Quando pensamos em roupas lavadas, pensamos logo em roupa com um cheirinho bom, com uma maciez incrível que só um bom amaciante pode dar. Mas nem sempre, mesmo fazendo uso do amaciante, algumas pessoas, assim como eu, não conseguem acertar a mão e deixar as roupas como vindas da lavanderia ou como nossas mães sabem fazer.
.
Sabe-se que o uso do amaciante é exatamente para o que mais desejamos, cheiro bom e roupa macia, mas lavar as roupas em casa pode virar um verdadeiro transtorno, não é tão simples como se imagina e nem tão difícil como muitos pensam.
Afinal todo mundo gosta da roupa cheirosinha, muito macia e aquela sensação de limpeza, mas saber deixa-la assim é uma verdadeira arte, será mesmo?
Comprando o Amaciante
Quase todo mundo compra o amaciante nos supermercados, aquele industrializado, os dos comerciais das tevês, aqueles que fixam o cheiro por até 15, isso mesmo que você leu, 15 dias.
Mas há quem goste e opte pela aquisição do amaciante caseiro, aquele que fazem em casa e vendem em alguns pequenos mercados. Neste caso, até você pode fazer o seu amaciante, basta comprar os produtos misturar e voilá está pronto, um amaciante feito por você e do seu jeito.
Há ainda mais uma opção, até mais barata que o amaciante comum e provavelmente a mais ecologicamente correta, está é uma dica do tempo dos nossos avós. Se ficou curioso, não precisa mais, o vinagre é este ingrediente secreto usado pelas vovós, por incrível que pareça ele deixa as roupas muito macias, porém não fica com aquele cheirinho que os amaciantes deixam, por outro lado agridem menos as roupas, fazendo com que estas tenham um tempo de duração muito maior que as roupas que só usam produtos industrializados.
Como Utilizar o Amaciante
Existem muitas forma de utilizar o amaciante, a mais comum hoje em dia é colocar o amaciante junto com o sabão em pó na maquina de lavar roupas. Quem não tem máquina e lava as roupas à mão normalmente fazem uso dos chamados “molhos”, deixando as roupas de molho em agua com amaciante e/ou sabão e depois as enxaguam.
Quantidade de Amaciante Utilizado
Uma dúvida que aflige quem vai lavar as roupas, é saber qual quantidade deve usar de cada produto. A indicação que se dá normalmente é a seguinte:
- A quantidade de amaciante ou sabão é diretamente proporcional a quantidade de roupas que pretendem ser lavadas.
Mas se sua máquina possui este compartimento, nunca ultrapasse o nível máximo que é indicado, usar mais que o indicado só servirá de desperdício. As máquinas mais modernas só soltam o amaciante sobre as roupas momentos antes do segundo enxague, evitando assim que o aroma do amaciante saia por completo ou que ainda sobre produto, em excesso, nas roupas.
E no caso de lavagem a mão a indicação feita é de uma tampa (do pote do próprio amaciante) para um tanque cheio, este deve ser colocado antes do enxague final, ficando alguns minutos de molho, para que possa fazer efeito nas roupas.
Uma dica importante, ao lavar toalhas dê preferencia para o uso do vinagre, pois com o passar do tempo o amaciante, acaba criando uma película que impede que a toalha absorva água e assim acaba retirando a maciez da toalha.
Outros Usos dos Amaciantes
Esta ação se dá pelo fato do amaciante ter um componente químico que é hidratante e fixador. Alguns amaciantes possuem em sua composição, silicone, este ajuda a manter uma película protetora nos moveis e vidros em que o amaciante for utilizado.
.
Agora que você já sabe como usar o amaciante, escolher um entre tantas opções ficou mais fácil Procure um que se encaixe em seu bolso, que lhe agrade no aroma e renda bastante quando estiver fazendo a lavagem das roupas. Agora basta ir ao mercado mais próximo e escolher a opção que mais se encaixa com você.