?> Formas de Arrumar os Quadros na Parede | Imóveis Cultura Mix

Como Arrumar Quadros que Enfeitam os Ambientes

Não basta ir colocando um quadro na parede e pronto. Para que o objeto decorativo exerça a sua “função” é necessário observar algumas regras e vale também jogar com a imaginação e a criatividade.

Um quadro bacana não é necessariamente uma obra de arte. Aliás, algumas pessoas nem apreciariam uma tela importante na própria sala, simplesmente porque não estaria seguindo o estilo escolhido para decoração.

Escolher e arrumar os quadros na parede pode ser bem mais divertido do que você imagina e ainda, deixar o ambiente mais interessante e bonito do que você imaginava.

https://www.youtube.com/watch?v=1rrznEO423c

Uma dica para quem tem os quadros e não sabe ainda como dispô-los na parede, faça moldes com jornal com o tamanho exato de cada um deles e depois vá experimentando, simulando a colocação. Dessa forma é possível verificar como ficará a disposição e se o tamanho está legal para determinada parede.

Dicas Valiosas Para não Errar na Hora de Arrumar os Quadros na Parede

  • Sobre a altura: a regra geral diz que cada quadro deve ter uma altura (padrão) de 1,60 do chão. Essa medida é para que a visualização seja perfeita tanto para pessoas mais baixas quanto para pessoas mais altas. Outra dica: nunca coloque um quadro próximo a altura do batente da porta.
  • Sobre as proporções: é uma regra básica que diz que quadro e parede devem estar em harmonia em relação ao tamanho, isto é, quadro pequeno demais em parede grande, nem pensar, e vice-versa.
  • Sobre alinhamento: não confunda alinhamento com tamanho. É possível colocar vários quadros em uma parede e eles não serem do mesmo tamanho, porém, você deverá criar um alinhamento na parte superior ou inferior.
  • A colocação de quadros sobre móveis exige uma distância particular: sobre o sofá, observe a seguinte distância (entre 25 e 30 centímetros); na cabeceira de cama, a distância mínima é de (20 centímetros);
  • Falando ainda de quadro sobre os móveis, o quadro deve ficar sobre de ponta a ponta sobre o móvel ou ele deverá ficar centralizado.
  • Sobre a iluminação: a iluminação é muito usada pelos decoradores para valorizar ainda mais o quadro na parede. Porém, atenção na hora da escolha dessas luzes, alguns quadros, possuem um material delicado e a luz sobre ele acabará danificando. A luz mais indicada é de 50 w 38 graus com filtro e ela deverá ser embutida no teto ou em um rebaixamento de gesso. A distância entre o quadro e a iluminação deve ser de 50 a 60 centímetros.

Disposição dos Quadros: Algumas Dicas

  • Aposte em quadros originais do mesmo tipo, um exemplo clássico dessa arrumação é a composição aquarela.
  • As molduras muitas vezes servem para valorizar a tela. Claro, que quando a tela é original e se completa, a moldura é dispensável.
  • As fotos ficam melhores nos lugares mais íntimos da casa, quarto é um deles, e a dica é agrupá-las, quando for mais de uma, por assunto.
  • Leve em consideração alguns detalhes para decidir sobre a arrumação dos quadros na parede: em primeiro lugar o tamanho da parede onde eles serão colocados, a posição dos móveis que estão próximos a essa parede, a quantidade de móveis do ambiente e altura do pé direito (essa é a distância que existe entre o chão e o teto da casa). Outro ponto importante é equilibrar área com os quadros com os espaços que ficarão vazios. Fique atento para dois erros: se os quadros estão “poluindo” a sua parede ou se a sensação é de “muitos vazios”.

Quando for Colocar Mais de um Quadro na Parede:

  • O primeiro passo é pensar e avaliar qual será a posição de cada um dos quadros.
  • Faça esse “teste” fazendo desenhos em um caderno ou recortando folhas de jornal para simular os quadros.
  • Considere as medidas da parede e dos móveis nas sua anotações e simulações.
  • Se simulando em um papel não ficar muito claro para você, use pedaços de papel pardo com o exato tamanho dos quadros e faça o teste diretamente na parede colocando com fita crepe.
  • Fique atento também em relação a harmonia entre a cor da parede e dos objetos decorativos com os seus quadros.

Como Arrumar os Quadros na Parede do Hall, Escada e Corredor

  • O ideal é no hall fixar somente um quadro para que ele ganhe o destaque que merece naquele ambiente. Mas, uma boa composição também pode funcionar muito bem, experimente: o maior colocado sobre um aparador  ao lado de porta-retratos e dois menores, do mesmo tamanho, um colocado ao lado do outro, com distância de poucos centímetros daquele que está apoiado no aparador.
  • Nas escadas, a regra principal é acompanhar o alinhamento dos degraus e eles não necessariamente precisam ficar todos alinhados com perfeição. Busque o equilíbrio os colocando em posições diferentes um do outro.
  • As imagens que ficam no corredor devem ficar na altura dos olhos de quem passa e pela distância ser pequena, o ideal é que sejam quadros pequenos.
  • Em outros cômodos, como na sala de jantar, por exemplo, escolha o tema do seu quadro de acordo com o seu estilo. Era muito comum que as pessoa escolhessem figuras que lembrassem de alguma forma a alimentação, mas, atualmente, aquelas abstratas são mais usadas, principalmente por quem busca um visual mais moderno.
  • Na sala de estar procure um quadro uma composição que siga o tema escolhido para a decoração.
  • No quarto do casal, se o lugar escolhido foi a cabeceira, procure ocupá-la em toda dimensão com a imagem escolhida ou com as imagens escolhidas. O quadro também pode fazer a composição com os móveis laterais.
  • No quarto das crianças dê preferência aos quadros pequenos com temas infantis que complementem a decoração, o mesmo raciocínio pode ser seguido no quarto dos adolescentes.
  • No escritório escolha imagens urbanas e o tamanho do quadro deve ser escolhido de acordo com o tamanho e a localização da parede em que ele ficará.

Algumas pessoas preferem começar a decoração de um ambiente a partir do quadro, mas, estamos falando de peças grandes e marcantes. Fica a dica!

São gravuras, pinturas ou fotografias que servem muito bem para vestir aquela parede branca e sem vida da casa onde você vai morar, mas para isso é preciso conhecer algumas técnicas que são fundamentais para fazer um projeto escolhendo o lugar mais adequado para cada peça.

O que é Preciso

Para fazer um bom trabalho é preciso que se tenha visão geométrica, senso harmônico, paciência e é lógico que uma boa dose de habilidade no manuseio do martelo é indispensável nesse tipo de empreitada.

Para que se consiga um resultado harmonioso é fundamental o cuidado com a mistura dos tipos de moldura e ainda uma criteriosa observação quanto à distancias que precisam ser deixadas entre um quadro e outro.

Manuseio

Se você quer cuidar da sala é bom saber que a parede onde se localiza o sofá se este for o móvel de maior destaque no ambiente, a princípio é aí que devem ser colocadas as obras de arte.

De acordo com o parecer de arquitetos o quadro nunca deve ficar a mais de 20 ou 25 centímetros acima do sofá e nunca pode ser maior que o móvel.

Algumas Dicas

Quando a preferência é por vários e pequenos quadros numa parede são necessários que se crie uma forma de linguagem de modo que uma ligação se estabeleça entre eles.

Além disso, é importante ter muito cuidado com os tipos de imagens ou pinturas e também com as molduras que serão usadas em uma mesma parede. Caso o dono da casa resolve escolher um tipo de moldura antiga, essa mesma linha deverá ser usada em todos os demais quadros.

Varios

Ao mesmo tempo se alguém coloca todos os quadros sem se preocupar em estabelecer qualquer tipo de ligação entre os mesmos e também não tem o devido cuidado com as distancias entre eles, por certo vai acabar tem do um ambiente poluído visualmente, afinal saber como arrumar quadros que enfeitam os ambientes é uma arte e nem todas as pessoas tem esse dom ou conhecem técnicas para fazer isso.

Paredes Livres

Quando as paredes não têm moveis recostados ou qualquer outro tipo de interferência fica mais fácil e gostoso de colocar os quadros, pois estes espaços permitem que se brinque com as fotos e quadros sendo que aí podemos colocar alguns, até mesmo a uma altura bem próxima do chão, o que dá um charme todo especial.

Parede

A distribuição de quadros seja em que ambiente ou espaço for, a verdade é que exige sempre uma dose de ousadia e com certeza é ela que vai dar graça e aquele toque especial a parede e um quadro colocado perto do piso pode de repente ser o toque que faltava para completar o ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *