Acabamento em Gesso para Teto

O acabamento de gesso para teto é um dos projetos mais pedidos por quem está reformando ou construindo casa ou apartamento, afirmam os arquitetos. Graças a esse trabalho é possível fazer jogos de iluminação que podem dar mais modernidade e inovação aos ambientes. Com o acabamento de gesso no teto, também é possível criar focos de luz ou simplesmente deixar a construção mais bonita.

O Trabalho de Acabamento de Gesso Para Teto

Quem faz o acabamento de gesso para teto, assim como qualquer trabalho de gesso é o gesseiro. Apesar de parecer algo complexo, não tem nada disso. Um bom profissional precisa somente de um fim de semana para colocar todo o rodateto, por exemplo, sem que seja necessário chamar uma empresa.

Obviamente, que o bom resultado da obra está diretamente ligado ao bom profissional. Não existe um bom serviço de acabamento de gesso, o trabalho deve ser impecável para que os detalhes não coloquem em risco a beleza do projeto como um todo.

Imagem de Amostra do You Tube

Um detalhe importante que antes de contratar um gesseiro para fazer o seu acabamento de gesso no teto você precisa saber é que não tem jeito, faz sujeira mesmo. Se a casa já está com móveis, organize-se bem para não sujar nada.

Quando falamos de acabamento de gesso, um dos “recursos” mais usados são as chamadas molduras, elas fazem a ligação de teto com parede e podem ser a alternativa para as sancas.

Falando agora de custos, tudo depende do profissional, os preços variam muito, mas o problema não é o gesso e sim a mão de obrar, que custa mais do que o produto.

Truques Para Um Acabamento de Gesso Para Teto Perfeito

  • Segundo os profissionais com o gesso úmido já se sabe se o trabalho ficou perfeito como deveria ficar.
  • Para garantir que o gesso é “novo”, o ideal é comprá-lo com 24 horas de antecedência ou mesmo, no dia da colocação.
  • Peças secas podem empenar e comprometer o bom resultado do trabalho.
  • Os profissionais costumam raspar as laterais das baguetes e o verso antes de colocá-las. A superfície tem o unto usado pelos fabricantes para evitar que uma peça de gesso grude na outra. Por isso, é bom eliminá-las.
  • Quando se elimina essa superfície fica mais fácil de colar as peças, pois a parte que permanece tem maior porosidade.
  • As peças de gesso são muito sensíveis e se quebram facilmente, por isso, é importante ter cuidado ao manuseá-las.
  • Depois de instalar o acabamento de gesso no teto é necessário pintar todo o cômodo novamente. É normal que a tinta e a massa que serve para fixar o gesso acabam manchando as paredes.
Imagem de Amostra do You Tube

Dicas Para Escolher o Acabamento

Os acabamentos mais usados no momento, o que estão na moda, são as baguetes de design reto. É uma solução para quem está buscando um ambiente contemporâneo e chique. Por outro lado, os arquitetos, aconselham a evitar o acabamento com muitos detalhes, ornamentados demais e curvas, a não ser que a ideia seja dar um toque antigo.

Outro detalhe importante segundo os arquitetos, na hora de escolher o tipo de acabamento, é considerar o tamanho do ambiente. É um ponto fundamental para definir a largura de cada uma das peças. Por exemplo, o ambiente que tem o pé-direito alto, fica bom peças mais largas, 15 centímetros de largura deixa a construção harmoniosa.

O Passo a Passo da Instalação

  • O primeiro passo é fazer a linha que deverá seguir a instalação, tirando as medidas da altura da moldura e em seguida, elas deverão ser colocadas em uma das extremidades da parede, partindo do teto. Marque batendo um prego e faça a mesma coisa do outro lado.
  • Usando o pó colorido que acompanha as peças será necessário preencher o carretel do giz, em seguida, um gancho é preso naquele primeiro prego que foi colocado e esticado de forma que chegue ao segundo, no lado oposto.
  • Depois de encaixar o nível na linha é hora de avaliar se está reta, o nível poderá ser retirado, assim como o fio e os pregos.
  • Ranhuras deverão ser feitos na moldura com a ajuda de um serrote, a direção é de cima para baixo.
  • A pasta usada para colocar as peças de gesso deve ser muito bem misturada e isso deve ser feito com uma espátula de inox. O ponto é quando se vira a pá e a pasta fica grudada. Caso a consistência não seja essa é necessário acrescentar mais gesso.
  • A massa deve ser aplicada no verso da moldura, porém, concentre-a nas bordas, já na parte da frente, que ficará virada para o teto, toda a superfície deve receber a pasta.
  • Uma ponta da baguete deve ser enconstada na parede, em seguida, a outra, com as mãos, a placa deve ser ajustada, com um pouco de movimento para que não fique ar e que a parte de trás tenha gesso suficiente para preenchê-la.
  • O excesso de massa é retirado e o processo deve repetir-se até que todas as placas tenham sido acomodadas.
  • Por causa do degrau que tem na moldura é necessário fazer um corte em “L” para que cada uma das partes se encaixe na outra. O encaixe é feito no recuo.
Imagem de Amostra do You Tube

O Que Avaliar Antes de Fazer Acabamento de Gesso no Teto?

É necessário tomar muito cuidado antes de optar pelo rebaixamento de gesso ou acabamento no teto. Nem sempre a construção pode “aceitar” o projeto sem comprometer a base ou não ficar ruim. O principal fator que faz com que esse projeto não funcione é quando o pé direito é baixo. Neste caso, você estará achatando ainda mais os ambientes e definitivamente, isso não fica bom.

Como foi dito lá em cima, o tamanho de cada um dos espaços deve ser considerado para não comprometer a área. Ambientes menores, placas mais estreitas.

Em um projeto de acabamento de gesso para teto não podemos considerar a parte estética sem também observar a parte prática e o comprometimento do tamanho.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre a instalação do forro de teto em gesso e entenda melhor como é feito todo o processo. Veja modelos de molduras de gesso para teto, um detalhe que faz toda a diferença. O acabamento em gesso na casa, seja no teto ou em qualquer outro lugar, confere um ar de elegância e deixa tudo perfeito.


Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Cada um mais bonito do que o outro!Olha o sexto da esquerda.

    luket 3 de novembro de 2009 12:12
  • gosaria de decoração de ambientes com texturas diferentes e papel de parede.

    ivonete 2 de dezembro de 2009 13:41
  • quero forrar minha sala com gesso, mas a altura é de apenas 1,40. qual modelo melhor?

    bia 26 de maio de 2010 10:11
  • Minha casa esta sem reboque somente no teto. Tem como aplicar o gesso direto na lage que não esta chapiscada? creio que se puder ficará mais em conta? e tem garatia ? não solta?

    Flavio Antônio de matos 4 de janeiro de 2011 15:55
  • muito bons

    Érica Batista Santos 5 de abril de 2011 15:51
  • Gente o gesso pode ser sim, colocado direto no teto mesmo sem chapisco. vlw?

    fernando 23 de janeiro de 2012 19:51
  • meu amigo gesso não se coloca no teto como se fosse reboco é colocado com arames, cuidado se sua casa for te telhas canal ,pode vasar e ai tudo sera perdido

    JOSÉ rIVALDO DE SOUZA LIMA 25 de março de 2012 16:14
  • o teto da minha sala, e iqual a foto da quarta a direita.

    gesse 23 de abril de 2012 10:46
  • eu rebaixei minha casa toda sala e cozinha decorada, e os dois quarto, corredo ,banheiro são lisa.

    gesse 23 de abril de 2012 10:51
  • eu queria minha casa assim.
    Será que qualquer pedreiro pode fazer isso?

    pedro 22 de julho de 2012 9:47
  • quero fazer acabamento no teto da minha casa mais esta muito caro,os acabamento são lindos

    Eva Soares Contreiras 16 de dezembro de 2013 7:30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *