Aproveitando o Espaço Embaixo da Escada

Atualmente as casas e apartamentos estão cada vez mais compactados e todo espaço a ser aproveitado é bem vindo. Esse aproveitamento faz com que o local se torne mais agradável e mais amplo, possibilitando um lar aconchegante.

Um dos espaços que é bem desvalorizado nas casas que possuem mais de um andar é a superfície embaixo da escada. Ele pode se tornar um ambiente com muita funcionalidade e beleza, basta buscar inspirações e abusar da criatividade.

Qualquer tipo de escada pode ter sua parte de baixo aproveitada, desde os de menor dimensão, tanto na altura, quanto em metros quadrados, até nos espaços que ficam abaixo das escadas menos anguladas, que podem oferecer uma maior área.

Abaixo serão apresentadas ideias e dicas de como esse aproveitamento pode ser feito, em diferentes estilos de escada e para diferentes necessidades.

– Um Pequeno Escritório:

É possível fazer uma espécie de home-office, ou um pequeno escritório para a casa, utilizando esse espaço embaixo da escada. Nesse caso, devem estar disponíveis uma mesa e uma cadeira, que devem ser acomodadas na parte em que há mais espaço de altura nesse local. Na parte mais baixa, pode ser colocado um gaveteiro, ou um arquivo, para armazenar os itens que serão utilizados nesse ambiente. É importante uma boa iluminação nesse local.

– Banheiro:

Por mais improvável que pareça, a parte de baixo da escada pode se transformar em um lavabo. Por ser um estilo de banheiro que não demanda muito espaço, já que não conta com a presença de chuveiro, ele pode ser ideal para a parte de baixo de escadas com uma área razoável.

– Estante Para Livros:

É uma clássica e ótima opção para se ter embaixo da escada. A ideia é aproveitar os próprios degraus para a construção das prateleiras, podendo atribuir nichos, armários, ou outros componentes que se adequem melhor ao espaço.

– Espaço Para Leitura:

Conjuntamente com a ideia acima, esse espaço é o ideal para os amantes de leitura. Além de armazenar os livros, nesse cantinho pode ser incluído poltronas, cadeiras confortáveis ou um tapete macio, e com uma boa iluminação ele pode se tornar um ambiente muito aconchegante para os leitores.

– Espaço Para as Crianças:

Quando não há um cômodo específico para a diversão das crianças, esse pode ser um ambiente apropriado. Pode ser feito um lugar para o armazenamento de brinquedos, ou uma espécie de “cabaninha” para as crianças brincarem de se esconder, e coisas do tipo.

– Casinha Para o Animal de Estimação:

Já que os animais de estimação são pequenos, eles não precisam de ambientes muitos altos, então o espaço embaixo da escada pode ser o ideal. Tanto os gatos, quanto os cachorros podem ser feliz nas suas casinhas.

– Armários:

É de grande utilidade para todos da casa. Pode servir para guardar roupas de cama e banho, além de poder ser utilizado como dispensa, para armazenar mantimentos do dia a dia.

– Jardim:

Além de ser muito agradável esteticamente, as plantas podem deixar a casa mais fresca e alegre. E na falta de espalho, o local abaixo da escada pode ser perfeito, porém existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração, como a necessidade de incidência de luz natural e um bom sistema de irrigação e até mesmo drenagem. Então não são todos os lugares que podem possuir esse tipo de jardim.

– Mini-bar:

A parte de baixo da escada pode se tornar um lugar divertido, como um bar. Deve ser colocada uma bancada, ou uma mesa e algumas cadeiras ou banquetas. Nas partes mais abaixo dos degraus inferiores é possível decorar com algo do estilo da casa, ou até mesmo colocar um frigobar, e nos degraus mais superiores, armazenar as bebidas que não necessitam de refrigeração.

– Aparador Para TV:

Se a escada possuir uma estrutura retilínea e uma altura razoável, o aparador da TV pode ser instalado nesse ambiente abaixo da escada. Nesse caso é ideal que o sofá fique na frente desse espaço, e que não seja um lugar de grande circulação, já que isso pode atrapalhar a visualização da TV.

Com todas essas ideias, combinadas com criatividade é possível tornar o lar mais aconchegante, confortável e espaçoso, além de muito mais personalizado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *