Como Combinar Cores Na Decoração

As cores podem ser um grande trunfo na hora de decorar a sua casa. Elas podem dar aquele toque especial que você está procurando, mas é preciso tomar cuidado com as misturas e as tonalidades. Veja algumas dicas de como combinar as cores na decoração sem errar!

  • Misture cores vibrantes em um único ambiente. Essa é uma tendência muito em alta, chamada pelos decoradores de “bloco de cores”, porém, atenção na hora de escolher a cor destaque. Para dar certo, essa tonalidade deverá estar também nos outros ambientes (na maioria) e em seguida, preencha as outras paredes.Imagem de Amostra do You Tube
  • Combine roxo com amarelo. Você pode sim fazer essa mistura porque o amarelo é uma das cores mais fáceis de serem combinadas. A mistura com o roxo acaba sendo um complemento para dar mais harmonia ao ambiente.
  • Aposte em armários coloridos. As cores dão um ar aconchegante para sua cozinha e mais, podem até estimular o apetite. O colorido na cozinha também pode ser uma ótima ideia para quem busca um estilo retrô. Aposte na mistura do cinza com o amarelo e o laranja com azul-marinho e dê uns toques de vermelho.
    Como Combinar Cores Na Decoração

    Como Combinar Cores Na Decoração

  • Misture as estampas na decoração. Um sofá listrado com almofadas com estampa xadrez é uma combinação perfeita e que segue as tendências atuais. Na hora de escolher as estampas, leve em consideração as tonalidades. Elas precisam estar em harmonia, com tons complementares, como por exemplo: azul-claro com rosa, cinza com amarelo, rosa, lilás e branco, etc.
  • Ainda falando de estampas, saiba que as listras combinam muito bem com as estampas florais. Leve em consideração a regrinha de harmonia que falamos anteriormente em relação ao xadrez.
  • Cores vibrantes na parede e no teto. Não use cores escuras escuras no teto porque faz o ambiente parecer mais baixo, prefira as mais claras, as mais usadas pelos decoradores são: rosa e amarelo. Já na parede, você pode brincar mais com as cores, mas elas devem estar em harmonia. Veja o que evitar: vermelho e preto; verde e vermelho; roxo e azul escuro e rosa.
    Cores vibrantes na parede e no teto

    Cores vibrantes na parede e no teto

  • Não esqueça que também é possível misturar cores com os papéis de paredes, a mais recomendada é a estampa floral com a listrada e o xadrez também com o listrado. As estampas poás também combinam muito bem com as listras. O mais importante para não errar é apostar em estampas com cores harmoniosas.
  • Busque harmonia entre móveis e cores das paredes. É claro que existe um risco maior em decorar quando se tem uma parede com cor vibrante. Se você escolhe uma cor amarela para a parede o sofá poderá ser azul para equilibrar. Para evitar o erro, você pode apostar em móveis mais neutros e incrementar com cores alegres na decoração.
  • As estampas geométricas podem deixar o seu ambiente muito pesado. Para evitar é melhor criar composições com desenhos que complementem um ao outro naturalmente.
  • Como usar a cortina estampada sem errar na composição. Aposte nas listras porque elas alongam é possível misturar com um sofá xadrez no mesmo ambiente sem errar, fazendo um ambiente descontraído.
  • Combine amarelo com vermelho na sala de estar. São duas cores vibrantes e os tons quentes cansam, por isso, escolha tonalidades mais suaves.
  • Um ambiente monocromático não é sempre a solução para não errar. O melhor é fazer essa mistura nos pequenos detalhes e colocar uma cor vibrante para quebrar a sobriedade.
  • O sofá em tom neutro pode ser a solução para quem gostaria de dar mais cor ao espaço com detalhes e objetos da decoração. É um modo de misturar as cores sem correr o risco de exagerar.
  • As misturas de cores são sempre bem vindas. Já pensou em fazer uma parede de azulejos com uma composição de estampas diferentes, estilo patchwork? Fica super bacana para quem busca um estilo mais jovem, descolado e cheio de personalidade. Não se esqueça só de procurar harmonia entre as cores das estampas.
  • As cores dos quadros também devem ser levadas em consideração na hora de pintar um ambiente. É muito comum que as pessoas pintem as paredes e depois coloque os quadros. O ideal é comprar os quadros e depois pensar na cor, levando algumas daquelas presentes na pintura para a parede, faz um efeito muito legal.
  • O preto ao contrário do que muitas pessoas pensam pode e deve fazer parte da decoração. Ele deverá ser usado em paredes pequenas, em áreas menores, porque ele faz com que o ambiente pareça ainda menor. E claro, equilibre o preto com tonalidades mais claras e nunca o use com outras cores sóbrias como azul-marinho e cinza.
  • Nunca use cores fortes, quentes em ambientes pequenos. Prefira os tons neutros como base e aposte no colorido para os detalhes.
  • A cor azul é daquelas que pode ser usada em qualquer ambiente da casa, o que é um ponto positivo, porém, ela deverá ser misturada com outras cores par não criar um local monótomo. Aconselhamos a combinar o azul com o rosa ou lilás.
  • O ambiente total branco ou o branco e preto podem acabar criando um clima frio demais em uma casa. Para compensar e deixar o espaço aconchegante misture o branco com cores como o lilás, por exemplo. Aliás, considere o lilás uma cor perfeita para quebrar ambientes monótomos, esse é um truque muito usado pelos decoradores.
  • Considere a cor cinza uma ótima tonalidade para servir de base e combinar com outras, normalmente, os profissionais a misturam com: turquesa, vermelho e rosa. O ambiente preferido para essa mistura de tonalidades é sala de estar e quartos.
  • Quer misturar cores sem errar? A receita é misturar no mesmo ambiente vermelho e turquesa, são dois tons que se complementam sem deixar o ambiente pesado. – Se você colocou aquele piso de madeira super bacana na sua sala e agora está na dúvida de que cor usar em uma das paredes, aposte no laranja, é sempre a mais recomendada. Ou use as paredes brancas e deixe o laranja para as almofadas sobre o sofá.
  • Ainda falando de móveis que combinam com a cor da parede, a dica que os decoradores dão sempre é de escolher desenhos que tenham detalhes com as tonalidades que foram usadas para pintar a parede.
  • Como dá para perceber existe várias formas de deixar a sua casa mais alegre misturando cores. É só não ter medo e buscar sempre a harmonia entre os tons e as estampas.
Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>