Como Distribuir os Espaços em uma Cozinha Estreita

Cozinhas pedem espaço, mas isso nem sempre é possível. Quando espaço não está disponível para a sua decoração de forma ampla, o melhor a fazer é estudar o ambiente e partir para uma disposição dos móveis mais elaborada, buscando aproveitar o máximo da área mas sempre pensando em como organizar os itens para não trabalhar em um ambiente lotado.

Organizando Pia, Balcão, Geladeira e Fogão

A principal área da cozinha é a da preparo de comida. É um local de trabalho e, portanto, requer um planejamento para racionalizar o espaço, reduzindo gastos e itens para não criar um ambiente sufocante. Existem alguns itens importantes que não podem faltar como a pia, o fogão, a geladeira e os armários de despensa, que devem ser sempre em conjunto perfeito.

O princípio de que deve guiar a distribuição de material é o de reduzir o movimento alternativo, por vezes desgastante entre estes pontos. Este mesmo princípio deve orientar a distribuição de bancadas para preparação de alimentos.

Cozinhas

Cozinhas

Para colocar em sua os três objetos principais para culinária de forma harmônica, a  disposição é ideal num triângulo, em que cada peça é um ângulo. Seria formar um triângulo entre pia, geladeira e fogão. Ou, fogão e armário. Isso facilita bastante a vida de quem está cozinhando pratos longos ou um jantar inteiro, por exemplo.

Para uma funcionalidade adicional, a distância entre balcão e dispensa deve ser de 1,20 m a 1,80 m de caminhada total. A distância entre pia e fogão não deve passar dos 6 ou 7 metros em uma cozinha longa. Faça um teste: vá cozinhando com a distribuição atual de sua cozinha e certifique-se é adequada ou não. Para cozinhas pequenas, este valor pode ser cortado na metade, mas ainda deve existir uma média bacana para caminhada sem se sentir em um trânsito caótico.

Ao examinar as diversas disposições de equipamentos, lembre-se um aspecto fundamental: a segurança. Nunca instale o fogão em frente à pia, é arriscado para o corpo por conta de queimaduras nas panelas em suas mãos. Portanto, recomenda-se colocar as peças contra a mesma parede ou paredes adjacentes.

Imagem de Amostra do You Tube

Em uma cozinha muito pequena, caso de kitnets ou apartamentos mais modernos e com espaço reduzido, uma boa dica seria enfileirar todos esses itens. Coloque o balcão ao lado da geladeira e fogão. Lembre: você precisa do menor espaço possível para ir da geladeira até o fogão e do fogão até a pia, em especial tirando pratos quentes do forno que podem causar acidentes. Colocar lado a lado não tem qualquer problema.

Se Puder Afastar um pouco seu Fogão, Afaste

Você que tem cozinha branca já percebeu umas terríveis manchas de gordura na lateral da geladeira e na parede. Isso porque qualquer fritura que você faça na sua cozinha solta gordura, o que acaba por sujar os itens na lateral. Se não pode investir em um sugar, tente ao menos distanciar geladeira e fogão ao menos vinte centímetros, o que vai reduzir bastante a quantidade de gordura que você encontra em tais eletrônicos. E ao menos uma vez por mês limpe com removedor de gordura para manter seu produto novo.

Poupe Espaço e Trabalhe suas Paredes se tem muitos Itens

Uma vez que os armários estão cheios e ocupam uma parede inteira, por onde seguir na sua decoração para continuar tendo harmonia? Seu espaço no balcão é um bem precioso, mas suas paredes, não tanto. Em vez de armazenar itens em sua área de trabalho, use ganchos e prateleiras para pendurá-los.

Suportes de faca em cima do balcão de madeira ou ferro são o uso de um espaço mal feito. Um suporte de pendurar para faca, por outro lado, mantém suas ferramentas ao seu alcance e ao mesmo tempo escondidas para crianças e evitando acidentes. Deixe um pouco alto para evitar acidentes, em cima da pia, embaixo do seu armário ou ao lado da pia e em cima do fogão. Se você usa muito suas facas, vai agradecer que os produtos estão de fácil acesso e de forma segura.

Pendure também suas panelas se quer poupar espaço no armário. Quer na parede ou pendurados no teto, os suportes para panelas oferecem de economia de espaço para todos os tipos de utensílios de cozinha. Você pode investir em uma decoração criativa de cozinha, por exemplo, colocando canecas penduradas ou copos diferenciados de forma bacana. Vai dar uma nova vida ao ambiente e ainda tornar seus itens úteis no uso do dia a dia.

Considere na sua Pia o Uso de uma Torneira Articulada

Para pias pequenas e pouco espaço no balcão, considere uma torneira articulada. Ela pode ser virada para acomodar grandes panelas e pratos e girar para lavar itens. Se for usada com instalação na parede deve ocupar ainda menos espaço no seu balcão.

Use os Cantos de Parede para Acomodar Objetos

Se espaço de falta no meio da cozinha, os cantos de parede podem te fornecer uma boa solução. Para que você usa seu canto de parede? Na maior parte das vezes para nada, mas pode servir para acoplar prateleiras para potes de condimentos, guardar panelas e outros itens essenciais em sua rotina diária. Se guardar seu material de limpeza, por exemplo, vai evitar ocupar um espaço precioso no balcão, que pode precisar ser usado se você pretende fazer um prato de grande porte, por exemplo.

Cozinha Estreita

Cozinha Estreita

Repense o Formato de sua Pia

Repense o formato de sua pia se você quer espaço. Muitas vezes as pessoas colocam a pia no centro da cozinha, e mais uma vez, o espaço não utilizado de um canto é deixado de lado e se perdendo uma área importante. Para mudar isso a melhor forma de fazer é mudar a disposição da pia, colocando ela até o canto ou acrescentando um balcão mais largo, que pode servir para acomodar pratos maiores, um escorredor de pratos (que é totalmente dispensável se sua pia é pequena) ou ainda para acomodar potes de condimento se você não tem condições de ter um armário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>