Limpar banheiro é, das tarefas domésticas, a mais trabalhosa. O cômodo cheira mal, suja com facilidade e não é nada agradável de limpar depois de um bom dia de uso. Mas se precisa ser feito, o melhor é tornar a tarefa o mais agradável possível. Como? Com alguns truques básicos, como higienização com eficiência e tornar sua visita com kit de limpeza o mais breve possível.
Lavar Todos os Dias é Importante
Não tem como fugir disso. Se tem uso, o banheiro deve ser lavado ao menos uma vez por dia. Se uma pessoa mora sozinha, a cada dois dias é o ideal, mas não há como não deixar de lavar. A urina tem um cheiro forte e impregna no vaso, causando manchas bem difíceis de remover. Pasta de sente e sabonete ao lado da pia do banheiro endurece e deixa um aspecto de banheiro publico no espaço. Fios de cabelos, quando acumulados, entopem o ralo. Não tem como correr da pia.
Lave a Pia com Uma Esponja de Prato
Se você lava a pia do banheiro todos os dias, precisa apenas de uma esponja com sabão neutro ou ainda muita água e deixar secar ao vento (causa manchas, mas não tem problema se for mármore, por exemplo). Lavar a pia todos os dias garante menos acúmulo de sujeira, o que é bacana porque torna o seu trabalho mais fácil. Uma dica: lave pela manhã mas apenas depois de todos os usuários saírem de casa. Isso garante uma limpeza por mais tempo.
Deixe sua Parede do Banheiro de Molho
http://www.youtube.com/watch?v=v3MsLYjIw38Não adianta lutar com a sujeira quando ela já faz parte do piso e revestimentos de parede. No caso do banheiro, com uso constante, é bem comum. Em especial quando shampoo e espuma de sabonete secam, tornando-se sujeira e nada agradável ao visual.
Para não fazer força demais ao esfregar, uma boa pedida é jogar água e deixar a sujeira ir se removendo sozinha. Jogue água com sabão e deixe agindo por alguns minutos. Da mesma forma como você faria com a roupa, a sujeira deve largar mais rápido. Em seguida jogue água e esfregue, vai sair com mais facilidade.
No Piso, Varra Primeiro
Muita gente prefere ir logo jogando água, mas não é indicado em caso de banheiros. Dá menos trabalho, mas você poderá jogar detritos como papel e tampas de pasta de dente direto para o ralo, se este for mais rápido. O melhor é, portanto, varrer primeiro para remover o grosso e só depois lavar com água corrente. Para o dia a dia, um pano úmido com desinfetante para deixar um aroma agradável no espaço é uma boa pedida.
Deixe a Janela Aberta e Porta por um Tempo
Durante o uso, é preciso fechar pela privacidade mesmo. Mas quando a maior parte dos moradores saírem de casa, o melhor a fazer é deixar tudo aberto. Isso garante a circulação de ar e evita umidade acumulada, causando manchas e criando um ambiente perfeito para mofo e outros problemas comuns em espaços úmidos como o banheiro.
Troque o Saco do Lixeiro Todos os Dias
Mesmo que não esteja cheio, quando aberto, ele emana mal cheiro. E uma vez por semana lave o próprio lixeiro também, com água corrente e um pouco de água sanitária para garantir a sua desodorização adequada e evitar o acúmulo de bactérias. Você pode usar uma esponja apenas para ele, pois há lixo no item e não é bacana ajudar no transporte das bactérias.
Use Desodorizadores de Ambiente
São práticos, funcionais e ótimos para manter o aroma agradável do banheiro. São boas dicas: pastilhas sanitárias para vaso, spray para colocar do lado do vaso e desodorizador automático, com pausas em intervalos regulares para soltar spray com bom aroma na casa. São uma boa dica para manter o aroma agradável do ambiente.
Mude de Tapete Uma Vez por Dia e Prefira os de Tecido
Não adianta: tapetes molham, e por isso a troca é necessária. O bacana é investir em dois ou mais tapetes para serem usados no espaço, com uma troca no fim do dia ou começo da manhã, depois que a maior parte das pessoas já usar o cômodo.
Os de plástico tem uma desvantagem: eles não secam os pés e ainda acumulam sujeira. Basta uma pessoas pisar no revestimento do chão molhado, e vai se tornar terra e manchar tudo. Os de tecido já retém a sujeira com mais eficiência, por isso são os mais indicados. Vale a pena investir em tapetes de banheiro se você quer um cômodo cheiroso e limpo.
Convide as Pessoas a Limpar seu Gasto
Deixe um kit de limpeza atrás do vaso e sempre um pano limpo para o usuário mais bagunceiro enxugar sua água de uso. Isso garante um ambiente ao menos estável, sem tanta sujeira.
Químicos Para Usar na Limpeza Pesada
Se o problema é uma falta de uma boa limpeza há um bom tempo, alguns produtos químicos são ótimos para auxiliar no problema. Confira alguns:
Soda cáustica – para entupimento em vasos, não tem melhor. Ela remove sujeiras antigas e age derretendo tudo o que tiver entupindo seu ralo ou sua bacia sanitária. O uso é simples: com luvas, coloque algumas pedras (vendido em armazém) com água fervendo e deixe agir. Depois de em média 20 minutos, é só dar descarga que o banheiro vai voltar a ter vasão de água.
Ácido muriático – louça mudando de cor, azulejos ou cerâmica? O ácido é a solução para uma parte dos seus problemas. Com luvas e garantindo que ninguém vai usar o cômodo, coloque na parte desejada e deixe borbulhar. O aroma não é dos mais agradáveis, mas dá para suportar sem chegar perto por um tempo. Depois é só lavar com água e sabão que tudo vai ficar normalizado.
Água sanitária – produto barato, não tem igual para remover sujeiras antigas (o grude mesmo de anos de não lavagem). O cheiro é forte, então borrife nos locais de difícil acesso, cuidado com a roupa porque ele mancha e deixe o produto agir. Em menos de vinte minutos você pode voltar para o uso normal.