Dicas de Fogão Cooktop: Vantagens e Desvantagens

Você já ouviu falar ou já viu um modelo de fogão Cooktop? Se trata de um tipo de fogão que de um tempo para cá está se tornando cada vez mais o queridinho das donas de casa, principalmente, por aquelas que optam pela cozinha modulada.

O fogão Cooktop dá um ar mais moderno para a cozinha e grande parte das donas de casa que testaram, o consideram mais bonito e muito mais prático na hora de limpar do que os tradicionais modelos.

Dicas De Fogão Cooktop e Vantagens e Desvantagens

Dicas De Fogão Cooktop e Vantagens e Desvantagens

É possível encontrar nas lojas uma grande variedade desse tipo de fogão, produzidos pelas melhores marcas, como Bosch ou Tramontina. Porém, se você pensa em ter um modelo desses em casa, antes de comprá-lo é necessário preparar a bancada que irá recebê-lo. Os arquitetos recomendam colocar o fogão Cooktop em uma bancada de mármore ou outro tipo de pedra fria.

Assim como os fogões tradicionais, os modelos Cooktop também são vendidos em vários tamanhos, não importa o tamanho da sua cozinha, você sempre irá encontrar um adequado a ela. Um outro diferencial entre uma marca e outra é em relação ao acabamento. O fogão Cooktop é produzido com os seguintes acabamentos: vidro, inox, vitrocerâmico (esse é aquele mais fácil de limpar, basta passar um pano úmido e sabão neutro).

Detalhes Que Diferenciam Um Modelo de Cooktop de Outro:

  • Por indução: Esse tipo de Cooktop é considerado aquele mais sofisticado. O cozimento é feito com o calor gerado através de correntes eletromagnéticas, o que significa que ele não produz chamas. O calor começa a funcionar quando a boca do fogão detecta a presença de uma panela.
  • Funcionamento com gás: esse modelo possui as grades dos fogões tradicionais, normalmente têm o acabamento em alumínio e funcionam com gás.
  • Elétrico: dispensa o gás, porque funciona com energia elétrica. Pode ser encontrado em vários modelos e com acabamentos diversos.

Os fogões Cooktop, principalmente o modelo que funciona com energia elétrica pode representar uma economia, se você usá-lo da maneira correta. É muito comum que na primeira semana de uso, aconteça mais desperdício e comida queimada do que outra coisa. Para evitar os problemas de principiante é melhor ler e reler o manual de instruções.

Modelos de Fogão Cooktop

  • O modelo da Smeg medindo 72cm de largura é elegante, sóbrio e possui as linhas de um fogão tradicional. O seu acabamento é em inox e ele funciona a gás. No tamanho referido acima, ele possui 5 queimadores, um deles “super rápido”, que possui duplo comando. Quando bem usado economiza tempo na preparação dos pratos.
  • Uma segunda opção sempre da Smeg é o modelo com 4 queimadores “em linha”, estreito, ele mede 100 cm e também funciona a gás. A borda desse modelo mede somente 5mm. Além de muito elegante e e moderno, ele possui acendimento automáticos e grelhas individuais em ferro fundido.
  • A Falmec do Brasil produz o modelo de Cooktop chamado Arix, com 4 queimadores a gás e botões laterais. A medida desse fogão é de 60 centímetros de largura com grelhas em ferro fundido.
  • Também estão disponíveis modelos individuais, portáteis. O modelo da Fischer por exemplo, é super prático, basta conectá-lo a energia elétrica. Ele funciona a indução e por isso deve ser usado somente com panelas de ferro.
  • Com peças fabricadas na Itália, o Cooktop da Franke com Sistema Crystal possui a superfície escura e espelhada, apesar de parecer muito com o fogão tradicional é muito elegante e dá um toque de modernidade a sua cozinha.
  • Já o modelo Sistema Neptune faz o maior sucesso graças ao seu design, com queimadores que ficam no mesmo nível da bancada.
  • Com vidro temperado o Cooktop Brasil 4GG da Tramontina é o que há de mais moderno nessa categoria de fogões. Os acendedores são a gás e as trempres esmaltadas, o que garante longa durabilidade.
  • Um outro modelo da Tramontina que merece distaque é o Vitrocerâmico Square 4EV 60 Slim. O display desse fogão é touch control, além de possuir 9 níveis de regularem de potência em cada uma da partes do aquecimento. Todas com timer individual.
  • Que tal ter um Cooktop com o grill barbecue elétrico? Esse é um dos modelos da Smeg, com pedras vulcânicas que servem para absorver a gordura dos alimentos. Super compacto mede somente 31 centímetros de largura e 58 de comprimento, a altura da borda é de 3mm.
  • O fogão da Fisher funciona com o sistema híbrido, tem somente duas bocas e o acendimento é elétrico. A versão com 3 bocas é a gás e uma delas é com tripla chama. A superfície desse modelo é em vitrocerâmico e possui acendimento automático.
  • Para encerrar a nossa lista de modelos de fogão Cooktop apresentamos para vocês o Metal Blu, com superfície de vidro, o que facilita na hora de limpar. Ele funciona a gás, possui 5 queimadores e acendimento automático. O diferencial desse modelo, em relação a estética é sua tonalidade azulada.

Vantagens e Desvantagens do Fogão Cooktop

Em linhas gerais, o fogão Cooktop é mais fácil de limpar do que um fogão tradicional. Por outro, é muito mais sensível, por isso, é bom tomar cuidado na hora da limpeza.

Vantagens e Desvantagens De Um fogao cooktop

Vantagens e Desvantagens De Um fogao cooktop

A principal diferença entre um fogão tradicional de um Cooktop, é que esse segundo é o que chamamos de fogão de mesa, isto é, precisa ser encaixado em uma bancada. Para quem tem um “normal” em casa e está querendo mudar para esse modelo, deve saber que terá que fazer algumas mudanças na cozinha.

Outra coisa que vocês já devem imaginar olhando para o Cooktop é que não tem forno. O que significa ter que comprá-lo separado. Nesse caso, seria trocar o forno convencional por um elétrico, que pode ser uma troca muito interessante, mas não muito econômica, com o aumento considerável da conta de luz.

Principais Vantagens:

  • Esteticamente é muito mais bonito que um fogão tradicional e pode se adaptar em qualquer cozinha, principalmente em relação a tamanho.
  • O fogão de mesa em vidro é sem dúvida o mais fácil de limpar de todos os fogões.
  • Como não fica junto com o forno dá a possibilidade de colocá-lo aproveitando os espaços livres da cozinha.
  • Quando você encaixa um Cooktop em um tampo de granito, que também faz parte a pia, acaba o problema de comida que cai atrás do fogão.
  • Um outro problema de limpeza que acaba com o Cooktop é ter que eliminar aquela sujeira embaixo e atrás do fogão.

Principais Desvantagens:

  • Custam muito mais do que os fogões tradicionais.
  • As despesas são maiores ainda porque é preciso comprar o forno separado.
  • Não é possível simplesmente comprar um Cooktop e levar para casa, o móvel onde ele será encaixado deve ter sido pensado antes.
  • São mais delicados que os fogões tradicionais e por isso exigem maior atenção na hora da limpeza.
  • Aqueles que funcionam com energia elétrica podem causar grandes problemas no início para quem não está acostumado. Como por exemplo, quem desliga o fogão, mas não tira a panela de cima da boca, que continua quente e acaba queimando a comida.

Posts Relacionados

Hoje em dia muitas pessoas abriram mão dos móveis tradicionais da cozinha para dar lugar a pia com fogão, que são mais práticas e ocupam menos espaço. Existem diversos modelos de fogões para cozinha, basta escolher aquele que mais se adapta ao seu espaço e às suas necessidades. Confira as nossas dicas de como escolher o fogão ideal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *