e deixe descansar por ao menos quatro horas. Depois procure a junção entre uma folha de papel de parede e outra e enfie a espátula. Ele deve largar com bem mais facilidade.

Outros profissionais ainda indicam uma solução com água morna e sal para ajudar a amolecer a cola fixante do papel na parede. É preciso preparar e aplicar a solução e deixa-la descansar por ao menos uma hora. No geral a solução faz o papel soltar em suas abas e acaba por facilitar bastante o processo de remoção. Mas caso isso não aconteça, você pode usar uma espátula para adiantar o processo.

Como Fazer o Papel de Parede Durar Mais Tempo

O papel de parede costuma durar muito mais quando não está em contato direto com o sol, pois suas tonalidades não se tornam opacas em um curto período de tempo. Logo, aplique longe de portas e janelas ou em locais em que possa fechar a janela e isolar a luz caso o ambiente não esteja sendo usado. Evite ainda molhar o papel para evitar manchas de mofo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *