?> Pisos Cerâmicos - Revestimento e Dicas | Imóveis Cultura Mix

Pisos Cerâmicos

Na hora em que você decide colocar pisos cerâmicos em sua obra – seja ela construção de algo novo, ou a reforma de um espaço já existente – é preciso tomar cuidado para que esse piso fique perfeitamente colocado, para evitar dores de cabeça mais tarde.

Colocar

Primeiramente, você precisará pesquisar qual piso é feito para qual locação, se para paredes ou chão, se para lugares onde apenas pessoas irão circular ou se haverá tráfego de veículos, se para lugares secos ou mais úmidos, se a região onde você mora é fria ou quente; todos esses fatores determinam a qualidade da obra final. Além disso, conheça bem o fabricante e o fornecedor do piso, tenha certeza de que a fabricação do material que você está adquirindo está dentro das normas pré-estabelecidas e regulamentadas para a sua construção.

Dentre todas as características citadas acima, uma das mais importantes é a absorção de água, pois, quanto mais úmido o local onde o seu piso for ser aplicado, menor deve ser a porcentagem de água que o piso deve ser capaz de absorver: quanto mais porosa a peça, mais ela absorve água, portanto, na hora de escolher pisos para áreas úmidas – como banheiros, ou áreas em que não haja muito sol –, escolha porcelanatos, que têm praticamente zero porcento de absorção.

Curiosidade

Já para locais mais secos, recomenda-se azulejos, que podem ter até 20% de absorção. É claro que, quanto maior a capacidade de absorção de água, maior é a resistência do piso, então, recomenda-se cuidado no manuseio de peças de porcelanato, para que elas não quebrem antes de serem aplicadas, por serem mais “secas” e, portanto, mais passíveis de rachaduras.

A escolha do piso cerâmico para uma obra se dá por diversos motivos, mas o mais vantajoso é a sua facilidade de manutenção depois de aplicado corretamente e pronto, além de estar disponível em uma enorme variedade de cores e estilos, podendo ser usado tanto em áreas internas quanto em áreas externas, e, sua variedade em modelos dentro da classificação PEI é muito grande.

A classificação PEI mede a resistência da cerâmica ao uso contínuo, como desgaste na superfície e outros danos causados pela sua utilização diária. Ela vai de PEI 1 a PEI 5, do menos resistente ao mais resistente tipo de piso, conforme a necessidade de aplicação. PEI 1 é mais indicado para o interior de casas, como banheiros ou locais fechados. Essa escala progride até chegar ao PEI 5, mais indicado para lugares com grande tráfego de pessoas ou veículos, por ser o mais resistente.

Escolha

Os níveis intermediários podem ser adequados ao local em que serão aplicados, e as informações sobre esta escala vêm na embalagem do produto a ser comprado.



Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *