Como Montar um Ambiente para Estudo em Casa

Estudar em um ambiente que ofereça uma grande qualidade é uma questão considerada pouco detalhada se levar em conta os ambientes considerados ideais. O lugar onde o estudante deverá desenvolver todos os conteúdos necessários para o ingresso na faculdade ou mesmo preparação de testes e avaliações deverá ser adequado para que tudo aconteça corretamente. Mas afinal de contas o que é melhor? Estudar no quarto ou longe de sua cama? Será bom ficar no computador ou mesmo longe dele. Tudo poderá interferir nos estudos, seja o rádio, a mobília, e os locais tudo poderá afetar a rotina de estudos. Existem algumas indicações importantes quando o assunto é organizar o tempo dos estudos, e é preciso determinar o melhor lugar que seja apropriado para esta finalidade, conheça a seguir algumas dicas interessantes de um ambiente ideal para estudos.

.

Como ter uma Aprendizagem Ideal

A aprendizagem não é algo desenvolvido em vácuo. É um processo considerado influenciado por diversas situações e até mesmo o espaço físico. O estudo deverá tanto ser favorecido como prejudicado por diversos elementos externos, como por exemplo a iluminação, a ventilação, os ruídos e as cores. Todos estes são fatores importantes capazes de colocar a concentração a prova e automaticamente a produtividade de todos os processos de estudos.

.

Ter um cuidado com a escolha de lugar para os estudos poderá certamente influenciar de forma direta o rendimento das horas investidas nos livros e ainda fazer todas as diferenças. Normalmente os ambientes que são inapropriados são frios, barulhentos ou escuros, estes locais geram desconfortos físicos, o que geram uma série de problemas de estresse para o organismo humano e também não favorecem o funcionamento do cérebro. O ambiente deverá ainda minimizar os períodos de produtividade antecipando estados de fadiga e cansaço.

Não existem regras precisas para se criar um ambiente de estudos ideal. O local deverá seguir um estilo pessoal, tanto de aprendizado do estudante como também de descanso. O silêncio em alguns casos poderá ser essencial para algumas pessoase para outras poderá provocar uma inquietação. Existem diversos alunos que tem um rendimento muito maior se estudarem sentados nas tradicionais escrivaninhas, e outros se concentram melhor na cama ou mesmo caminhando. Uma boa dica é utilizar um processo de flexibilização e personalização.

O autoconhecimento também é algo muito importante. Por isso uma dica a ser levada a sério é se testar várias alternativas para saber qual delas irá se encaixar a sua realidade e necessidades. Caso o silêncio lhe atrapalhe, é interessante ouvir uma música instrumental, de volume baixo e leve. Se o barulho atrapalha é possível se recorrer também a produtos auriculares. Ainda que não existam algumas regras, é importante se estudar em lugares frescos, arejados, e também bem iluminados, devem contar ainda com um pouco de silêncio. Independente do local de estudos é importante se levar em conta que as distrações na hora dos estudos devam ser mínimas.

Ambiente de Estudo

Ambiente de Estudo

Independente da personalidade do estudante é interessante se evitar os exageros e extremos, como por exemplo não se utilizar de ambientes muito luminosos ou muito escuros, ou muito frios e muito quentes, a virtude dos estudos está no equilíbrio e por isso procure priorizar uma situação de conforto.

Para que se tenha um ambiente ideal para estudos, não existe uma regra. Tudo deverá respeitar os estilos pessoais de aprendizado dos estudantes. Enquanto isto o silêncio poderá ainda ser essencial para uns e também para outros, ele poderá ainda provocar inquietação. Existem também alunos que rendem mais sentados em uma escrivaninha tradicional e outros costumam se concentrar melhor na cama ou mesmo caminhando, o que é um comparativo no processo de flexibilização e também personalização.

Como Montar

Como Montar

O auto conhecimento também é muito importante. E por isso uma boa dica é se testar diversas opções, o que é ótimo de se saber qual delas é a ideal para as suas necessidades. Se tiver um espaço adequado nas próprias escolas, aproveite este espaço, pois eles ficam abertos durante o dia. Este tipo de espaço é um pouco mais produtivo do que ficar em casa e ser interrompido frequentemente ou ter de atender o telefone e resolver problemas domésticos. O estudo em bibliotecas municipais e estaduais também deverá ser realizado.

Dicas de Como Resolver Problemas para Estudos

Imagem de Amostra do You Tube

Os espaços de estudos influenciam diretamente as habilidades e também a motivação para estudar, dificilmente você conseguirá conquistar um pouco de concentração estudando no chão da sala enquanto sua mãe assiste novela e seu cão brinca com objetos barulhentos. Mas é claro que você não precisa de um lugar que seja totalmente silencioso. É interessante você identificar qual o espaço de sua casa que irá combinar com a sua personalidade e também o seu estilo de aprendizado. Veja a seguir algumas dicas interessantes para que se possa criar um bom espaço para estudar.

Para Que se Possa Criar um Bom Espaço de Estudos, Procure Criar uma Rotina de Estudos

Independente dos locais que você considerar como espaço de estudos, sempre crie uma rotina e procure estudar no mesmo horário e lugar. Poderá soar um pouco estranho, se tiver uma espécie de ritual irá condicionar certamente muito melhor o seu cérebro a reconhecer este lugar como de concentração dedicados especialmente para os estudos.

Procure Escolher um Lugar e Tome Posse Deste Lugar

Imagem de Amostra do You Tube

Depois de se reconhecer aspectos de sua personalidade ao estudar, é possível você identificar qual o lugar de sua casa deverá atender melhor os seus requisitos. Escolhendo o lugar procure tomar posse dele. Você ainda precisa reconhecer que aqueles lugares serão onde você irá passar algum tempo estudando sozinho.

Se Preocupe Sempre com o Conforto

É algo muito importante que durante seus estudos esteja confortável. Alguns lugares que sã ófrios ou quentes poderão tirar a sua construção dos estudos. Procure ainda verificar se todas estas ferramentas que você irá precisar se encontraram lá. Não estude sem ter todos os materiais necessários em mãos pois poderá gerar um problema de dispersão nos estudos, por isso é importante se ter cuidado. Seguindo estas dicas certamente você irá ter uma boa condição para estudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>