?> Como Montar um Jardim na Varanda do Apartamento | Imóveis Cultura Mix

Como Montar um Jardim na Varanda do Apartamento

As flores são maravilhosas, lindas e capazes de trazer alegria aos ambientes tanto comerciais, quanto residenciais, deixando-os mais enfeitados, frescos e até perfumados. Em casa, a varanda  se sobrepõe aos demais cômodos, como sendo um dos espaços mais propícios para o cultivo de flores e plantas, ainda que seja a varanda do apartamento. O local se torna muito mais acolhedor e ainda é capaz de trazer para dentro da casa, ainda que as flores estejam fora, um pouco do encanto e da tranquilidade da natureza.

Jardim

Jardim

Apesar de flores deixarem o jardim mais lindo, e colaborarem para a decoração da casa, é bastante complicado saber quais as espécies são mais indicadas para a varanda do apartamento. Sabemos que o espaço disponível é muito limitado, sem mencionar que as condições de sobrevivência da planta nem sempre são das mais favoráveis e, com isso, não é qualquer flor e planta que pode ser cultivada no local.

Dificuldades de Cultivo do Jardim

Uma das maiores dificuldades que os moradores de apartamento encontram é cuidar da manutenção do jardim feito na varanda. Se forem plantadas as flores erradas, já que umas são mais sensíveis que as outras, certamente sofrerão e poderão até secar ou morrer pelo excesso de sombra e água.

Isso acontece porque a varanda nem sempre consegue aparentar o habitat perfeito para as plantas, por isso, é prudente que nesses lugares sejam plantadas as espécies de flores e plantas mais resistentes.

Como Encontrar as Flores Certas para a Varanda?

A primeira coisa a ser feita é conseguir determinar quais espécies de plantas e flores se adaptarão melhor ao lugar, não necessitando de cuidados especiais para isso. Para conseguir essa importante informação, considere as características de sua varanda, prestando atenção na exposição que a planta terá aos fatores climáticos, principalmente, chuva, sol, vento, sombra e tudo o mais.

Outro ponto que merece atenção às plantas que serão usadas no jardim da varanda é a estação do ano que se está e a qual a mesma será plantada. Pois algumas dessas espécies florescem apenas uma vez ao ano, enquanto outras ficam floridas durante mais tempo. Cada mês do ano, de acordo com as estações, apresenta suas flores sazonais.

Ao encontrar as flores que serão plantadas na varanda do apartamento, leve em consideração também o modo de vida dos moradores. Especialmente se os mesmos terão tempo para cuidar das flores, caso não o tenha, opte por espécies que sejam mais resistentes.

Sugestão de Plantas e Flores para o Jardim da Varanda

Uma sugestão bastante legal para decorar varanda é usar a ixora, uma flor bastante delicada e miúda que proporciona um efeito bastante bonito ao paisagismo. Esta espécie é ideal para montar pequenos canteiros ou vasos, e se habitua facilmente aos lugares com sol ou com sombra; além disso, apresenta grande resistência e produz flores lindas o ano todo.

Outras espécies que podem ser cultivadas sem que haja uma dedicação assídua e exclusiva são a gardênia e a petúnia.

Flores para Ambientes mais Quentes

Se você tem uma varanda que bate sol o dia todo, portanto, produz um ambiente bastante quente, deve saber que não são todas as flores que sobrevivem a isso. Com isso, logo surgem os sintomas dos danos, como flores murchas e folhas amareladas.

Por isso, em ambientes assim, o mais recomendável é que se cultivem plantas mais resistentes à luz solar e ao calor, como o Gerânio, Buxinho, Onze Horas e Azaleia.

Varandas com Pouco Sol

As varandas que têm pouco acesso ao calor e luminosidade possuem as espécies próprias de plantas que podem ser cultivadas, que devem ser diferentes daquelas sugeridas acima. As mais adequadas para esses locais são o Lírio da Paz, a Begônia, Antúrio, e também a Violeta Africana, que podem se desenvolver com pouco calor e luz.

Flores Certas

Flores Certas

Agora que você já sabe quais espécies pode cultivar, na varanda de seu apartamento. Vamos aos detalhes decorativos e práticos para que jardim se torne uma realidade.

As Melhores Ideias para seu Jardim

Quem mora em apartamento e possui uma bela varanda, sacada ou terraço, pode ambientar ali um pequeno jardim sem maiores problemas e poderá ainda ter o prazer de mexer com a terra e estar, de certa forma, em contato com a natureza. Para isso, como já dissemos, é importante prestar atenção na iluminação e ainda na quantidade de vento e chuva que passam pelo local. Se sua varanda estiver voltada para o oeste e o norte, é sinal que são melhores iluminadas que as outras.

Outro problema que pode dificultar o cultivo de plantas são os fortes ventos, já que os mesmos prejudicam o desenvolvimento natural das plantas. Nesses casos, pode-se optar por plantas que tenham folhas rígidas e sejam de tamanho mais baixo ou até lançar mão de um jardim vertical colocando algumas barreiras.

As barreiras que impedem a força do vento podem ser feitas de bambu, acrílico e até de vime e ajudam a minimizar o impacto negativo do vento e são boas opções. As trepadeiras com treliças também podem ajudar, e ainda proporcionam uma maior privacidade.

As Varandas e suas Características

Com face norte e oeste – possuem o vento mais leve, e nelas podem ser cultivadas plantas que gostem de sol, como as herbáceas perenes, e arbustos. Árvores frutíferas de pequeno porte também são bem-vindas e até uma pequena horta (em vasos), com ervas e temperos.

Com face leste – apresentam boa luminosidade em grande parte do dia, e nela podem ser cultivadas plantas que gostam de um pouco de sombra, inclusive ervas medicinais, próprias para chás.

Com face sul – terão bem pouco sol, por isso, plantas que não gostam de luminosidade são as ideais.

Verdadeiramente, qualquer que seja a posição geográfica de sua varanda, lembre-se que as plantas de seu jardim, terão a água como fator mais importante. Caso arrume seu jardim em vasos, saiba que as regas d’água devem ser em níveis adequados a espécie de planta. Ainda que seja feito em canteiros, sempre a água terá papel principal, tanto para fazer com que as plantas se desenvolvam saudáveis, quanto, se não tiver cuidado, poderá levá-las a morrerem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *