Aquele efeito degradê bem legal que vire e mexe está na moda das roupas, das unhas, dos acessórios e muito mais, chegou também na decoração da casa. Isso mesmo, dá para apostar na parede co o efeito degradê. Aquele que começa com uma cor e depois ela vai mudando para tonalidades diferentes até terminar a parede, no caso, com o tom mais claro de todos.
Para ficar bem legal esse efeito na parede, a pintura deve ser perfeita, porque a mudança de uma cor para outra não pode ser notada, deve ser muito sutil. E uma dica para que funcione bem esse tipo de pintura é misturar o maior número de tonalidades possíveis entre as cores que chamamos de principais, que é a primeira e a última.
Se você é do tipo que prefere um estilo mais “dramático”, a melhor opção é escolher duas tonalidades, a primeira e a última, bem distintas. E outra dica é que o ideal é pintar as faixas nas horizontais sempre usando a tonalidade mais escura na parte superior e indo para mais clara, para fazer aquele estilo “nascer do sol”.
Materiais Necessários Para Fazer o Efeito Degradê nas Paredes
Se você mesmo quer fazer o efeito degradê na parede da sua casa, anote quais serão os materiais necessário:
- fita métrica
- 3, 6 litros de tinta de látex da cor principal e da última cor
- baldes de 18 litros com as cores intermediárias
- bandeja de pintura
- pincel largo de pintar parede
- rolo de pintura com prolongador
- uma vara para fazer a mistura das tintas com água
- se a parede não estiver preparada será necessário usar lixa primeiro
Antes de pintar qualquer parede ela deve ser preparada, isto é, os defeitos devem ser retirados. A seguir você encontra o passo a passo de como faze o efeito degradê nas paredes, mas adequado para uma parede que está prontinha para ser pintada.
Passo a Passo
- Comece pintando toda a parede que você escolheu para fazer o efeito degradê com a cor mais clara das tintas que foram compradas. Essa pintura deverá ser feita com o rolo e somente uma demão.
- Espere secar e com a ajuda da fitá métrica tire a medida da altura da sua parede e faça uma divisão de faixas iguais, o ideal é que sejam pelo menos 9. Use um lápis para marcá-las. Faça isso muito levemente para que as marcas não apareçam depois. Essas riscas servirão para você saber onde deverá pintar para formar o efeito degradê.
- A primeira faixa deverá ser completamente preenchida com a tinta mais escura e faça essa etapa usando o pincel. O objeto deve ser usado úmido para que a camada de tinta sai fina sobre aquela primeira que foi passada. Para ficar mais rápido você poderá ter vários pincéis, do contrário, limpe bem o pincel antes de usar a segunda tinta e assim por diante.
- A próxima tinta sempre num tom mais claro, daquela do balde de 18 litros. Use também o pincel para passá-la. Uma outra opção é fazer misturas de tintas para obter um resultado diferenciado.
- Se você optar por usar uma cor em cada faixa, faça sem problemas, sempre lembrando de limpar bem os pincéis, mas caso você faça mistura de tintas, fique atenta a diferença de uma tonalidade para outra para seguir do escuro para o mais claro.
- Por último você usará a tinta mais escura e uma boa maneira de fazer com que uma tinta passe para a outra sem ficar evidente é misturando essa última com a penúltima na bandeja. Depois é só aplicar usando o pincel.
Degradê ou Listas Verticais ou Horizontais
Dá também para brincar com listras no lugar do degradê. O efeito é bem diferente, mas digamos que a ideia é mais ou menos a mesma. Assim como no efeito degradê, se optar pelas listas, aposte em uma única parede. Veja o material necessário a seguir!
- lápis, tinta, fita crepe, estilete, nivelador, rolos e pincéis para pintura de parede, tintas da sua preferência e fita métrica.
Como Fazer Listas Verticais: Passo a Passo
O primeiro passo e mais importante para que as suas listas verticais na parede fiquem perfeitas é o de tirar as medidas:
- Partindo do canto superior meça 15 centímetros e use um lápis para marcar.
- Desça 30 centímetros ou se preferir um pouco mais e tire de novo a medida de 15 centímetros e marque.
- Faça esse “caminho” até o fim da paredes.Os pontos que foram marcados devem ser cobertos com fita crepe:
- Tire a medida partindo do canto da fita crepe e indo para o meio da parede de 14 centímetros.
- Tire a mesma medida feita inicialmente até chegar a parte inferior da parede.
- Faça a segunda linha usando a fita crepe e siga pintando a região entre cada uma das duas linhas.
Se Preferir Faça Lista na Horizontal: Passo a Passo
- Comece usando a fita métrica para tirar as medidas que devem ser do chão até onde você pretende fazer a primeira lista horizontal. Depois, deixando um intervalo de um metro, repita o processo até chegar no fim da parede.
- Use o nivelador para marcas os pontos que você fez tirando as medidas e as marcando com o lápis. É muito importante que a lista esteja bem reta.
- Depois veja qual será o tamanho de cada uma das listas que você quer, meça, faça isso em toda a parede e não esqueça de usar o nivelador para deixá-las retinhas.
- Use a fita crepe para cobrir as linhas. Atenção porque é importante que a fita fique bem certinha com aquela feita com o lápis. Quando for fazer a linha inferior, a fita deve ficar por baixo dela e superior por cima.
- Depois é só ir pintando com a cor escolhida as faixas entre as duas fitas crepes. Terminada a pintura, retire a fita imediatamente, com cuidado e deixe secar.
Seja o efeito degradê ou a opção de pintar a parede com listas horizontais ou verticais, a dica dos arquitetos é para não fazer o mesmo efeito em mais de uma parede no mesmo ambiente. O efeito é marcante e vale um único cantinho para dar charme ao cômodo, mas de uma parede pode acabar em “excesso de informação”.