?> Principais Motivos de Infiltrações Dentro de Casa - Problema e Causas | Imóveis Cultura Mix

Principais Motivos de Infiltrações Dentro de Casa

A infiltração é um problema sério que pode comprometer gravemente as estruturas de uma casa, apodrecendo as paredes e causando transtornos. Sabendo os principais causadores do problema, é possível evitar a infiltração ou gastar menos dinheiro para resolver.

Paredes

Principais Motivos de Infiltrações Dentro de Casa

Principais Motivos de Infiltrações Dentro de Casa

As paredes geralmente são a parte da casa que mais sofre com a infiltração, que pode provocar manchas escuras na parede, mofo e até mau cheiro devido à umidade. Em casos mais críticos pode ocasionar até queda do reboco ou rachaduras que podem comprometer a estrutura.

É possível rastrear a origem do vazamento através do local onde a infiltração se concentra: se for na parte de cima, provavelmente o problema é da calha ou se for parede de cozinha ou banheiro, de algum cano com problema. Se for na parte de baixo, o problema provavelmente é o piso.

Embora a melhor opção seja sempre chamar um profissional para verificar o tamanho do estrago e fazer a correção de uma vez, alguns truques podem ajudar a melhorar a situação até poder consertar tudo. Uma delas é retirar o reboco e passar impermeabilizante e colocar uma tela de náilon.

Teto

Problema

Problema

A situação é comum: depois de uma chuva começam a aparecer manchas escuras no teto e principalmente em volta das lâmpadas. Se a chuva for forte, é ate possível que seja necessário espalhar baldes pela casa devido às goteiras. Telhas quebradas e calha entupida geralmente são as causas do problema. Depois de corrigir o problema, o teto pode ser consertado removendo o reboco danificado e usando massa corrida.

As telhas podem ficar frágeis devido a absorção de água e exposição a outras intempéries. A vida útil de um telhado é de aproximadamente 50 anos. Para aumentar a vida útil das telhas, faça vistorias de tempos em tempos procurando por telhas quebradas ou rachadas, e se necessário troque. Assar impermeabilizante também ajuda a conservar a telha – isso pode ser feito aplicando resina acrílica ao telhado limpo.

Calhas

CCausas

Causas

As calhas são responsáveis por auxiliar o correto escoamento da água e por isso devem ser bem estruturadas e sem fissuras ou furos. Além disso, quando a calha fica muito suja ela pode entupir, causando aborrecimentos como transbordamento da água. Para evitar o entupimento da calha, é bom colocar uma tela de náilon na entrada da calha para evitar que a sujeira se acumule. Mesmo assim, o ideal é limpar a calha a cada três ou quatro meses.

Vazamentos: Água que Volta Pelo Ralo

As vezes os canos entopem e não dão o correto escoamento para a água, que volta alagando a casa e geralmente deixando o ar fétido. Se o problema for entupimento mesmo, uma mangueira pode ser usada para empurrar a sujeira e desentupir os canos. Depois, é só colocar uma grade e evitar que entupa novamente.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *